/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA
This work has as its theme, "Difficulties that teachers face to work for inclusion in elementary school in E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso rural area of the municipality of Novo Repartimento / PA ". With the general objective to investigate the difficulties faced by teachers of the public school...
Autor principal: | ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3683 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3683 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36832022-09-06T20:03:42Z Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas SILVA, Francilene de Menezes http://lattes.cnpq.br/4443444292237208 Formação docente Inclusão Dificuldades Teacher training Inclusion Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work has as its theme, "Difficulties that teachers face to work for inclusion in elementary school in E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso rural area of the municipality of Novo Repartimento / PA ". With the general objective to investigate the difficulties faced by teachers of the public school network of new repartition. The school is old and its structure is improper to work with inclusive education, moreover, it lacks the training of professionals and adequate materials to carry out such an activity. As for the specific objectives, reconstruct the history of special education phase of exclusion, segregation, integration to inclusion, verify public policies for inclusion and pedagogical practices, this was a research conducted at the School Antonia Baldomino Regoso, in which purpose of presenting the experiences and difficulties of teachers in working in a school that is not adapted to include students with educational needs. The results of the research showed that there is a lot to be done in relation to teacher training aimed at inclusion, as well as an architectural structuring in the school, investments in the area, adequate pedagogical materials and behavioral changes of all that directly or indirectly participate in the education. Este trabalho tem como tema, “Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no Ensino Fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA”. Tendo como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola da rede pública municipal de novo repartimento. A escola é antiga e sua estrutura é impropria para se trabalhar a educação inclusiva, além do mais, falta a capacitação de profissionais e materiais adequados para desempenhar tal atividade. Quanto aos objetivos específicos, reconstruir a história da educação especial fase da exclusão segregação, integração até a inclusão, verificar as políticas públicas para a inclusão e as práticas pedagógica, tratou-se de uma pesquisa realizada na Escola Antonia Baldomino Regoso, na qual tem por finalidade apresentar as experiências e dificuldades de professores em trabalhar em uma escola que não está adaptada para incluir alunos com necessidades educacionais. Os resultados da pesquisa mostraram que existe muito a se fazer em relação a formação dos professores voltada para a inclusão, assim como uma estruturação arquitetônica na escola, investimentos na área, materiais pedagógicos adequados e mudanças comportamental de todos que de maneira direta ou indiretamente participam da educação. 2021-11-23T18:25:34Z 2021-11-23T18:25:34Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas. Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA. Orientadora: Francilene de Menezes Silva. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3683. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3683 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Formação docente Inclusão Dificuldades Teacher training Inclusion Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Formação docente Inclusão Dificuldades Teacher training Inclusion Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA |
topic_facet |
Formação docente Inclusão Dificuldades Teacher training Inclusion Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work has as its theme, "Difficulties that teachers face to work for inclusion in elementary school in E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso rural area of the municipality of Novo Repartimento / PA ". With the general objective to investigate the difficulties faced by teachers of the public school network of new repartition. The school is old and its structure is improper to work with inclusive education, moreover, it lacks the training of professionals and adequate materials to carry out such an activity. As for the specific objectives, reconstruct the history of special education phase of exclusion, segregation, integration to inclusion, verify public policies for inclusion and pedagogical practices, this was a research conducted at the School Antonia Baldomino Regoso, in which purpose of presenting the experiences and difficulties of teachers in working in a school that is not adapted to include students with educational needs. The results of the research showed that there is a lot to be done in relation to teacher training aimed at inclusion, as well as an architectural structuring in the school, investments in the area, adequate pedagogical materials and behavioral changes of all that directly or indirectly participate in the education. |
author_additional |
SILVA, Francilene de Menezes |
author_additionalStr |
SILVA, Francilene de Menezes |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas |
title |
Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_short |
Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_full |
Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_fullStr |
Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_full_unstemmed |
Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_sort |
dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na e.m.e.f. antonia baldominio regoso zona rural do município de novo repartimento/pa |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3683 |
_version_ |
1787155083606097920 |
score |
11.753735 |