Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA

This paper discusses the process of literacy and literacy with the objective of analyzing literacy practices for reading formation at Waldir Ribeiro de Almeida Municipal School. For this, a bibliographical and field research was carried out with 05 teachers in the 1st year of elementary school in th...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Maria Eliane Evangelista de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3687
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3687
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36872022-08-31T16:50:10Z Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA SOUSA, Maria Eliane Evangelista de CHAVES, Sérgio Wellington Freire http://lattes.cnpq.br/0611100086518274 https://orcid.org/0000-0003-2623-2371 Alfabetização Leitura Letramento Métodos de ensino Literacy Reading Literature Teaching methods CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This paper discusses the process of literacy and literacy with the objective of analyzing literacy practices for reading formation at Waldir Ribeiro de Almeida Municipal School. For this, a bibliographical and field research was carried out with 05 teachers in the 1st year of elementary school in the Municipal School of Waldir Ribeiro de Almeida in Novo Repartimento - PA. The results point out the importance of reading an enriching source of knowledge and information in the formation of the individual, with this requires that teaching methodologies that stimulate the pleasure of reading to construct writing be promoted. The study is conclusive, the practice of reading for the formation of the individual contributes to the construction of permanent habits, showing how reading can be a great ally in the process of literacy and literacy. It is known that children are fascinated by stories and that these favor their cognitive, intellectual, emotional and social development. The purpose of this study was to confirm the need for reading in first-year classes in elementary school as a form of social transformation. Este trabalho discute sobre processo de alfabetização e letramento com objetivo de analisar as práticas de letramento para formação leitora na Escola Municipal Waldir Ribeiro de Almeida. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo com 05 professores em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento – PA. Os resultados apontam a importância da leitura uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação na formação do indivíduo, com isso exige que sejam promovidas metodologias de ensino que estimule o prazer da leitura para construção da escrita. O estudo remete-se de forma conclusiva, a prática da leitura para formação do indivíduo contribui na construção de hábitos permanentes evidenciando-se, o quanto a leitura pode ser uma grande aliada no processo de alfabetização e letramento. Sabe-se que as crianças são fascinadas por histórias e que essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da leitura em turmas do 1º ano do ensino fundamental no cotidiano escolar como forma de transformação social. 2021-11-26T16:30:05Z 2021-11-26T16:30:05Z 2018-03-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Maria Eliane Evangelista de. Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA. Orientador: Sérgio Wellington Freire Chaves. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3687. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3687 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Leitura
Letramento
Métodos de ensino
Literacy
Reading
Literature
Teaching methods
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Alfabetização
Leitura
Letramento
Métodos de ensino
Literacy
Reading
Literature
Teaching methods
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SOUSA, Maria Eliane Evangelista de
Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA
topic_facet Alfabetização
Leitura
Letramento
Métodos de ensino
Literacy
Reading
Literature
Teaching methods
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This paper discusses the process of literacy and literacy with the objective of analyzing literacy practices for reading formation at Waldir Ribeiro de Almeida Municipal School. For this, a bibliographical and field research was carried out with 05 teachers in the 1st year of elementary school in the Municipal School of Waldir Ribeiro de Almeida in Novo Repartimento - PA. The results point out the importance of reading an enriching source of knowledge and information in the formation of the individual, with this requires that teaching methodologies that stimulate the pleasure of reading to construct writing be promoted. The study is conclusive, the practice of reading for the formation of the individual contributes to the construction of permanent habits, showing how reading can be a great ally in the process of literacy and literacy. It is known that children are fascinated by stories and that these favor their cognitive, intellectual, emotional and social development. The purpose of this study was to confirm the need for reading in first-year classes in elementary school as a form of social transformation.
author_additional CHAVES, Sérgio Wellington Freire
author_additionalStr CHAVES, Sérgio Wellington Freire
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Maria Eliane Evangelista de
title Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA
title_short Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA
title_full Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA
title_fullStr Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA
title_full_unstemmed Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA
title_sort práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental na emef waldir ribeiro de almeida do município de novo repartimento - pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3687
_version_ 1787155084810911744
score 11.675088