Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA

This paper presents a research classified as qualitative, as its approach, exploratory research, as its objectives, and action research, as its procedures developed in the second semester and 2019 with the objective of: 1 - Know students perceptions and conceptions High School on where they live...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Ana Karoline Sousa de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3698
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3698
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36982023-05-18T14:22:18Z Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA OLIVEIRA, Ana Karoline Sousa de SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Educação ambiental Pesquisa ação Consciência Environmental education Action research Consciousness CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA This paper presents a research classified as qualitative, as its approach, exploratory research, as its objectives, and action research, as its procedures developed in the second semester and 2019 with the objective of: 1 - Know students perceptions and conceptions High School on where they live environmental issues; 2 - Sharpen in these students the critical and reflective thinking about local environmental issues, through the elaboration of a proposal of intervention action on an environmental problem; and 3 - Know obstacles and possibilities for carrying out actions of Environmental Education in the public school of Basic Education. This research aimed at a group of high school students from a public school of a Collective Urban Resettlement on the outskirts of the city of Altamira-PA. For data collection, the following techniques and instruments were used: 1- Questionnaire application; 2 - Chat Wheel; 3 - Preparation of proposition of action plan for intervention on a where they live environmental problem; and 4 - Interview with the school coordination. As a result it was noticed that the reflection provided by the dynamics added critical thinking in the project proposal and dialogues more with an uncritical thinking on Environmental Education themes. In addition, it was realized that the school, the target of this research, needs to develop strategies that aim to improve the perception of its students around the environmental problems present there. Este trabalho apresenta uma pesquisa classificada como qualitativa, quanto a sua abordagem, pesquisa exploratória, quanto aos seus objetivos, e pesquisa-ação, quanto aos seus procedimentos desenvolvida no segundo semestre e 2019 com o objetivo de: 1 – Conhecer percepções e concepções de alunos do Ensino Médio sobre questões ambientais locais; 2 – Aguçar nesses alunos o pensamento crítico e reflexivo sobre questões ambientais locais, mediante a elaboração de uma proposta de ação de intervenção sobre um problema ambiental; e 3 – Conhecer entraves e possibilidades para a realização de ações de Educação Ambiental na escola pública de Educação Básica. Essa pesquisa teve como público-alvo um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola pública de um Reassentamento Urbano Coletivo da periferia da cidade de Altamira-PA. Para o levantamento de dados usou-se as seguintes técnicas e instrumentos: 1- Aplicação de questionário; 2 – Roda de Conversa; 3 – Elaboração de proposição de plano de ação para intervenção sobre um problema ambiental local; e 4 – Entrevista com a coordenação da escola. Como resultado foi percebido que a reflexão proporcionada pela dinâmica agregou pensamento crítico na proposição de projeto e diálogos mais com um pensamento acrítico sobre temas de Educação Ambiental. Além disso, foi percebido que a escola, alvo desta pesquisa, necessita desenvolver estratégias que visem aprimorar a percepção de seus educandos em torno dos problemas ambientais ali presente. 2021-12-09T18:42:44Z 2021-12-09T18:42:44Z 2019-12-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Ana Karoline Sousa de. Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3698. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3698 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação ambiental
Pesquisa ação
Consciência
Environmental education
Action research
Consciousness
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
spellingShingle Educação ambiental
Pesquisa ação
Consciência
Environmental education
Action research
Consciousness
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
OLIVEIRA, Ana Karoline Sousa de
Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA
topic_facet Educação ambiental
Pesquisa ação
Consciência
Environmental education
Action research
Consciousness
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
description This paper presents a research classified as qualitative, as its approach, exploratory research, as its objectives, and action research, as its procedures developed in the second semester and 2019 with the objective of: 1 - Know students perceptions and conceptions High School on where they live environmental issues; 2 - Sharpen in these students the critical and reflective thinking about local environmental issues, through the elaboration of a proposal of intervention action on an environmental problem; and 3 - Know obstacles and possibilities for carrying out actions of Environmental Education in the public school of Basic Education. This research aimed at a group of high school students from a public school of a Collective Urban Resettlement on the outskirts of the city of Altamira-PA. For data collection, the following techniques and instruments were used: 1- Questionnaire application; 2 - Chat Wheel; 3 - Preparation of proposition of action plan for intervention on a where they live environmental problem; and 4 - Interview with the school coordination. As a result it was noticed that the reflection provided by the dynamics added critical thinking in the project proposal and dialogues more with an uncritical thinking on Environmental Education themes. In addition, it was realized that the school, the target of this research, needs to develop strategies that aim to improve the perception of its students around the environmental problems present there.
author_additional SANTOS, Reginaldo dos
author_additionalStr SANTOS, Reginaldo dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Ana Karoline Sousa de
title Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA
title_short Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA
title_full Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA
title_fullStr Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA
title_full_unstemmed Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA
title_sort discutindo a educação ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de altamira-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3698
_version_ 1787155087867510784
score 11.753735