Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular

This study aimed to investigate whether high school students receive sufficient theoretical support for specific content to take the National High School Exam (ENEM) test. The research took place through a survey and literature review, looking for authors who deal with the subject, in addition to th...

ver descrição completa

Autor principal: TENORO, Erik Lauã Gonçalves
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3858
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3858
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38582022-07-23T22:59:23Z Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular TENORO, Erik Lauã Gonçalves BORGES, Fábio Cardoso http://lattes.cnpq.br/7244539013576635 https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228 Ensino Matemática Química Teaching Math Chemistry CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study aimed to investigate whether high school students receive sufficient theoretical support for specific content to take the National High School Exam (ENEM) test. The research took place through a survey and literature review, looking for authors who deal with the subject, in addition to the application of a questionnaire with students in the last year of Elementary School. From this bibliographic survey, it was possible to identify some obstacles faced by teachers and high school students, for example, students cannot follow the contents of Chemistry, since it does not present the difficulties in isolation, but through a set of factors that accompany him throughout High School. In addition, other important indicators were also noticed, such as lack of interest, didactics and interdisciplinarity negatively influencing the quality of content absorption through the teaching-learning process. As a result, students are unable to relate the contents learned at school to their daily lives, seeing them as totally disconnected subjects. Teachers show resistance to new teaching practices, however, they behave in a coherent way, recognizing their limitations and the need for an investment in their professional training. Este estudo objetivou investigar, os alunos do Ensino Médio, se recebem subsídios teóricos de conteúdo específicos suficientes para realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)). A pesquisa deu-se através de levantamento e revisão da literatura, buscando autores que tratam do tema, além da aplicação de um questionário com alunos do último ano do Ensino Fundamental. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível identificar alguns obstáculos enfrentados pelos professores e alunos do Ensino Médio, como exemplo os alunos não conseguem acompanhar os conteúdos de Química, uma vez que o mesmo não apresenta as dificuldades de forma isolada e sim por meio de um conjunto de fatores que o acompanham durante todo o Ensino Médio. Além disso, percebeu-se também outros indicadores importantes, como a falta de interesse, a didática e a interdisciplinaridade influenciando negativamente a qualidade de absorção do conteúdo através do processo ensino-aprendizagem. Por consequência, os alunos não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos na escola com o seu dia-a-dia, vendo-os como assuntos totalmente desconectados. Os professores demonstram resistência a novas práticas de ensino, entretanto, portam-se de forma coerente, reconhecendo suas limitações e a necessidade de um investimento em sua formação profissional. 2022-02-24T12:58:51Z 2022-02-24T12:58:51Z 2022-02-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TENORO, Erik Lauã Gonçalves. Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular. Orientador: Fábio Cardoso Borges. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3858. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3858 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino
Matemática
Química
Teaching
Math
Chemistry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino
Matemática
Química
Teaching
Math
Chemistry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
TENORO, Erik Lauã Gonçalves
Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
topic_facet Ensino
Matemática
Química
Teaching
Math
Chemistry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This study aimed to investigate whether high school students receive sufficient theoretical support for specific content to take the National High School Exam (ENEM) test. The research took place through a survey and literature review, looking for authors who deal with the subject, in addition to the application of a questionnaire with students in the last year of Elementary School. From this bibliographic survey, it was possible to identify some obstacles faced by teachers and high school students, for example, students cannot follow the contents of Chemistry, since it does not present the difficulties in isolation, but through a set of factors that accompany him throughout High School. In addition, other important indicators were also noticed, such as lack of interest, didactics and interdisciplinarity negatively influencing the quality of content absorption through the teaching-learning process. As a result, students are unable to relate the contents learned at school to their daily lives, seeing them as totally disconnected subjects. Teachers show resistance to new teaching practices, however, they behave in a coherent way, recognizing their limitations and the need for an investment in their professional training.
author_additional BORGES, Fábio Cardoso
author_additionalStr BORGES, Fábio Cardoso
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TENORO, Erik Lauã Gonçalves
title Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
title_short Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
title_full Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
title_fullStr Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
title_full_unstemmed Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
title_sort dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3858
_version_ 1787155116737953792
score 11.753735