Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class

This paper aims to analyze descriptively and argumentatively the appreciation of children's experiences through activities specific to children's culture, such as playful and imaginative activities as one of the conducive ways for motivation in classical ballet classes. The psychomotor aspects appli...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3878
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3878
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38782022-03-10T03:00:30Z Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de FREITAS, Waldete Brito Silva de http://lattes.cnpq.br/5708316499099792 Ballet Clássico Desenvolvimento motor Ludicidade Classic ballet Motor developmend Playfulness CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This paper aims to analyze descriptively and argumentatively the appreciation of children's experiences through activities specific to children's culture, such as playful and imaginative activities as one of the conducive ways for motivation in classical ballet classes. The psychomotor aspects applied in the baby class classes as an integral part of the dance teaching process, are outlined as another way in the construction of expressive senses. The method used was qualitative study, action and exploratory research, in addition to classroom experiences. (As well as bibliographic research) characterized as descriptive bibliographic research, aiming to give theoretical support to this work. Concluding with the arguments and theories presented in which psychomotricity and playfulness in the class of baby class, are fundamental elements to be worked on in Classical Ballet classes. Considering that the construction of knowledge, based on the work with the ludic, encourages children to participate in the proposed activities, as well as to elaborate goals, perceive, create and explore different stimuli, anticipating results, raising hypotheses and formulating strategies. , aiming at possible solutions to the problems. O presente trabalho tem por finalidade, analisar de forma descritiva e argumentativa a valorização das vivências das crianças, por meio de atividades próprias da cultura infantil, a exemplo das atividades lúdicas e imaginativas como uma das vias propícias para a motivação nas aulas de ballet clássico. Os aspectos psicomotores aplicados nas turmas de baby class como parte integrante do processo do ensino da dança, se delineia como mais um caminho na construção dos sentidos expressivos. O método utilizado foi o estudo qualitativo, pesquisa ação e exploratório, além das vivências e experiências em sala de aula. (Bem como a pesquisa bibliográfica) caracterizado como pesquisa bibliográfica descritiva, visando dar suporte teórico para este trabalho. Concluindo com os argumentos e teorias apresentadas em que a psicomotricidade e a ludicidade na turma de baby class, são elementos fundamentais para serem trabalhadas nas aulas de Ballet Clássico. Tendo em vista que a construção do saber, a partir do trabalho com o lúdico, estimula as crianças no sentido de participação nas atividades propostas, bem como a elaborar metas, perceber, criar e explorar diferentes estímulos, antecipando resultados, levantando hipóteses e formulando estratégias, visando a possíveis soluções para os problemas. 2022-03-09T15:20:33Z 2022-03-09T15:20:33Z 2018-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de. Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class. Orientadora: Waldete Brito Silva de Freitas. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências das Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3878. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3878 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ballet Clássico
Desenvolvimento motor
Ludicidade
Classic ballet
Motor developmend
Playfulness
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Ballet Clássico
Desenvolvimento motor
Ludicidade
Classic ballet
Motor developmend
Playfulness
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de
Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
topic_facet Ballet Clássico
Desenvolvimento motor
Ludicidade
Classic ballet
Motor developmend
Playfulness
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This paper aims to analyze descriptively and argumentatively the appreciation of children's experiences through activities specific to children's culture, such as playful and imaginative activities as one of the conducive ways for motivation in classical ballet classes. The psychomotor aspects applied in the baby class classes as an integral part of the dance teaching process, are outlined as another way in the construction of expressive senses. The method used was qualitative study, action and exploratory research, in addition to classroom experiences. (As well as bibliographic research) characterized as descriptive bibliographic research, aiming to give theoretical support to this work. Concluding with the arguments and theories presented in which psychomotricity and playfulness in the class of baby class, are fundamental elements to be worked on in Classical Ballet classes. Considering that the construction of knowledge, based on the work with the ludic, encourages children to participate in the proposed activities, as well as to elaborate goals, perceive, create and explore different stimuli, anticipating results, raising hypotheses and formulating strategies. , aiming at possible solutions to the problems.
author_additional FREITAS, Waldete Brito Silva de
author_additionalStr FREITAS, Waldete Brito Silva de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de
title Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
title_short Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
title_full Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
title_fullStr Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
title_full_unstemmed Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
title_sort studio de dança larissa oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3878
_version_ 1787155119741075456
score 11.753896