/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Contextualização no ensino da matemática
O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vin...
Autor principal: | PEREIRA, Benedito |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3956 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39562022-04-12T16:02:14Z Contextualização no ensino da matemática PEREIRA, Benedito BARROS, Osvaldo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 Mentalidades matemáticas Matemática cotidiana Resolução de problemas Projetos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vinculados ao cotidiano do aluno e ao seu projeto de vida. A pesquisa ocorrerá por prazo determinado com análises e registro de resultados e como produto final materiais de consultas para os docentes, unidade escolar e alunos. A proposta que ao inserir um novo olhar para a disciplina o aluno entenda que a matemática se faz presente em todas as esferas da vida: social e cultural, sendo assim que vai além de ensinamentos básicos e consequentemente lhe traga compreensões e desmitifique o medo, crenças e paradigmas de não compreensão em enunciados matemáticos ou resoluções de problemas. Os resultados obtidos mostram que tanto o professor quanto os alunos percebem a Educação Contextualizada como uma abordagem de ensino que valoriza o contexto, bem como propicia ao estudante modificar a condição de vida a que está submetido. Também chamam a atenção para a descontextualização dos materiais didáticos que chegam às escolas públicas, bem como destacam a importância da EC na construção do conhecimento, permitindo a desconstrução da ideia de que a matemática é muito difícil e complicada. Sabe-se que esse processo também será possível contribuir com as habilidades socioemocionais e o protagonismo do aluno participante. 2022-04-06T11:45:57Z 2022-04-06T11:45:57Z 2022-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo PEREIRA, Benedito. Contextualização no ensino da matemática. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956 por Acesso Aberto 1 CD-Rom |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Mentalidades matemáticas Matemática cotidiana Resolução de problemas Projetos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Mentalidades matemáticas Matemática cotidiana Resolução de problemas Projetos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA PEREIRA, Benedito Contextualização no ensino da matemática |
topic_facet |
Mentalidades matemáticas Matemática cotidiana Resolução de problemas Projetos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vinculados ao cotidiano do aluno e ao seu projeto de vida. A pesquisa ocorrerá por prazo determinado com análises e registro de resultados e como produto final materiais de consultas para os docentes, unidade escolar e alunos. A proposta que ao inserir um novo olhar para a disciplina o aluno entenda que a matemática se faz presente em todas as esferas da vida: social e cultural, sendo assim que vai além de ensinamentos básicos e consequentemente lhe traga compreensões e desmitifique o medo, crenças e paradigmas de não compreensão em enunciados matemáticos ou resoluções de problemas. Os resultados obtidos mostram que tanto o professor quanto os alunos percebem a Educação Contextualizada como uma abordagem de ensino que valoriza o contexto, bem como propicia ao estudante modificar a condição de vida a que está submetido. Também chamam a atenção para a descontextualização dos materiais didáticos que chegam às escolas públicas, bem como destacam a importância da EC na construção do conhecimento, permitindo a desconstrução da ideia de que a matemática é muito difícil e complicada. Sabe-se que esse processo também será possível contribuir com as habilidades socioemocionais e o protagonismo do aluno participante. |
author_additional |
BARROS, Osvaldo dos Santos |
author_additionalStr |
BARROS, Osvaldo dos Santos |
format |
Artigo |
author |
PEREIRA, Benedito |
title |
Contextualização no ensino da matemática |
title_short |
Contextualização no ensino da matemática |
title_full |
Contextualização no ensino da matemática |
title_fullStr |
Contextualização no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Contextualização no ensino da matemática |
title_sort |
contextualização no ensino da matemática |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956 |
_version_ |
1787155135844057088 |
score |
11.753735 |