Artigo

Contextualização no ensino da matemática

O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vin...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Benedito
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3956
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39562022-04-12T16:02:14Z Contextualização no ensino da matemática PEREIRA, Benedito BARROS, Osvaldo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 Mentalidades matemáticas Matemática cotidiana Resolução de problemas Projetos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vinculados ao cotidiano do aluno e ao seu projeto de vida. A pesquisa ocorrerá por prazo determinado com análises e registro de resultados e como produto final materiais de consultas para os docentes, unidade escolar e alunos. A proposta que ao inserir um novo olhar para a disciplina o aluno entenda que a matemática se faz presente em todas as esferas da vida: social e cultural, sendo assim que vai além de ensinamentos básicos e consequentemente lhe traga compreensões e desmitifique o medo, crenças e paradigmas de não compreensão em enunciados matemáticos ou resoluções de problemas. Os resultados obtidos mostram que tanto o professor quanto os alunos percebem a Educação Contextualizada como uma abordagem de ensino que valoriza o contexto, bem como propicia ao estudante modificar a condição de vida a que está submetido. Também chamam a atenção para a descontextualização dos materiais didáticos que chegam às escolas públicas, bem como destacam a importância da EC na construção do conhecimento, permitindo a desconstrução da ideia de que a matemática é muito difícil e complicada. Sabe-se que esse processo também será possível contribuir com as habilidades socioemocionais e o protagonismo do aluno participante. 2022-04-06T11:45:57Z 2022-04-06T11:45:57Z 2022-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo PEREIRA, Benedito. Contextualização no ensino da matemática. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956 por Acesso Aberto 1 CD-Rom
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Mentalidades matemáticas
Matemática cotidiana
Resolução de problemas
Projetos matemáticos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Mentalidades matemáticas
Matemática cotidiana
Resolução de problemas
Projetos matemáticos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PEREIRA, Benedito
Contextualização no ensino da matemática
topic_facet Mentalidades matemáticas
Matemática cotidiana
Resolução de problemas
Projetos matemáticos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vinculados ao cotidiano do aluno e ao seu projeto de vida. A pesquisa ocorrerá por prazo determinado com análises e registro de resultados e como produto final materiais de consultas para os docentes, unidade escolar e alunos. A proposta que ao inserir um novo olhar para a disciplina o aluno entenda que a matemática se faz presente em todas as esferas da vida: social e cultural, sendo assim que vai além de ensinamentos básicos e consequentemente lhe traga compreensões e desmitifique o medo, crenças e paradigmas de não compreensão em enunciados matemáticos ou resoluções de problemas. Os resultados obtidos mostram que tanto o professor quanto os alunos percebem a Educação Contextualizada como uma abordagem de ensino que valoriza o contexto, bem como propicia ao estudante modificar a condição de vida a que está submetido. Também chamam a atenção para a descontextualização dos materiais didáticos que chegam às escolas públicas, bem como destacam a importância da EC na construção do conhecimento, permitindo a desconstrução da ideia de que a matemática é muito difícil e complicada. Sabe-se que esse processo também será possível contribuir com as habilidades socioemocionais e o protagonismo do aluno participante.
author_additional BARROS, Osvaldo dos Santos
author_additionalStr BARROS, Osvaldo dos Santos
format Artigo
author PEREIRA, Benedito
title Contextualização no ensino da matemática
title_short Contextualização no ensino da matemática
title_full Contextualização no ensino da matemática
title_fullStr Contextualização no ensino da matemática
title_full_unstemmed Contextualização no ensino da matemática
title_sort contextualização no ensino da matemática
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3956
_version_ 1787155135844057088
score 11.753735