Artigo

Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto

March 2020, Brazilian schools and universities suspended face-to-face classes due to the COVID-19 pandemic, students and teachers to an abrupt change in the teaching and learning process amid the need for social isolation. With the authorization of Emergency Remote Teaching (ERE) there was a need to...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Bárbara Gaia Barreto da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3975
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3975
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39752022-04-13T19:52:29Z Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto SILVA, Bárbara Gaia Barreto da ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz http://lattes.cnpq.br/1203082969745385 Tecnologias digitais Geogebra Matemática Funções algébricas Ensino remoto emergencial Digital technologies Mathematics Algebraic functions Emergency remote learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA March 2020, Brazilian schools and universities suspended face-to-face classes due to the COVID-19 pandemic, students and teachers to an abrupt change in the teaching and learning process amid the need for social isolation. With the authorization of Emergency Remote Teaching (ERE) there was a need to include digital technologies in education. The present work aims to contest the contributions of the course on algebraic functions through the medium, from the analysis of the virtual teaching course applied to students. The study method used was the graphic research with the development of two pedagogical workshops via Google Meet in which a class/review of the contents of functions and application of activities of visualizations of constructed through the tools of the Geogebra software was presented. The proposed results in teaching the use of proposed mathematics. Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos. 2022-04-12T15:23:58Z 2022-04-12T15:23:58Z 2022-03-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Bárbara Gaia Barreto da. Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3975. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3975 por Acesso Aberto 1 CD-Rom
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Tecnologias digitais
Geogebra
Matemática
Funções algébricas
Ensino remoto emergencial
Digital technologies
Mathematics
Algebraic functions
Emergency remote learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Tecnologias digitais
Geogebra
Matemática
Funções algébricas
Ensino remoto emergencial
Digital technologies
Mathematics
Algebraic functions
Emergency remote learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SILVA, Bárbara Gaia Barreto da
Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
topic_facet Tecnologias digitais
Geogebra
Matemática
Funções algébricas
Ensino remoto emergencial
Digital technologies
Mathematics
Algebraic functions
Emergency remote learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description March 2020, Brazilian schools and universities suspended face-to-face classes due to the COVID-19 pandemic, students and teachers to an abrupt change in the teaching and learning process amid the need for social isolation. With the authorization of Emergency Remote Teaching (ERE) there was a need to include digital technologies in education. The present work aims to contest the contributions of the course on algebraic functions through the medium, from the analysis of the virtual teaching course applied to students. The study method used was the graphic research with the development of two pedagogical workshops via Google Meet in which a class/review of the contents of functions and application of activities of visualizations of constructed through the tools of the Geogebra software was presented. The proposed results in teaching the use of proposed mathematics.
author_additional ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
author_additionalStr ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
format Artigo
author SILVA, Bárbara Gaia Barreto da
title Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
title_short Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
title_full Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
title_fullStr Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
title_full_unstemmed Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
title_sort contribuições do software geogebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3975
_version_ 1787155140713644032
score 11.753896