/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato
In developing the theme proposed in this work, we sought to relate the literature on children and adolescents developed by Monteiro Lobato with the development of reading in the context of primary education, because knowing the relevance of the work Lobatina it is possible to apply it through action...
Autor principal: | LOBATO, Joelma da Silva |
---|---|
Outros Autores: | FONSECA, Maria de Fátima |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3991 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3991 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39912022-04-15T03:05:35Z Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato LOBATO, Joelma da Silva FONSECA, Maria de Fátima COSTA, Regina Barbosa da http://lattes.cnpq.br/2835860032691025 Educação infantil Leitura Sítio do Pica-Pau Amarelo Children's education Reading Yellow Woodpecker site CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA In developing the theme proposed in this work, we sought to relate the literature on children and adolescents developed by Monteiro Lobato with the development of reading in the context of primary education, because knowing the relevance of the work Lobatina it is possible to apply it through actions in the school context , especially making use of the work The Yellow Woodpecker Site for the encouragement and awakening of reading. Thus, offer practical subsidies for the development and practice of reading, from the work of Monteiro Lobato which is the main focus of the work. In order to reach this proposal, a bibliographical review was carried out of the main authors who approach the issue of reading through Child and Adolescent Literature in the scenario of elementary education, highlighting practical situations that the teacher can use to develop reading. Thus, teachers are offered a subsidy capable of improving their practices in the classroom, both for reading and for a better realization of the teaching-learning process. Ao desenvolver o tema proposto neste trabalho, buscou-se relacionar a literatura Infantojuvenil desenvolvida por Monteiro Lobato com o desenvolvimento da leitura no contexto do ensino fundamental, pois conhecendo a relevância da obra Lobatina é possível aplicá-la, por meio de ações no contexto escolar, especialmente fazendo uso da obra O Sítio do Pica-pau Amarelo para o incentivo e despertar da leitura. Assim, oferecer subsídios práticos para o desenvolvimento e prática da leitura, a partir da obra de Monteiro Lobato que é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão da leitura por meio da Literatura Infantojuvenil no cenário do ensino fundamental, destacando situações práticas que o professor pode usar para desenvolver a leitura. Desse modo, é oferecido aos professores um subsídio capaz de aprimorar suas práticas em sala de aula, tanto para a leitura, quanto para uma melhor efetivação do processo de ensino-aprendizagem. 2022-04-14T18:28:16Z 2022-04-14T18:28:16Z 2018-05-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOBATO, Joelma da Silva; FONSECA, Maria de Fátima. Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do sítio do pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato. Orientadora: Regina Barbosa da Costa. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3991. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3991 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação infantil Leitura Sítio do Pica-Pau Amarelo Children's education Reading Yellow Woodpecker site CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Educação infantil Leitura Sítio do Pica-Pau Amarelo Children's education Reading Yellow Woodpecker site CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA LOBATO, Joelma da Silva Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato |
topic_facet |
Educação infantil Leitura Sítio do Pica-Pau Amarelo Children's education Reading Yellow Woodpecker site CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
In developing the theme proposed in this work, we sought to relate the literature on children and adolescents developed by Monteiro Lobato with the development of reading in the context of primary education, because knowing the relevance of the work Lobatina it is possible to apply it through actions in the school context , especially making use of the work The Yellow Woodpecker Site for the encouragement and awakening of reading. Thus, offer practical subsidies for the development and practice of reading, from the work of Monteiro Lobato which is the main focus of the work. In order to reach this proposal, a bibliographical review was carried out of the main authors who approach the issue of reading through Child and Adolescent Literature in the scenario of elementary education, highlighting practical situations that the teacher can use to develop reading. Thus, teachers are offered a subsidy capable of improving their practices in the classroom, both for reading and for a better realization of the teaching-learning process. |
author_additional |
COSTA, Regina Barbosa da |
author_additionalStr |
COSTA, Regina Barbosa da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LOBATO, Joelma da Silva |
author2 |
FONSECA, Maria de Fátima |
author2Str |
FONSECA, Maria de Fátima |
title |
Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato |
title_short |
Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato |
title_full |
Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato |
title_fullStr |
Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato |
title_full_unstemmed |
Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato |
title_sort |
literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do sítio do pica-pau amarelo, de monteiro lobato |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3991 |
_version_ |
1787155114218225664 |
score |
11.753896 |