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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a organização do trabalho pedagógico do professor de educação física em diferentes espaços de atuação: limites e possibilidades
O presente escrito apresenta a pesquisa de um trabalho de conclusão do cursode Graduação em Licenciatura em Educação Física da UFPA, cujo objetivo consiste em investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e abordagem metodológica Crítico-Superadora (CS) como referenciais teóric...
Autor principal: | CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4089 |
Resumo: |
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O presente escrito apresenta a pesquisa de um trabalho de conclusão do cursode
Graduação em Licenciatura em Educação Física da UFPA, cujo objetivo consiste em
investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e abordagem
metodológica Crítico-Superadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para
a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física no
processo de ensinoem espaços não escolares. A metodologia da pesquisa se insere
em meio às pesquisas de campo. Os sujeitos da pesquisa foium grupo composto por
12 professores que pautam sua prática pedagógica pelo viés metodológico da PHC.
A pesquisa encontra-se então no campo metodológico das pesquisas de campo,
propostas por GIL (2002) e pauta-se na resposta da seguinte pergunta: Quais as
contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da abordagem CríticoSuperadora
(CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do
trabalho pedagógico de professores de Educação Física em espaços não
escolares?O instrumento de coleta de dados se deu por meio de um questionário, na
plataforma Google Forms, disposto em três eixos, com 16 perguntas mais o Termo
de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).Para fundamentação teórica da
pesquisa, foi realizado também um levantamento bibliográfico em revistas, artigos e
teses sobre o referencial da PHC e da abordagem Crítico-Superadora para a
organização do trabalho pedagógico de professores de EF em diferentes espaços,
delimitando como principais fontes bibliográficas as produções publicadas no
período de 2011 a 2020 das revistas eletrônicas e impressas: Pensar a Prática,
Motriviência, CBCE e Germinal, visto que as mesmas ostentam caráter de referência
na elaboração qualitativa para produções científicas.Por meio dos referenciais
estudados, foi possível constatar que a função social do professor consiste em
propiciar aos alunos envolvidos em sua prática acesso ao acervo cultural
historicamente elaborado pela humanidade, em sua forma mais desenvolvida, de
forma a articular estes conhecimentos com a prática social destes indivíduos, para
que estes venham a intervir de forma qualitativa na sociedade que os permeiam.
Pôde-se inferir também que a PHC agrega elementos norteadores que favorecem
este processo de ensino-aprendizagem, tal qual a abordagem CS, metodologia que
aproxima a PHC da Educação Física, agrega valor metodológico para o processo de
ensino em qualquer espaço de acesso a elementos da cultura corporal de
movimento. A partir das respostas dos docentes pôde-se constatar que não há
diferença metodológica na organização dos planos de ensino voltados para os
campos escolares e não escolares, de forma que os pressupostos da PHC
contribuem de forma qualitativa para a organização do trabalho pedagógico em
ambos os espaços, além de também contribuir para transformação social e
superação da sociedade de classes. |