/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA
Studies and research prove the harsh reality of many children in Brazil and in several other countries in the world, when talking about difficulties in teaching and learning. Several reasons contribute to the student having learning difficulties, many are unable to learn to read, write, count an...
Autor principal: | OLIVEIRA, Gildson Gomes de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4159 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4159 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41592022-07-08T03:05:24Z A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA OLIVEIRA, Gildson Gomes de ROZAL, Edilberto Oliveira http://lattes.cnpq.br/1587055694481384 Jogos matemáticos Ludicidade Aprendizagem Ensino fundamental Capanema (PA) Mathematical games Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Studies and research prove the harsh reality of many children in Brazil and in several other countries in the world, when talking about difficulties in teaching and learning. Several reasons contribute to the student having learning difficulties, many are unable to learn to read, write, count and when these children enter school and this situation becomes a reality among teachers, these students are considered as backward and little intellectual development. When this lack of learning is related to the discipline of mathematics, then the problem becomes much more complex, since mathematics is considered to have knowledge and that most of the time the student is not prepared for his teaching. Thinking about a teaching proposal that can change, or create possibilities for changes to this situation, this work presents a methodological proposal that shows, in what concrete ways games provide understanding of mathematical concepts. The use of games in the classroom, besides being a playful and pleasant activity for the student, helps in the learning of mathematical concepts involved in situations generated through games, in which the student is instigated to make decisions and control the responses of his colleagues. Allowing the teacher to act as an advisor between their different actions. We tried to search for the origins of games in the learning of mathematics, making mathematics classes less methodical, helping the student to build his knowledge through concrete material, seeking playful methodologies that contribute to an effective learning on the part of students in mathematics. Estudos e pesquisas comprovam a dura realidade de muitas crianças do Brasil e de vários outros países do mundo, quando se fala em dificuldade no ensino aprendizagem. Vários motivos contribuem para que o educando tenha dificuldades em relação ao aprendizado, muitos não conseguem aprender a ler, escrever, contar e quando essas crianças ingressam na escola e essa situação se torna uma realidade entre professores, esses alunos são considerados como atrasados e de pouco desenvolvimento intelectual. Quando esse não aprendizado é relacionado com a disciplina de matemática, aí o problema se torna muito mais complexo, pois a matemática é tida como detentora de conhecimento e que na maioria das vezes o aluno não está preparado para o seu ensino. Pensando-se em uma proposta de ensino que possa mudar, ou criar possibilidades de mudanças a essa situação, apresenta-se neste trabalho uma proposta metodológica que mostra, de que forma materiais concretos como os jogos proporcionam compreensão de conceitos matemáticos. O emprego de jogos na sala de aula, além de ser uma atividade lúdica e agradável ao aluno, auxilia na aprendizagem de conceitos matemáticos envolvidos nas situações geradas através dos jogos, em que o aluno é instigado a tomar decisões e controlar as respostas de seus colegas, permitindo ao professor atuar como orientador entre as distintas ações deles. Procurou-se buscar as origens dos jogos no aprendizado da matemática, tornando as aulas de matemática menos metódicas, auxiliando o aluno a construir seu conhecimento através de um material concreto, buscando metodologias lúdicas que contribuam para uma aprendizagem eficaz por parte dos alunos na matemática. 2022-07-07T15:53:18Z 2022-07-07T15:53:18Z 2021-05-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Gildson Gomes de. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4159. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4159 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Jogos matemáticos Ludicidade Aprendizagem Ensino fundamental Capanema (PA) Mathematical games Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Jogos matemáticos Ludicidade Aprendizagem Ensino fundamental Capanema (PA) Mathematical games Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA OLIVEIRA, Gildson Gomes de A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA |
topic_facet |
Jogos matemáticos Ludicidade Aprendizagem Ensino fundamental Capanema (PA) Mathematical games Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Studies and research prove the harsh reality of many children in Brazil and in several
other countries in the world, when talking about difficulties in teaching and learning.
Several reasons contribute to the student having learning difficulties, many are unable
to learn to read, write, count and when these children enter school and this situation
becomes a reality among teachers, these students are considered as backward and
little intellectual development. When this lack of learning is related to the discipline of
mathematics, then the problem becomes much more complex, since mathematics is
considered to have knowledge and that most of the time the student is not prepared
for his teaching. Thinking about a teaching proposal that can change, or create
possibilities for changes to this situation, this work presents a methodological proposal
that shows, in what concrete ways games provide understanding of mathematical
concepts.
The use of games in the classroom, besides being a playful and pleasant activity for
the student, helps in the learning of mathematical concepts involved in situations
generated through games, in which the student is instigated to make decisions and
control the responses of his colleagues. Allowing the teacher to act as an advisor
between their different actions. We tried to search for the origins of games in the
learning of mathematics, making mathematics classes less methodical, helping the
student to build his knowledge through concrete material, seeking playful
methodologies that contribute to an effective learning on the part of students in
mathematics. |
author_additional |
ROZAL, Edilberto Oliveira |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilberto Oliveira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
OLIVEIRA, Gildson Gomes de |
title |
A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA |
title_short |
A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA |
title_full |
A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA |
title_fullStr |
A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA |
title_full_unstemmed |
A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA |
title_sort |
utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de capanema/pa |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4159 |
_version_ |
1787155201962016768 |
score |
11.755432 |