Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra

Education has undergone major methodological changes that are identified as teaching trends. Among these, the use of Information and Communication Technologies stands out, adopting educational softwares that enhance visualization and experimentation in the construction of mathematical concepts. But...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Luciane dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4204
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4204
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42042022-07-15T03:00:38Z Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra SOUSA, Luciane dos Santos ALMEIDA, Arthur da Costa http://lattes.cnpq.br/2014957882626187 Função quadrática Geogebra Quadratic function CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Education has undergone major methodological changes that are identified as teaching trends. Among these, the use of Information and Communication Technologies stands out, adopting educational softwares that enhance visualization and experimentation in the construction of mathematical concepts. But for this it is necessary to choose suitable software and a methodology capable of taking advantage of the positive characteristics of the computer. The present work has as its theme “Teaching-Learning the Quadratic Function Using Geogebra”, and as a general objective to know if the Geogebra Software facilitates students' learning about the quadratic function and its graphs. For this, a bibliographical basis was developed by different authors in the area of information technology and on Geogebra, in addition to a field research making a qualitative descriptive analysis. In this way, see if the use of the GeoGebra software can represent an important methodology for the teaching-learning of the quadratic function and its graphs, enabling students to have a meaningful and interesting learning, which leads them to understand mathematical concepts. A educação vem sofrendo grandes mudanças metodológicas que são apontadas como tendências de ensino. Dentre estas, destaca-se a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação adotando os softwares educacionais que potencializam a visualização e a experimentação na construção de conceitos matemáticos. Mas para isto é necessário escolher softwares adequados e uma metodologia capaz de tirar proveito das características positivas do computador. O presente trabalho tem como tema “Ensino-Aprendizagem da Função Quadrática Usando o Geogebra”, e como objetivo geral saber se o Software Geogebra facilita a aprendizagem dos alunos sobre a função quadrática e dos seus gráficos. Para isto, desenvolveu-se um embasamento bibliográfico de diferentes autores na área da informática e sobre o Geogebra, além de uma pesquisa de campo fazendo uma análise qualitativa descritiva. Desta forma, constatar se o uso do software GeoGebra pode representar uma metodologia importante para o ensino-aprendizagem da função quadrática e de seus gráficos possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos. 2022-07-14T18:59:26Z 2022-07-14T18:59:26Z 2020-02-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Luciane dos Santos. Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4204. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4204 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Função quadrática
Geogebra
Quadratic function
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Função quadrática
Geogebra
Quadratic function
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SOUSA, Luciane dos Santos
Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
topic_facet Função quadrática
Geogebra
Quadratic function
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Education has undergone major methodological changes that are identified as teaching trends. Among these, the use of Information and Communication Technologies stands out, adopting educational softwares that enhance visualization and experimentation in the construction of mathematical concepts. But for this it is necessary to choose suitable software and a methodology capable of taking advantage of the positive characteristics of the computer. The present work has as its theme “Teaching-Learning the Quadratic Function Using Geogebra”, and as a general objective to know if the Geogebra Software facilitates students' learning about the quadratic function and its graphs. For this, a bibliographical basis was developed by different authors in the area of information technology and on Geogebra, in addition to a field research making a qualitative descriptive analysis. In this way, see if the use of the GeoGebra software can represent an important methodology for the teaching-learning of the quadratic function and its graphs, enabling students to have a meaningful and interesting learning, which leads them to understand mathematical concepts.
author_additional ALMEIDA, Arthur da Costa
author_additionalStr ALMEIDA, Arthur da Costa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Luciane dos Santos
title Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
title_short Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
title_full Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
title_fullStr Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
title_sort ensino-aprendizagem da função quadrática usando o geogebra
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4204
_version_ 1787155219920977920
score 11.753735