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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) have motor development delays and assessing these delays is still seen as a challenge in psychomotor assessment, mainly to specifically identify areas in which the child is less developed. The aim of this study was to assess whether psychomotor interve...
Autor principal: | SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
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Assuntos: | |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42162022-07-20T13:09:39Z O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos SILVA, Anselmo de Athayde Costa e http://lattes.cnpq.br/4794918582092514 https://orcid.org/0000-0001-5265-619X Transtorno do Espectro Autista (TEA) Psicomotricidade Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) Psychomotricity CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) have motor development delays and assessing these delays is still seen as a challenge in psychomotor assessment, mainly to specifically identify areas in which the child is less developed. The aim of this study was to assess whether psychomotor interventions have any effect on motor development in children with ASD. The present study is a case study, in a descriptive way, which sought to analyze and compare the child's motor profile through the motor development scale (MDS) before and after 20 psychomotricity sessions. For the evaluated child, his general motor age was -26 months in the first test and -23 months in the second test, remaining at a negative age (IN), but reducing his NI by 3 months, increasing his general motor age (IMG ) at 8 months and his overall motor quotient (QMG) at 3 months in the second test compared to the first. Its psychomotor components that suffered the main delays were its body schema and spatial orientation. It was possible to reach the result of delay in their motor development through the use of EDM. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam atrasos de desenvolvimento motor e avaliar esses atrasos ainda é visto como um desafio na avaliação psicomotora principalmente para identificar de forma específica as áreas em que a criança está menos desenvolvida. O objetivo deste estudo foi avaliar se as intervenções psicomotoras causam algum efeito no desenvolvimento motor em crianças com TEA. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, de forma descritiva, que buscou analisar e comparar o perfil motor da criança através da escala de desenvolvimento motor (EDM) antes e após 20 sessões de psicomotricidade. Para a criança avaliada, sua idade motora geral foi de -26 meses no primeiro teste e de -23 meses no segundo teste, se mantendo em idade negativa (IN), porém reduzindo sua IN em 3 meses, aumentado sua idade motora geral (IMG) em 8 meses e seu quociente motor geral (QMG) em 3 meses no segundo teste em comparação com o primeiro. Seus componentes psicomotores que sofreram os principais atrasos foram seu esquema corporal e orientação espacial. Foi possível chegar ao resultado de atraso no seu desenvolvimento motor através do uso da EDM. 2022-07-19T16:42:14Z 2022-07-19T16:42:14Z 2022-02-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos. O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Orientador: Anselmo Athayde Costa e Silva: . 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4216. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4216 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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motor development in children with ASD. The present study is a case study, in a
descriptive way, which sought to analyze and compare the child's motor profile
through the motor development scale (MDS) before and after 20 psychomotricity
sessions. For the evaluated child, his general motor age was -26 months in the first
test and -23 months in the second test, remaining at a negative age (IN), but
reducing his NI by 3 months, increasing his general motor age (IMG ) at 8 months
and his overall motor quotient (QMG) at 3 months in the second test compared to the
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