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Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura

O texto apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que contou com análise de artigos sobre avaliação da aprendizagem e sobre avaliação na perspectiva da educação inclusiva. O estudo incluiu a análise de 16 artigos, selecionados a partir de uma consulta ao banco de dados do Scie...

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Autor principal: CUNHA SOBRINHO, Pamille da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4221
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42212022-07-20T03:05:44Z Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura CUNHA SOBRINHO, Pamille da CUNHA, Débora Alfaia da http://lattes.cnpq.br/5185243715966314 https://orcid.org/0000-0001-9134-3858 Educação inclusiva Aprendizagem Inclusive education Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O texto apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que contou com análise de artigos sobre avaliação da aprendizagem e sobre avaliação na perspectiva da educação inclusiva. O estudo incluiu a análise de 16 artigos, selecionados a partir de uma consulta ao banco de dados do Scielo. Os critérios para a escolha dos artigos foram à presença das palavras-chave: aprendizagem, avaliação e atendimento educacional especializado, sendo excluídos os artigos que não correspondiam aos critérios de seleção. Dessa forma, a partir do referido levantamento, o procedimento seguiu o caminho metodológico: resumo, descrição das pesquisas e comparação dos estudos, identificando os sujeitos da pesquisa, a metodologia e os resultados. A análise dos diferentes artigos evidencia que a avaliação, tanto dos alunos sem deficiência quanto dos com deficiência, é um processo em construção que requer a mudança e a melhoria de vários aspectos, com destaque ao aperfeiçoamento profissional dos docentes. Assim, as pesquisas indicam a formação continuada e a capacitação de professores e demais servidores da escola, como uma condição prévia para que ocorra, de fato, uma avaliação emancipatória e formativa, tão necessária a inclusão no âmbito escolar. 2022-07-19T17:23:32Z 2022-07-19T17:23:32Z 2021-01-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CUNHA SOBRINHO, Pamille da. Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4221. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4221 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
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