Artigo

Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica

A ciência ainda é percebida pelos sujeitos como algo distante, aparentemente sem qualquer influência direta sobre sua realidade vivencial. Nesse sentido, faz-se necessário que o ensino de ciências seja abordado de forma inovadora, relacionando o ensino de ciências com o cotidiano. Muitos conteúdos t...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Thaís Viana das Chagas
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4284
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4284
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42842022-08-03T17:24:45Z Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica LIMA, Thaís Viana das Chagas BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 Ensino de ciências Sistema genital feminino Sequência didática Formação de Professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO A ciência ainda é percebida pelos sujeitos como algo distante, aparentemente sem qualquer influência direta sobre sua realidade vivencial. Nesse sentido, faz-se necessário que o ensino de ciências seja abordado de forma inovadora, relacionando o ensino de ciências com o cotidiano. Muitos conteúdos trabalhados no Ensino de Biologia são difíceis de relacionar de forma clara e objetiva com o dia a dia dos alunos. Dentre eles podemos destacar os sistemas reprodutores, que é trabalhado de forma muito compartimentalizada e, muitas vezes, deixando de lado as questões sociais que evolvem esse tema. Nessa perspectiva, é necessário destacar que é compromisso da escola abordar o corpo humano de forma associada com a realidade e com os anseios e necessidades dos estudantes. Dessa forma, o presente artigo relata uma experiência educacional com uma turma do 9° ano do ensino fundamental, abordando conteúdos socais, os tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual. Assim, destacamos a reação dos alunos frente as discussões sobre a diversidade corporal feminina e os padrões corporais impostos pela sociedade. Discutimos o entendimento dos alunos acerca dos tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual, fazendo uso do conhecimento prévio dos alunos como material para as discussões. Propusemos uma atividade de escrita criativa e analisamos o desempenho dos alunos diante do cenário de aulas remotas e a necessidade de atividades que estimulem a criatividade e escrita dos alunos. Destacamos a importância de atividades lúdicas na construção do conhecimento dos alunos. Além disso, propõe-se uma sequência didática para trabalhar esse conteúdo de forma aprofundada. 2022-08-02T18:55:49Z 2022-08-02T18:55:49Z 2022-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LIMA, Thaís Viana das Chagas. Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4284. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4284 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de ciências
Sistema genital feminino
Sequência didática
Formação de Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino de ciências
Sistema genital feminino
Sequência didática
Formação de Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
LIMA, Thaís Viana das Chagas
Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica
topic_facet Ensino de ciências
Sistema genital feminino
Sequência didática
Formação de Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description A ciência ainda é percebida pelos sujeitos como algo distante, aparentemente sem qualquer influência direta sobre sua realidade vivencial. Nesse sentido, faz-se necessário que o ensino de ciências seja abordado de forma inovadora, relacionando o ensino de ciências com o cotidiano. Muitos conteúdos trabalhados no Ensino de Biologia são difíceis de relacionar de forma clara e objetiva com o dia a dia dos alunos. Dentre eles podemos destacar os sistemas reprodutores, que é trabalhado de forma muito compartimentalizada e, muitas vezes, deixando de lado as questões sociais que evolvem esse tema. Nessa perspectiva, é necessário destacar que é compromisso da escola abordar o corpo humano de forma associada com a realidade e com os anseios e necessidades dos estudantes. Dessa forma, o presente artigo relata uma experiência educacional com uma turma do 9° ano do ensino fundamental, abordando conteúdos socais, os tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual. Assim, destacamos a reação dos alunos frente as discussões sobre a diversidade corporal feminina e os padrões corporais impostos pela sociedade. Discutimos o entendimento dos alunos acerca dos tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual, fazendo uso do conhecimento prévio dos alunos como material para as discussões. Propusemos uma atividade de escrita criativa e analisamos o desempenho dos alunos diante do cenário de aulas remotas e a necessidade de atividades que estimulem a criatividade e escrita dos alunos. Destacamos a importância de atividades lúdicas na construção do conhecimento dos alunos. Além disso, propõe-se uma sequência didática para trabalhar esse conteúdo de forma aprofundada.
author_additional BASTOS, Sandra Nazaré Dias
author_additionalStr BASTOS, Sandra Nazaré Dias
format Artigo
author LIMA, Thaís Viana das Chagas
title Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica
title_short Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica
title_full Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica
title_fullStr Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica
title_full_unstemmed Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica
title_sort menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! experimentações didáticas no programa residência pedagógica
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4284
_version_ 1787155250626428928
score 11.753735