Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)

O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na educação infantil, produzidas pelos professores em uma unidade de ensino pública municipal intitulada E.M.E. I São Marcos, situada no município de São Francisco do Pará, a fim de discutir a formação do professor e suas implicaç...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Ronara Monteiro da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/429
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-429
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4292020-05-26T22:26:44Z A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017) SILVA, Ronara Monteiro da SILVA, Ellen Aguiar da Prática de ensino São Francisco do Pará Educação infantil Professores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na educação infantil, produzidas pelos professores em uma unidade de ensino pública municipal intitulada E.M.E. I São Marcos, situada no município de São Francisco do Pará, a fim de discutir a formação do professor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia deste trabalho se assenta em uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram três professores que atuam na educação infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Demartini (2009); Pereira e Jobim e Souza (1998); Marcelino (2012); Filho (2005); Kramer (1991, 2010); Machado (2003, 2008); García(1999); Freire (1994,1996, 1999, 2011); Veiga e Viana (1994, 2010); Tardif (2002); Candau (1997); Nóvoa (1992), Barbosa (2001, 2006), Kishimoto (2002), Ostetto (2000), entre outros. Os resultados permitiram visualizar as implicações e dificuldades que constituem a prática diária do(a) professor(a) no espaço escolar e suas reais condições concretas de trabalho, embora haja tentativas de planejar e organizar um ação pedagógica significativa não basta apenas a intencionalidade para produção de conhecimento e interação social na relação professor(a)-criança, ainda é necessário saberes específicos acerca do trabalho desenvolvido, mudanças qualitativas na promoção de qualidade de ensino via as rede de ensino de modo articulado com o investimento massivo na formação permanente do professor(a) para contribuir de modo reflexivo nas práticas sociais, desfazendo da prática repetitiva e burocratizada valorizando as produções das crianças. 2018-04-06T19:41:06Z 2018-04-06T19:41:06Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Ronara Monteiro da. A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/429. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/429 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática de ensino
São Francisco do Pará
Educação infantil
Professores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Prática de ensino
São Francisco do Pará
Educação infantil
Professores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA, Ronara Monteiro da
A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
topic_facet Prática de ensino
São Francisco do Pará
Educação infantil
Professores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na educação infantil, produzidas pelos professores em uma unidade de ensino pública municipal intitulada E.M.E. I São Marcos, situada no município de São Francisco do Pará, a fim de discutir a formação do professor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia deste trabalho se assenta em uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram três professores que atuam na educação infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Demartini (2009); Pereira e Jobim e Souza (1998); Marcelino (2012); Filho (2005); Kramer (1991, 2010); Machado (2003, 2008); García(1999); Freire (1994,1996, 1999, 2011); Veiga e Viana (1994, 2010); Tardif (2002); Candau (1997); Nóvoa (1992), Barbosa (2001, 2006), Kishimoto (2002), Ostetto (2000), entre outros. Os resultados permitiram visualizar as implicações e dificuldades que constituem a prática diária do(a) professor(a) no espaço escolar e suas reais condições concretas de trabalho, embora haja tentativas de planejar e organizar um ação pedagógica significativa não basta apenas a intencionalidade para produção de conhecimento e interação social na relação professor(a)-criança, ainda é necessário saberes específicos acerca do trabalho desenvolvido, mudanças qualitativas na promoção de qualidade de ensino via as rede de ensino de modo articulado com o investimento massivo na formação permanente do professor(a) para contribuir de modo reflexivo nas práticas sociais, desfazendo da prática repetitiva e burocratizada valorizando as produções das crianças.
author_additional SILVA, Ellen Aguiar da
author_additionalStr SILVA, Ellen Aguiar da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Ronara Monteiro da
title A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
title_short A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
title_full A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
title_fullStr A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
title_full_unstemmed A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
title_sort prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de são francisco do pará (2017)
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/429
_version_ 1787154518288367616
score 11.753735