Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente

Discutir sobre avaliação dentro dos ambientes escolares torna-se necessário ao contexto educacional, pois, a prática pedagógica dos profissionais da educação está ligada ao desenvolvimento dos alunos, e para isso, é importante que a aprendizagem seja levada em consideração. Desse modo, a avaliação d...

ver descrição completa

Autor principal: BRITO, Ohana Cristiny Nakano
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/435
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-435
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4352020-05-26T20:39:47Z Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente BRITO, Ohana Cristiny Nakano MALHEIRO, João Manoel da Silva COELHO, Antonia Ediele de Freitas Ciências Ensino Aprendizagem Professores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Discutir sobre avaliação dentro dos ambientes escolares torna-se necessário ao contexto educacional, pois, a prática pedagógica dos profissionais da educação está ligada ao desenvolvimento dos alunos, e para isso, é importante que a aprendizagem seja levada em consideração. Desse modo, a avaliação da aprendizagem escolar precisa ser observada com atenção, tanto aos métodos que vigoram nas instituições de ensino, quanto a percepção dos professores que estão lecionando e seus comportamentos mediante a situação de avaliar seus alunos. Este trabalho utilizou-se de referenciais teóricos que abordam sobre avaliação, como Luckesi (2008) e Bloom (1973). Para isso, se empregou a pesquisa qualitativa, compreendendo sobre a realidade em que vivem muitos docentes nas instituições de ensino, principalmente no que diz respeito ao seu trabalho avaliativo com alunos, mais especificamente na disciplina de Ciências que, por muitas vezes, é percebida como uma disciplina que os alunos gostam e se interessam. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar como ocorre a avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências em duas turmas de 2⁰ ano de uma escola do município de Castanhal/PA, através das perspectivas das professoras, que têm que lidar com o processo avaliativo de seus alunos, levando em consideração que as regras impostas pela escola devem ser seguidas. Por vezes, os conceitos de avaliação e verificação confundem-se dentro do cenário escolar, e a questão da aprendizagem acaba sendo esquecida. Porém, o professor, enquanto educador deve criar situações em que a aprendizagem possa ser, de fato, vivida e avaliada. 2018-04-19T18:48:53Z 2018-04-19T18:48:53Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BRITO, Ohana Cristiny Nakano. Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/435. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/435 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ciências
Ensino
Aprendizagem
Professores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Ciências
Ensino
Aprendizagem
Professores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
BRITO, Ohana Cristiny Nakano
Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
topic_facet Ciências
Ensino
Aprendizagem
Professores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Discutir sobre avaliação dentro dos ambientes escolares torna-se necessário ao contexto educacional, pois, a prática pedagógica dos profissionais da educação está ligada ao desenvolvimento dos alunos, e para isso, é importante que a aprendizagem seja levada em consideração. Desse modo, a avaliação da aprendizagem escolar precisa ser observada com atenção, tanto aos métodos que vigoram nas instituições de ensino, quanto a percepção dos professores que estão lecionando e seus comportamentos mediante a situação de avaliar seus alunos. Este trabalho utilizou-se de referenciais teóricos que abordam sobre avaliação, como Luckesi (2008) e Bloom (1973). Para isso, se empregou a pesquisa qualitativa, compreendendo sobre a realidade em que vivem muitos docentes nas instituições de ensino, principalmente no que diz respeito ao seu trabalho avaliativo com alunos, mais especificamente na disciplina de Ciências que, por muitas vezes, é percebida como uma disciplina que os alunos gostam e se interessam. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar como ocorre a avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências em duas turmas de 2⁰ ano de uma escola do município de Castanhal/PA, através das perspectivas das professoras, que têm que lidar com o processo avaliativo de seus alunos, levando em consideração que as regras impostas pela escola devem ser seguidas. Por vezes, os conceitos de avaliação e verificação confundem-se dentro do cenário escolar, e a questão da aprendizagem acaba sendo esquecida. Porém, o professor, enquanto educador deve criar situações em que a aprendizagem possa ser, de fato, vivida e avaliada.
author_additional MALHEIRO, João Manoel da Silva
author_additionalStr MALHEIRO, João Manoel da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BRITO, Ohana Cristiny Nakano
title Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
title_short Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
title_full Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
title_fullStr Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
title_sort avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/435
_version_ 1787154519176511488
score 11.753896