Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros

The present Course Conclusion Work is formed by the combination of works developed during institutional programs. Its structure consists of two chapters and a conclusion. Chapter I presents: “GAME OF DNA: A BOARD GAME PROPOSAL FOR BASIC GENETICS TEACHING, IN THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL”, was prepa...

ver descrição completa

Autor principal: LOBÃO, Maysa Melo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4350
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4350
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43502022-08-31T03:05:54Z Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros LOBÃO, Maysa Melo FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa http://lattes.cnpq.br/1452935151806378 https://orcid.org/0000-0002-3769-0792 Estratégias Educação PIBID Residência Biologia Strategies Education Residence Biology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The present Course Conclusion Work is formed by the combination of works developed during institutional programs. Its structure consists of two chapters and a conclusion. Chapter I presents: “GAME OF DNA: A BOARD GAME PROPOSAL FOR BASIC GENETICS TEACHING, IN THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL”, was prepared during the course of Genetics in the Licentiate in Biology course and modified during the performance at PIBID. Chapter II presents “EMERGENCY REMOTE TEACHING: THE REALITY OF PRACTICE BEHIND THE VIRTUAL WORLD”, was developed during the internship at PRP, in a third year high school class, during the emergency remote teaching period, caused by the COVID-19 virus. The opportunity to have contact with the practice and discuss it during the training of the licentiate is fundamental for the professional profile that is being created. The PIBID and PRP programs successfully carry out this exercise. Based on the work developed within the programs, the mutual exchange of knowledge between residents and preceptor teachers is observed to be significantly for both, and the need for public policies to increasingly invest in the improvement of training is emphasized. practice in undergraduate courses. O presente trabalho é constituído pela compilação de trabalhos acadêmicos publicados em Anais de eventos, desenvolvidos durante a atuação como bolsista nos programas institucionais de iniciação à docência: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, o capítulo I apresenta o trabalho: “Game of DNA: uma proposta de jogo de tabuleiro para o ensino de genética básica, no 3ºano do ensino médio”, elaborado durante a disciplina de Genética no curso de Licenciatura em Biologia e, modificado durante a atuação no PIBID, no período de 2018-2020. O capítulo II, apresenta o trabalho: “Ensino remoto emergencial: a realidade da prática por trás do mundo virtual”, desenvolvido durante a atuação no PRP (2020-2022), em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, no período do ensino remoto emergencial, causado pelo vírus da COVID-19. A oportunidade de ter contato com a prática e discuti-la durante a formação do licenciando é fundamental para o perfil profissional que está sendo construído, e neste tocante, os programas PIBID e PRP desenvolvem esse exercício com êxito. Com base nos trabalhos desenvolvidos dentro dos programas, observa-se a troca mútua de conhecimento entre os residentes e os professores preceptores sendo de forma significativa para ambos, e enfatiza-se a necessidade que as políticas públicas precisam investir cada vez mais no aperfeiçoamento da formação teórico-prática de professores nos cursos de licenciatura. 2022-08-30T22:25:41Z 2022-08-30T22:25:41Z 2022-07-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOBÃO, Maysa Melo. Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros. Orientadora: Rosigleyse Corrêa de Sousa Felix. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4350. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4350 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Estratégias
Educação
PIBID
Residência
Biologia
Strategies
Education
Residence
Biology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Estratégias
Educação
PIBID
Residência
Biologia
Strategies
Education
Residence
Biology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
LOBÃO, Maysa Melo
Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
topic_facet Estratégias
Educação
PIBID
Residência
Biologia
Strategies
Education
Residence
Biology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The present Course Conclusion Work is formed by the combination of works developed during institutional programs. Its structure consists of two chapters and a conclusion. Chapter I presents: “GAME OF DNA: A BOARD GAME PROPOSAL FOR BASIC GENETICS TEACHING, IN THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL”, was prepared during the course of Genetics in the Licentiate in Biology course and modified during the performance at PIBID. Chapter II presents “EMERGENCY REMOTE TEACHING: THE REALITY OF PRACTICE BEHIND THE VIRTUAL WORLD”, was developed during the internship at PRP, in a third year high school class, during the emergency remote teaching period, caused by the COVID-19 virus. The opportunity to have contact with the practice and discuss it during the training of the licentiate is fundamental for the professional profile that is being created. The PIBID and PRP programs successfully carry out this exercise. Based on the work developed within the programs, the mutual exchange of knowledge between residents and preceptor teachers is observed to be significantly for both, and the need for public policies to increasingly invest in the improvement of training is emphasized. practice in undergraduate courses.
author_additional FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa
author_additionalStr FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOBÃO, Maysa Melo
title Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
title_short Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
title_full Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
title_fullStr Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
title_full_unstemmed Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
title_sort experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (pibid) e programa residência pedagógica do instituto de estudos costeiros
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4350
_version_ 1787155279205367808
score 11.753896