Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA

The present course conclusion work aims to present a methodology for teaching the Polynomial Function of the 1st Degree, which emerged from the hypothesis of showing that its content can be linked to the reality of the students, highlighting and directing to a learning in which the subject addressed...

ver descrição completa

Autor principal: MELO, Marcus Vinícius de Sousa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4438
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4438
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44382022-09-13T03:06:56Z Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA MELO, Marcus Vinícius de Sousa COSTA, José Francisco da Silva http://lattes.cnpq.br/9492719731740641 Função polinomial do 1º grau Metodologia Contextualização Batedores de açaí 1st degree polynomial function Methodology Contextualization Açaí beaters CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present course conclusion work aims to present a methodology for teaching the Polynomial Function of the 1st Degree, which emerged from the hypothesis of showing that its content can be linked to the reality of the students, highlighting and directing to a learning in which the subject addressed will be understood by students in situations where use and application are guided by an effective and contextualized teaching and learning process. The application of the function will be carried out from the research with açaí scouts belonging to the municipality of Barcarena where the theory of function in the sale of açaí juice can be used in the activity. That is, in marketing, seeking to evaluate the applicability of the function's content in problem situations, emphasizing profits or financial balance with the sale of the product. Knowledge can be shared not only abstractly in the classroom, but introduced into the student's daily life. From the information obtained, two examples will be used at the student's level of knowledge, namely: the açaí juice trade and palm extractivism, in addition to dealing with the theoretical foundation from the definition, concept of angular and linear coefficients, construction of graphs, growth and decrease conditions and 1st degree inequalities. The research concludes considering that the teaching and learning process can be better understood in the context of the classroom when the teacher seeks a methodology that is linked to theory and practice. O presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar uma metodologia para o ensino de Função Polinomial do 1° Grau, que surgiu da hipótese de mostrar que o conteúdo dela pode ser vinculado à realidade do alunado, destacando e direcionando para uma aprendizagem em que o assunto abordado venha ser compreendido pelos alunos em situações em que o uso e aplicação estejam pautados num processo de ensino e aprendizagem eficaz e contextualizado. A aplicação da função será realizada a partir da pesquisa com batedores de açaí pertencentes ao município de Barcarena onde a atividade pode ser empregada a teoria da função na venda do suco de açaí. Isto é, na comercialização, buscando avaliar a aplicabilidade do conteúdo da função em situações-problemas, enfatizando os lucros ou balanço financeiro com a venda do produto. O conhecimento pode ser compartilhado não somente de forma abstrata na sala de aula, mas introduzido no dia a dia do aluno. A partir das informações obtidas, serão utilizados dois exemplos ao nível do conhecimento do aluno, a saber: o comércio do suco do açaí e o extrativismo da palmeira, além de tratar a fundamentação teórica a partir da definição, conceito de coeficientes angular e linear, construção de gráficos, condições de crescimento e decrescimento e inequações do 1º grau. Conclui-se a pesquisa considerando que o processo de ensino e aprendizagem poderá ser mais bem compreendido no contexto da sala de aula quando o professor buscar uma metodologia que esteja ligada com a teoria e a prática. 2022-09-12T21:45:33Z 2022-09-12T21:45:33Z 2022-07-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MELO, Marcus Vinícius de Sousa. Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA. Orientador: José Francisco da Silva Costa. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4438. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4438 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Função polinomial do 1º grau
Metodologia
Contextualização
Batedores de açaí
1st degree polynomial function
Methodology
Contextualization
Açaí beaters
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Função polinomial do 1º grau
Metodologia
Contextualização
Batedores de açaí
1st degree polynomial function
Methodology
Contextualization
Açaí beaters
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
MELO, Marcus Vinícius de Sousa
Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA
topic_facet Função polinomial do 1º grau
Metodologia
Contextualização
Batedores de açaí
1st degree polynomial function
Methodology
Contextualization
Açaí beaters
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present course conclusion work aims to present a methodology for teaching the Polynomial Function of the 1st Degree, which emerged from the hypothesis of showing that its content can be linked to the reality of the students, highlighting and directing to a learning in which the subject addressed will be understood by students in situations where use and application are guided by an effective and contextualized teaching and learning process. The application of the function will be carried out from the research with açaí scouts belonging to the municipality of Barcarena where the theory of function in the sale of açaí juice can be used in the activity. That is, in marketing, seeking to evaluate the applicability of the function's content in problem situations, emphasizing profits or financial balance with the sale of the product. Knowledge can be shared not only abstractly in the classroom, but introduced into the student's daily life. From the information obtained, two examples will be used at the student's level of knowledge, namely: the açaí juice trade and palm extractivism, in addition to dealing with the theoretical foundation from the definition, concept of angular and linear coefficients, construction of graphs, growth and decrease conditions and 1st degree inequalities. The research concludes considering that the teaching and learning process can be better understood in the context of the classroom when the teacher seeks a methodology that is linked to theory and practice.
author_additional COSTA, José Francisco da Silva
author_additionalStr COSTA, José Francisco da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MELO, Marcus Vinícius de Sousa
title Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA
title_short Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA
title_full Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA
title_fullStr Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA
title_full_unstemmed Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA
title_sort estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de barcarena - pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4438
_version_ 1787155264641695744
score 11.680425