Artigo

Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?

The present research proposal discusses the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, with the objective of reflecting on the relevance and the way that affectivity influences the teaching-learning process. The methodology used was a qualitative research, of an exp...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Jamily Costa e
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4483
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4483
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44832022-09-20T03:05:30Z Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência? SILVA, Jamily Costa e LOBATO, Vívian da Silva http://lattes.cnpq.br/8153247121237657 Afetividade Ensino aprendizagem Educação infantil Affectivit Teaching learning Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present research proposal discusses the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, with the objective of reflecting on the relevance and the way that affectivity influences the teaching-learning process. The methodology used was a qualitative research, of an explanatory nature, of a bibliographic nature, with surveys in Course conclusion works and articles, as well as in the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education (LDB 9394/96) and in the National Curricular Common Base (BNCC), through an electronic resource. In this way, this study provides important concepts for understanding the concept of affectivity and perspectives of its influence on early childhood student learning, given that it is a mediating aspect for the child's cognitive development, because through the study it was possible to perceive that affectivity it is the pillar of the teacher-student relationship capable of strengthening the pedagogical practice, so that the student has the scope of efficient learning. As well, it grants conceptions for educators to know their students not only in the cognitive aspect, but also, and mainly, in the affective-emotional aspect, in addition to scientific knowledge, making the educational action effective. O presente artigo tematiza a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sua relevância e a maneira que a afetividade influencia no processo de ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de natureza explicativa, de cunho bibliográfico com levantamentos em Trabalhos de conclusão de curso e artigos, como também na lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de recurso eletrônico. Desta maneira, este estudo fornece conceitos importantes para compreensão do conceito de afetividade e sua influência na aprendizagem do aluno da Educação Infantil, dado que é um aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo da criança. Como resultado inicial, foi possível perceber que a afetividade é o pilar da relação professor-aluno capaz de fortalecer a prática pedagógica, e assim o aluno tenha um aprendizado eficiente. Como também, concede concepções para que os educadores conheçam seus alunos não somente no aspecto cognitivo, mas também, e principalmente, no afetivo-emocional, além do conhecimento científico, tornando a ação educativa eficaz. 2022-09-19T20:09:47Z 2022-09-19T20:09:47Z 2022-07-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Jamily Costa e. Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4483. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4483 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Afetividade
Ensino aprendizagem
Educação infantil
Affectivit
Teaching learning
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Afetividade
Ensino aprendizagem
Educação infantil
Affectivit
Teaching learning
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SILVA, Jamily Costa e
Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
topic_facet Afetividade
Ensino aprendizagem
Educação infantil
Affectivit
Teaching learning
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present research proposal discusses the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, with the objective of reflecting on the relevance and the way that affectivity influences the teaching-learning process. The methodology used was a qualitative research, of an explanatory nature, of a bibliographic nature, with surveys in Course conclusion works and articles, as well as in the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education (LDB 9394/96) and in the National Curricular Common Base (BNCC), through an electronic resource. In this way, this study provides important concepts for understanding the concept of affectivity and perspectives of its influence on early childhood student learning, given that it is a mediating aspect for the child's cognitive development, because through the study it was possible to perceive that affectivity it is the pillar of the teacher-student relationship capable of strengthening the pedagogical practice, so that the student has the scope of efficient learning. As well, it grants conceptions for educators to know their students not only in the cognitive aspect, but also, and mainly, in the affective-emotional aspect, in addition to scientific knowledge, making the educational action effective.
author_additional LOBATO, Vívian da Silva
author_additionalStr LOBATO, Vívian da Silva
format Artigo
author SILVA, Jamily Costa e
title Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
title_short Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
title_full Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
title_fullStr Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
title_full_unstemmed Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
title_sort afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4483
_version_ 1787155287650598912
score 11.753735