Artigo

Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes

The present work consists of proposing a differentiated activity to the traditional teaching of matrices based on the use of digital technologies. It was sought to promote, from the use of GeoGebra software in solving contextualized problems, an improvement in the process of teaching matrices for st...

ver descrição completa

Autor principal: CASTRO, Adriane do Socorro Pires
Grau: Artigo
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4493
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4493
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44932022-09-21T03:00:39Z Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes CASTRO, Adriane do Socorro Pires ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz http://lattes.cnpq.br/1203082969745385 Matrizes Tecnologias digitais GeoGebra Ensino Matrices Digital technologies Teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present work consists of proposing a differentiated activity to the traditional teaching of matrices based on the use of digital technologies. It was sought to promote, from the use of GeoGebra software in solving contextualized problems, an improvement in the process of teaching matrices for students from two classes of the third year of high school in the public school system in the city of Acará/PA. With a quantitative-qualitative approach and of a descriptive nature, two questionnaires were used for the students, one for diagnosis and the other for evaluation, and a questionnaire directed to the welcoming teacher. The research results showed that it is possible to promote the use of digital technologies in the classroom combined with contextualized problems to assist in the understanding of mathematical concepts, providing a more meaningful learning for students. O presente trabalho consiste em propor uma atividade diferenciada ao tradicional ensino de matrizes baseada no uso de tecnologias digitais. Buscou-se promover, a partir da utilização do software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados, uma melhoria no processo de ensino de matrizes para alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Acará/PA. Com uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utilizou-se dois questionários direcionados aos alunos, um de diagnóstico e outro de avaliação, e um questionário direcionado ao professor acolhedor. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível promover o uso de tecnologias digitais em sala de aula aliado a problemas contextualizados para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa dos alunos. 2022-09-20T11:27:38Z 2022-09-20T11:27:38Z 2022-08-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CASTRO, Adriane do Socorro Pires. Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4493. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4493 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matrizes
Tecnologias digitais
GeoGebra
Ensino
Matrices
Digital technologies
Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matrizes
Tecnologias digitais
GeoGebra
Ensino
Matrices
Digital technologies
Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CASTRO, Adriane do Socorro Pires
Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
topic_facet Matrizes
Tecnologias digitais
GeoGebra
Ensino
Matrices
Digital technologies
Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work consists of proposing a differentiated activity to the traditional teaching of matrices based on the use of digital technologies. It was sought to promote, from the use of GeoGebra software in solving contextualized problems, an improvement in the process of teaching matrices for students from two classes of the third year of high school in the public school system in the city of Acará/PA. With a quantitative-qualitative approach and of a descriptive nature, two questionnaires were used for the students, one for diagnosis and the other for evaluation, and a questionnaire directed to the welcoming teacher. The research results showed that it is possible to promote the use of digital technologies in the classroom combined with contextualized problems to assist in the understanding of mathematical concepts, providing a more meaningful learning for students.
author_additional ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
author_additionalStr ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
format Artigo
author CASTRO, Adriane do Socorro Pires
title Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
title_short Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
title_full Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
title_fullStr Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
title_full_unstemmed Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
title_sort utilização do geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4493
_version_ 1787155301983584256
score 11.675088