Artigo

O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II

The focus of this work was to elaborate a bibliographic review on the golden number and the Fibonacci sequence with the objective of contributing as a base of study for students of elementary school II for the purpose of knowledge, learning and in the search to further integrate the concept of geome...

ver descrição completa

Autor principal: NAZARÉ, Wenderson Araújo de
Grau: Artigo
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4506
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4506
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45062022-09-21T03:00:25Z O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II NAZARÉ, Wenderson Araújo de CORRÊA, Manoel Lima http://lattes.cnpq.br/9314280735403557 Número de ouro Sequência de Fibonacci Sala de aula Contextualização do ensino Geometria Gold number Fibonacci sequence Classroom Contextualization of teaching Geometry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA The focus of this work was to elaborate a bibliographic review on the golden number and the Fibonacci sequence with the objective of contributing as a base of study for students of elementary school II for the purpose of knowledge, learning and in the search to further integrate the concept of geometry, algebra, irrational numbers, proportions, arithmetic and ratio. Analyzing the subject on the subject, a qualitative research was obtained through academic google with about 15,000 researches related to the golden number and 2,470 on the Fibonacci sequence between the period 2011 - 2022 through which twenty one works were filtered for the construction of this work, two of which are directly related to teaching in schools, such as BNCC and PCN. In addition, the analysis was done in a descriptive way, allowing to significantly reduce the material that were cataloged as public collections, books, monographs, dissertations, course conclusion works, electronic journals, academic repositories and websites. To accomplish it, topics of the student's daily life were addressed so that they can visualize, identify and solve problems related to the subject in a critical and constructive way, improving their ability to reason and solve mathematics content, starting from their origin, followed by the its mathematical and geometric development to the realization of its applications in several areas of nature, as well as suggestions for activities based on this article. It is important to emphasize that this study is essential in the classroom, as it awakens the student's interest in the importance of mathematics in our daily lives. The results suggest that through this theme, figures, tables and graphs showed that the golden number is found in works of art such as the Mona lisa, in architecture as in the pyramid of Giza, in Biology as in the dimensions of the human body and even in the religion as in Christ's timetable. With this, it is concluded that the study of the golden number brings possibilities for the student to learn even more about Mathematics concepts, in addition to being interesting that makes what becomes motivating, making learning much more didactic and profitable. O Foco deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre o número de ouro e a sequência de Fibonacci com objetivo de contribuir como base de estudo para alunos do ensino fundamental II para afins de conhecimento, aprendizagem e na busca de integralizar ainda mais o conceito sobre geometria, álgebra, números irracionais, proporções, aritmética e razão. Analisando o tema sobre o assunto, obteve se uma pesquisa qualitativa através do google acadêmico com cerca de 15.000 pesquisas relacionadas ao número de ouro e 2.470 sobre a sequência de Fibonacci entre o período de 2011 – 2022 pelo qual foram filtradas vinte e uma obras para a construção deste trabalho, sendo que, dois deles está diretamente relacionado com o ensino nas escolas, como a BNCC e o PCN. Além disso, a análise foi feita de forma descritiva, permitindo reduzir de forma significativa o material que foram catalogadas como de acervos públicos, livros, Monografias, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, revistas eletrônica, repositórios acadêmicos e sites. Para realizá-la, foram abordados temas do cotidiano do aluno para que possa visualizar, identificar e resolver problemas relacionado com o assunto de forma crítica e construtiva, aprimorando sua capacidade de raciocinar e solucionar conteúdos de matemática, partindo de sua origem, seguido com o seu desenvolvimento matemático, geométrico até a constatação de suas aplicações em diversas áreas da natureza, além de sugestões de atividades baseado neste artigo. É importante ressaltar que esse estudo é essencial em sala de aula, pois desperta o interesse do aluno sobre a importância da matemática em nosso dia a dia. Os resultados sugerem que através desta temática, figuras, tabelas e gráficos mostraram que o número de ouro encontra se em obras de arte como a Mona lisa, na arquitetura como na pirâmide de Gizé, na Biologia como nas dimensões do corpo humano e até mesmo na religião como no cronograma de Cristo. Com isso, conclui-se que o estudo sobre o número de ouro traz possibilidades para que o aluno aprenda ainda mais sobre conceitos de Matemática, além de ser interessante que faz com o que se torne motivador, tornando o aprendizado bem mais didático e proveitoso. 2022-09-20T14:03:53Z 2022-09-20T14:03:53Z 2022-08-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo NAZARÉ, Wenderson Araújo de. O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II. Orientador: Manoel Lima Corrêa. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4506. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4506 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Número de ouro
Sequência de Fibonacci
Sala de aula
Contextualização do ensino
Geometria
Gold number
Fibonacci sequence
Classroom
Contextualization of teaching
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
spellingShingle Número de ouro
Sequência de Fibonacci
Sala de aula
Contextualização do ensino
Geometria
Gold number
Fibonacci sequence
Classroom
Contextualization of teaching
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
NAZARÉ, Wenderson Araújo de
O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II
topic_facet Número de ouro
Sequência de Fibonacci
Sala de aula
Contextualização do ensino
Geometria
Gold number
Fibonacci sequence
Classroom
Contextualization of teaching
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
description The focus of this work was to elaborate a bibliographic review on the golden number and the Fibonacci sequence with the objective of contributing as a base of study for students of elementary school II for the purpose of knowledge, learning and in the search to further integrate the concept of geometry, algebra, irrational numbers, proportions, arithmetic and ratio. Analyzing the subject on the subject, a qualitative research was obtained through academic google with about 15,000 researches related to the golden number and 2,470 on the Fibonacci sequence between the period 2011 - 2022 through which twenty one works were filtered for the construction of this work, two of which are directly related to teaching in schools, such as BNCC and PCN. In addition, the analysis was done in a descriptive way, allowing to significantly reduce the material that were cataloged as public collections, books, monographs, dissertations, course conclusion works, electronic journals, academic repositories and websites. To accomplish it, topics of the student's daily life were addressed so that they can visualize, identify and solve problems related to the subject in a critical and constructive way, improving their ability to reason and solve mathematics content, starting from their origin, followed by the its mathematical and geometric development to the realization of its applications in several areas of nature, as well as suggestions for activities based on this article. It is important to emphasize that this study is essential in the classroom, as it awakens the student's interest in the importance of mathematics in our daily lives. The results suggest that through this theme, figures, tables and graphs showed that the golden number is found in works of art such as the Mona lisa, in architecture as in the pyramid of Giza, in Biology as in the dimensions of the human body and even in the religion as in Christ's timetable. With this, it is concluded that the study of the golden number brings possibilities for the student to learn even more about Mathematics concepts, in addition to being interesting that makes what becomes motivating, making learning much more didactic and profitable.
author_additional CORRÊA, Manoel Lima
author_additionalStr CORRÊA, Manoel Lima
format Artigo
author NAZARÉ, Wenderson Araújo de
title O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II
title_short O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II
title_full O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II
title_fullStr O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II
title_full_unstemmed O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II
title_sort o número de ouro, a sequência de fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental ii
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4506
_version_ 1787155303971684352
score 11.753896