/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública
Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática durante o isolamento social e as metodologias implementadas para o ensino, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Em virtude da crise sanitária, houve diversas mudanças no cenário mundial que im...
Autor principal: | BRITO, Kamila Gabriela Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4547 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4547 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45472022-09-27T03:06:29Z Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública BRITO, Kamila Gabriela Silva MATOS, Edson Jorge de http://lattes.cnpq.br/4080214874719331 Pandemia Práticas pedagógicas Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática durante o isolamento social e as metodologias implementadas para o ensino, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Em virtude da crise sanitária, houve diversas mudanças no cenário mundial que impactaram em vários setores, inclusive na educação. Contudo, notou-se a importância da realização deste trabalho sobre os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino básico da rede pública. A metodologia empregada tem como abordagem qualitativa, produzida através da pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados. Após análise dos dados obtidos por intermédio de um questionário aplicado para 20 professores de Matemática, ambos lecionam na região bragantina no estado do Pará. Constatou-se que os professores possuíram diversas dificuldades relacionados a utilização das ferramentas digitais como facilitadoras para o ensino e aprendizagem, a importância da formação continuada para a comunidade escolar e a relevância do contato entre o professor e o aluno durante a pandemia, para amenizar os altos índices de evasão escolar. 2022-09-26T19:06:27Z 2022-09-26T19:06:27Z 2022-09-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BRITO, Kamila Gabriela Silva. Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública. Orientador: Edson Jorge de Matos. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4547. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4547 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Pandemia Práticas pedagógicas Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Pandemia Práticas pedagógicas Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA BRITO, Kamila Gabriela Silva Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública |
topic_facet |
Pandemia Práticas pedagógicas Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática durante o isolamento social e as metodologias implementadas para o ensino, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Em virtude da crise sanitária, houve diversas mudanças no cenário mundial que impactaram em vários setores, inclusive na educação. Contudo, notou-se a importância da realização deste trabalho sobre os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino básico da rede pública. A metodologia empregada tem como abordagem qualitativa, produzida através da pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados. Após análise dos dados obtidos por intermédio de um questionário aplicado para 20 professores de Matemática, ambos lecionam na região bragantina no estado do Pará. Constatou-se que os professores possuíram diversas dificuldades relacionados a utilização das ferramentas digitais como facilitadoras para o ensino e aprendizagem, a importância da formação continuada para a comunidade escolar e a relevância do contato entre o professor e o aluno durante a pandemia, para amenizar os altos índices de evasão escolar. |
author_additional |
MATOS, Edson Jorge de |
author_additionalStr |
MATOS, Edson Jorge de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BRITO, Kamila Gabriela Silva |
title |
Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública |
title_short |
Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública |
title_full |
Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública |
title_fullStr |
Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública |
title_full_unstemmed |
Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública |
title_sort |
os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4547 |
_version_ |
1787155312346660864 |
score |
11.753735 |