/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
Este trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores uti...
Autor principal: | ARAÚJO, Maira Monique da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-455 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4552020-08-30T20:52:28Z Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal ARAÚJO, Maira Monique da Silva RAMOS, João Batista Santiago Violência na escola Professores de ensino fundamental Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores utilizando como referenciais estudiosos como Theodor Adorno e Marcelo García, sendo realizada uma pesquisa que assume a abordagem qualitativa com foco na capacitação de professores para lidar com situações de violência do cotidiano escolar, utilizando-se assim de entrevista com professores de series iniciais de uma escola municipal de Castanhal, mas precisamente do 2º ao 5º ano. Os resultados da pesquisa demonstram o pensamento e a visão dos professores atuantes em relação á formação e no lidar com situações de violência com crianças. Pensamento esses que destacam que este trabalho contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento de futuros educadores com o anseio de pesquisar e de se debruçar sobre o assunto; além de contribuir para a melhoria no trabalho das instituições com altos índices de violência e para a sociedade em si para que perceba e entenda que é função de todo e qualquer ser ensinar bons comportamentos e aconselhar a criança. Contudo os pais são quem possuem a responsabilidade principal, os comportamentos das crianças devem ser vistos e revistos no ambiente familiar pelos pais e/ou responsáveis para que casos de violência não aconteçam dentro das instituições de ensino. 2018-05-04T18:21:07Z 2018-05-04T18:21:07Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Maira Monique da Silva. Violência escolar: sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Violência na escola Professores de ensino fundamental Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Violência na escola Professores de ensino fundamental Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS ARAÚJO, Maira Monique da Silva Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal |
topic_facet |
Violência na escola Professores de ensino fundamental Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores utilizando como referenciais estudiosos como Theodor Adorno e Marcelo García, sendo realizada uma pesquisa que assume a abordagem qualitativa com foco na capacitação de professores para lidar com situações de violência do cotidiano escolar, utilizando-se assim de entrevista com professores de series iniciais de uma escola municipal de Castanhal, mas precisamente do 2º ao 5º ano. Os resultados da pesquisa demonstram o pensamento e a visão dos professores atuantes em relação á formação e no lidar com situações de violência com crianças. Pensamento esses que destacam que este trabalho contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento de futuros educadores com o anseio de pesquisar e de se debruçar sobre o assunto; além de contribuir para a melhoria no trabalho das instituições com altos índices de violência e para a sociedade em si para que perceba e entenda que é função de todo e qualquer ser ensinar bons comportamentos e aconselhar a criança. Contudo os pais são quem possuem a responsabilidade principal, os comportamentos das crianças devem ser vistos e revistos no ambiente familiar pelos pais e/ou responsáveis para que casos de violência não aconteçam dentro das instituições de ensino. |
author_additional |
RAMOS, João Batista Santiago |
author_additionalStr |
RAMOS, João Batista Santiago |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAÚJO, Maira Monique da Silva |
title |
Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal |
title_short |
Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal |
title_full |
Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal |
title_fullStr |
Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal |
title_full_unstemmed |
Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal |
title_sort |
violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de castanhal |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455 |
_version_ |
1787154520933924864 |
score |
11.753896 |