Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal

Este trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores uti...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Maira Monique da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-455
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4552020-08-30T20:52:28Z Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal ARAÚJO, Maira Monique da Silva RAMOS, João Batista Santiago Violência na escola Professores de ensino fundamental Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores utilizando como referenciais estudiosos como Theodor Adorno e Marcelo García, sendo realizada uma pesquisa que assume a abordagem qualitativa com foco na capacitação de professores para lidar com situações de violência do cotidiano escolar, utilizando-se assim de entrevista com professores de series iniciais de uma escola municipal de Castanhal, mas precisamente do 2º ao 5º ano. Os resultados da pesquisa demonstram o pensamento e a visão dos professores atuantes em relação á formação e no lidar com situações de violência com crianças. Pensamento esses que destacam que este trabalho contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento de futuros educadores com o anseio de pesquisar e de se debruçar sobre o assunto; além de contribuir para a melhoria no trabalho das instituições com altos índices de violência e para a sociedade em si para que perceba e entenda que é função de todo e qualquer ser ensinar bons comportamentos e aconselhar a criança. Contudo os pais são quem possuem a responsabilidade principal, os comportamentos das crianças devem ser vistos e revistos no ambiente familiar pelos pais e/ou responsáveis para que casos de violência não aconteçam dentro das instituições de ensino. 2018-05-04T18:21:07Z 2018-05-04T18:21:07Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Maira Monique da Silva. Violência escolar: sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Violência na escola
Professores de ensino fundamental
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Violência na escola
Professores de ensino fundamental
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ARAÚJO, Maira Monique da Silva
Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
topic_facet Violência na escola
Professores de ensino fundamental
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores utilizando como referenciais estudiosos como Theodor Adorno e Marcelo García, sendo realizada uma pesquisa que assume a abordagem qualitativa com foco na capacitação de professores para lidar com situações de violência do cotidiano escolar, utilizando-se assim de entrevista com professores de series iniciais de uma escola municipal de Castanhal, mas precisamente do 2º ao 5º ano. Os resultados da pesquisa demonstram o pensamento e a visão dos professores atuantes em relação á formação e no lidar com situações de violência com crianças. Pensamento esses que destacam que este trabalho contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento de futuros educadores com o anseio de pesquisar e de se debruçar sobre o assunto; além de contribuir para a melhoria no trabalho das instituições com altos índices de violência e para a sociedade em si para que perceba e entenda que é função de todo e qualquer ser ensinar bons comportamentos e aconselhar a criança. Contudo os pais são quem possuem a responsabilidade principal, os comportamentos das crianças devem ser vistos e revistos no ambiente familiar pelos pais e/ou responsáveis para que casos de violência não aconteçam dentro das instituições de ensino.
author_additional RAMOS, João Batista Santiago
author_additionalStr RAMOS, João Batista Santiago
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ARAÚJO, Maira Monique da Silva
title Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
title_short Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
title_full Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
title_fullStr Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
title_full_unstemmed Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
title_sort violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de castanhal
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455
_version_ 1787154520933924864
score 11.753896