Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O que podemos aprender sobre a proteção de unidades de conservação considerando as distribuições modeladas de arraias da família Potamotrygonidae Garman, 1877 (Myliobatiformes: Chondrichthyes) na América do Sul?

Considerando o aumento da vulnerabilidade da biodiversidade à mudanças climáticas e ações antrópicas, é emergente o planejamento para a criação e expansão de áreas protegidas fundamentados em estudos da biodiversidade. A ictiofauna neotropical é a mais diversa do mundo, estando sob pressões antropog...

ver descrição completa

Autor principal: BEZERRA, Jessica Aline Ramos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4559
Resumo:
Considerando o aumento da vulnerabilidade da biodiversidade à mudanças climáticas e ações antrópicas, é emergente o planejamento para a criação e expansão de áreas protegidas fundamentados em estudos da biodiversidade. A ictiofauna neotropical é a mais diversa do mundo, estando sob pressões antropogênicas e mais suscetível a intensos impactos das mudanças climáticas. No entanto, as lacunas de informações interferem no conhecimento do status de conservação das espécies e, consequentemente, na criação de áreas de proteção da integridade física e funcional dos ecossistemas. Inferimos a situação de proteção atual e futura de arraias Potamotrygonidae em unidades de conservação considerando sua extensão de ocorrência e modelos de distribuição potencial para o presente e futuro com cenários com mudanças climáticas. Nossos resultados indicaram que espécies que foram descritas anteriormente tendem a ter maior área de ocorrência registrada. Modelos de distribuições potenciais para o futuro, evidenciaram cenários de risco para os potamotrigonídeos, com baixa cobertura de sua ocorrência em áreas protegidas. Por fim, indicamos espécies e áreas prioritárias para estudos ecológicos para conservação, planejamento e delimitação com base na gestão de bacias hidrográficas.