Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O p...

ver descrição completa

Autor principal: BATISTA, Maria Sineia da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4589
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45892022-12-06T14:02:37Z O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. BATISTA, Maria Sineia da Silva ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Professor de Matemática BNCC Desafios e dificuldades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O professor de matemática do Ensino Fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da Educação”, permeiam pelos caminhos difíceis que o professor enfrenta no momento de ministrar a aula, durante a construção do seu planejamento até a sua prática em sala de aula, alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluindo a interferência das condições do espaço físico da escola, assim como as questões pedagógicas, de entendimento, de conceitos, de competências e habilidades. A pesquisa, de cunho bibliográfico, conta com citações de diversos autores, como: Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorin, Westerley Antonio Santos, Maria Isabel Cunha, dentre outros da área da educação que estudam sobre os desafios e refletem sobre as melhorias na profissão de professor. O trabalho apresenta as reflexões de como se constroem, com base na implementação do currículo nacional, o aprendizado da matemática nas escolas e seus impasses quando implantados na prática. Diante disso, percebemos que a construção do currículo nacional tem base nas experiências práticas dos alunos no seu cotidiano aliado à realidade vivenciada. 2022-10-11T19:58:50Z 2022-10-11T19:58:50Z 2022-08-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BATISTA, Maria Sineia da Silva. O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professor de Matemática
BNCC
Desafios e dificuldades
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Professor de Matemática
BNCC
Desafios e dificuldades
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
BATISTA, Maria Sineia da Silva
O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
topic_facet Professor de Matemática
BNCC
Desafios e dificuldades
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O professor de matemática do Ensino Fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da Educação”, permeiam pelos caminhos difíceis que o professor enfrenta no momento de ministrar a aula, durante a construção do seu planejamento até a sua prática em sala de aula, alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluindo a interferência das condições do espaço físico da escola, assim como as questões pedagógicas, de entendimento, de conceitos, de competências e habilidades. A pesquisa, de cunho bibliográfico, conta com citações de diversos autores, como: Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorin, Westerley Antonio Santos, Maria Isabel Cunha, dentre outros da área da educação que estudam sobre os desafios e refletem sobre as melhorias na profissão de professor. O trabalho apresenta as reflexões de como se constroem, com base na implementação do currículo nacional, o aprendizado da matemática nas escolas e seus impasses quando implantados na prática. Diante disso, percebemos que a construção do currículo nacional tem base nas experiências práticas dos alunos no seu cotidiano aliado à realidade vivenciada.
author_additional ROZAL, Edilene Farias
author_additionalStr ROZAL, Edilene Farias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BATISTA, Maria Sineia da Silva
title O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
title_short O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
title_full O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
title_fullStr O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
title_full_unstemmed O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
title_sort o professor de matemática do ensino fundamental ii: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589
_version_ 1787155318647554048
score 11.753735