/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O p...
Autor principal: | BATISTA, Maria Sineia da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4589 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45892022-12-06T14:02:37Z O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. BATISTA, Maria Sineia da Silva ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Professor de Matemática BNCC Desafios e dificuldades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O professor de matemática do Ensino Fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da Educação”, permeiam pelos caminhos difíceis que o professor enfrenta no momento de ministrar a aula, durante a construção do seu planejamento até a sua prática em sala de aula, alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluindo a interferência das condições do espaço físico da escola, assim como as questões pedagógicas, de entendimento, de conceitos, de competências e habilidades. A pesquisa, de cunho bibliográfico, conta com citações de diversos autores, como: Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorin, Westerley Antonio Santos, Maria Isabel Cunha, dentre outros da área da educação que estudam sobre os desafios e refletem sobre as melhorias na profissão de professor. O trabalho apresenta as reflexões de como se constroem, com base na implementação do currículo nacional, o aprendizado da matemática nas escolas e seus impasses quando implantados na prática. Diante disso, percebemos que a construção do currículo nacional tem base nas experiências práticas dos alunos no seu cotidiano aliado à realidade vivenciada. 2022-10-11T19:58:50Z 2022-10-11T19:58:50Z 2022-08-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BATISTA, Maria Sineia da Silva. O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Professor de Matemática BNCC Desafios e dificuldades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Professor de Matemática BNCC Desafios e dificuldades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA BATISTA, Maria Sineia da Silva O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. |
topic_facet |
Professor de Matemática BNCC Desafios e dificuldades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O professor de matemática do Ensino Fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da Educação”, permeiam pelos caminhos difíceis que o professor enfrenta no momento de ministrar a aula, durante a construção do seu planejamento até a sua prática em sala de aula, alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluindo a interferência das condições do espaço físico da escola, assim como as questões pedagógicas, de entendimento, de conceitos, de competências e habilidades. A pesquisa, de cunho bibliográfico, conta com citações de diversos autores, como: Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorin, Westerley Antonio Santos, Maria Isabel Cunha, dentre outros da área da educação que estudam sobre os desafios e refletem sobre as melhorias na profissão de professor. O trabalho apresenta as reflexões de como se constroem, com base na implementação do currículo nacional, o aprendizado da matemática nas escolas e seus impasses quando implantados na prática. Diante disso, percebemos que a construção do currículo nacional tem base nas experiências práticas dos alunos no seu cotidiano aliado à realidade vivenciada. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BATISTA, Maria Sineia da Silva |
title |
O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. |
title_short |
O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. |
title_full |
O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. |
title_fullStr |
O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. |
title_full_unstemmed |
O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. |
title_sort |
o professor de matemática do ensino fundamental ii: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589 |
_version_ |
1787155318647554048 |
score |
11.753735 |