/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do P...
Autor principal: | MATOS, Thais do Socorro do Nascimento |
---|---|
Outros Autores: | PORTILHO, Luana Coelho, MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4775 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-47752022-11-30T19:29:29Z Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento MATOS, Thais do Socorro do Nascimento PORTILHO, Luana Coelho MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Pibid Alfabetização Letramento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental. 2022-11-29T21:03:15Z 2022-11-29T21:03:15Z 2022-10-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MATOS, Thais do Socorro do Nascimento; MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; PORTILHO, Luana Coelho. Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento. In: ENCONTRO PARAENSE DE LICENCIATURAS, 2020, Bragança-PA. Resumo Expandido. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 04 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Resumo Expandido (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Pibid Alfabetização Letramento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Pibid Alfabetização Letramento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MATOS, Thais do Socorro do Nascimento Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento |
topic_facet |
Pibid Alfabetização Letramento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental. |
author_additional |
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
author_additionalStr |
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MATOS, Thais do Socorro do Nascimento |
author2 |
PORTILHO, Luana Coelho MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário |
author2Str |
PORTILHO, Luana Coelho MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário |
title |
Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento |
title_short |
Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento |
title_full |
Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento |
title_fullStr |
Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento |
title_full_unstemmed |
Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento |
title_sort |
percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775 |
_version_ |
1787155353234833408 |
score |
11.755432 |