Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento

O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do P...

ver descrição completa

Autor principal: MATOS, Thais do Socorro do Nascimento
Outros Autores: PORTILHO, Luana Coelho, MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4775
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-47752022-11-30T19:29:29Z Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento MATOS, Thais do Socorro do Nascimento PORTILHO, Luana Coelho MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Pibid Alfabetização Letramento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental. 2022-11-29T21:03:15Z 2022-11-29T21:03:15Z 2022-10-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MATOS, Thais do Socorro do Nascimento; MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; PORTILHO, Luana Coelho. Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento. In: ENCONTRO PARAENSE DE LICENCIATURAS, 2020, Bragança-PA. Resumo Expandido. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 04 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Resumo Expandido (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Pibid
Alfabetização
Letramento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Pibid
Alfabetização
Letramento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MATOS, Thais do Socorro do Nascimento
Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
topic_facet Pibid
Alfabetização
Letramento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental.
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MATOS, Thais do Socorro do Nascimento
author2 PORTILHO, Luana Coelho
MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário
author2Str PORTILHO, Luana Coelho
MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário
title Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
title_short Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
title_full Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
title_fullStr Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
title_sort percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775
_version_ 1787155353234833408
score 11.755432