/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; pr...
Autor principal: | SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | FREITAS, Yasmin Suany Tavares, CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4794 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-47942022-12-01T03:06:04Z Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos FREITAS, Yasmin Suany Tavares CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues Alfabetização Letramento PIBID Ensino fundamental O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção. 2022-11-30T21:13:51Z 2022-11-30T21:13:51Z 2022-10-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança. In: MORBACH, Joelma (org.). Diálogos entre o ensino superior e a educação básica. 1. ed. Belém: EditAedi / UFPA, 2022. p. 92-100. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794 por Diálogos entre o ensino superior e a educação básica Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Alfabetização Letramento PIBID Ensino fundamental |
spellingShingle |
Alfabetização Letramento PIBID Ensino fundamental SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança |
topic_facet |
Alfabetização Letramento PIBID Ensino fundamental |
description |
O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro |
author |
SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos |
author2 |
FREITAS, Yasmin Suany Tavares CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
author2Str |
FREITAS, Yasmin Suany Tavares CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
title |
Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança |
title_short |
Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança |
title_full |
Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança |
title_fullStr |
Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança |
title_full_unstemmed |
Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança |
title_sort |
práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no pibid da ufpa - campus bragança |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794 |
_version_ |
1787155357999562752 |
score |
11.680425 |