Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro

Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança

O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; pr...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos
Outros Autores: FREITAS, Yasmin Suany Tavares, CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4794
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-47942022-12-01T03:06:04Z Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos FREITAS, Yasmin Suany Tavares CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues Alfabetização Letramento PIBID Ensino fundamental O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção. 2022-11-30T21:13:51Z 2022-11-30T21:13:51Z 2022-10-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança. In: MORBACH, Joelma (org.). Diálogos entre o ensino superior e a educação básica. 1. ed. Belém: EditAedi / UFPA, 2022. p. 92-100. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794 por Diálogos entre o ensino superior e a educação básica Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Letramento
PIBID
Ensino fundamental
spellingShingle Alfabetização
Letramento
PIBID
Ensino fundamental
SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos
Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
topic_facet Alfabetização
Letramento
PIBID
Ensino fundamental
description O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção.
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
author SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos
author2 FREITAS, Yasmin Suany Tavares
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author2Str FREITAS, Yasmin Suany Tavares
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
title Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
title_short Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
title_full Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
title_fullStr Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
title_full_unstemmed Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
title_sort práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no pibid da ufpa - campus bragança
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4794
_version_ 1787155357999562752
score 11.680425