Artigo

Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará

This scientific article is intended for course completion purposes, addressing the theme of rural education, with emphasis on the multiseriate classes that are predominant in schools in rural areas, with an emphasis on locations in the Amazon in the state of Pará, bringing my memories of former stud...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Tassia Gonçalves da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4898
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4898
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48982023-01-06T03:06:06Z Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará SILVA, Tassia Gonçalves da NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do http://lattes.cnpq.br/7040227647321399 Classes multisseriadas Educação do campo Dificuldades Multiseriate class Rural education Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL This scientific article is intended for course completion purposes, addressing the theme of rural education, with emphasis on the multiseriate classes that are predominant in schools in rural areas, with an emphasis on locations in the Amazon in the state of Pará, bringing my memories of former student from the Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. The study aims to discuss about Rural Education and the struggles of social movements for better living conditions and for the reaffirmation of public educational policies that value the rural individual within their particularities, and seeks to discuss the precariousness of teaching in rural areas in multiseriate classes. The research is of the bibliographic and autobiographical type and brings a qualitative approach, with theoretical basis in the studies of authors such as Hage, Caldart, Moraes, Barros and Côrrea. Finishing of the study, it can be seen that the problems faced by educators and students in rural schools are still far from over and that the struggle for the right to receive a quality education in the experience space of rural actors needs to be constant. O presente artigo, é destinado para fins de conclusão de curso, abordando a temática da educação do campo, com destaque sobre as classes multisseriadas que são predominantes nas escolas dos espaços rurais, com ênfase em localidades da Amazônia paraense, trazendo minhas memórias de ex aluna da Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. O objetivo é discutir sobre a Educação do Campo e as lutas dos movimentos sociais por melhores condições de vida e pela efetivação de políticas públicas educacionais que valorizem o sujeito do campo dentro das suas particularidades e, busca problematizar sobre a precarização do ensino nas classes multisseriadas. A pesquisa é do tipo bibliográfica e autobiográfica e traz abordagem qualitativa, com embasamento teórico nos estudos de autores como Hage, Caldart, Moraes, Barros e Côrrea. Ao final do estudo, pode ser observado que os problemas enfrentados pelos educadores e educandos das escolas rurais ainda está longe de terminar e que a luta pelo direito de receber uma educação de qualidade no espaço de vivência dos sujeitos do campo precisa ser constante. 2023-01-05T20:56:13Z 2023-01-05T20:56:13Z 2022-08-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Tassia Gonçalves da. Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará. Orientador: Sérgio Bandeira do Nascimento. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4898. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4898 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Classes multisseriadas
Educação do campo
Dificuldades
Multiseriate class
Rural education
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Classes multisseriadas
Educação do campo
Dificuldades
Multiseriate class
Rural education
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SILVA, Tassia Gonçalves da
Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará
topic_facet Classes multisseriadas
Educação do campo
Dificuldades
Multiseriate class
Rural education
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description This scientific article is intended for course completion purposes, addressing the theme of rural education, with emphasis on the multiseriate classes that are predominant in schools in rural areas, with an emphasis on locations in the Amazon in the state of Pará, bringing my memories of former student from the Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. The study aims to discuss about Rural Education and the struggles of social movements for better living conditions and for the reaffirmation of public educational policies that value the rural individual within their particularities, and seeks to discuss the precariousness of teaching in rural areas in multiseriate classes. The research is of the bibliographic and autobiographical type and brings a qualitative approach, with theoretical basis in the studies of authors such as Hage, Caldart, Moraes, Barros and Côrrea. Finishing of the study, it can be seen that the problems faced by educators and students in rural schools are still far from over and that the struggle for the right to receive a quality education in the experience space of rural actors needs to be constant.
author_additional NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do
author_additionalStr NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do
format Artigo
author SILVA, Tassia Gonçalves da
title Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará
title_short Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará
title_full Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará
title_fullStr Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará
title_full_unstemmed Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará
title_sort problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo presidente artur da costa e silva em concórdia do pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4898
_version_ 1787155345514168320
score 11.753896