/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA
O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando...
Autor principal: | SILVA, Vanessa Gonçalves da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4933 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-49332023-01-14T03:05:43Z Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA SILVA, Vanessa Gonçalves da MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de http://lattes.cnpq.br/4202561791565993 https://orcid.org/0000-0002-1481-9274 Educação patrimonial Preservação Memória Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando a partir do seu ensino, possibilidades de se repassar um estudo de maneira desvinculada aos moldes positivistas e eurocêntricos que assombram até hoje, o ensino patrimonial material local. A busca por um ensino de história material eficiente requer a associação e a utilização dos demais patrimônios culturais do nosso Estado, sendo eles, imateriais e naturais, visando alcançar um aprendizado multicultural, responsável pela construção da cultura do povo belenense. Garantindo ao professor de história o papel de destaque nesse processo de formação de identidade e cidadania, a partir da conscientização histórica e o entendimento que o tempo passado exerce em nosso dia-a-dia. 2023-01-12T23:56:23Z 2023-01-12T23:56:23Z 2022-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Vanessa Gonçalves da. Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA. Orientadora: Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação patrimonial Preservação Memória Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
spellingShingle |
Educação patrimonial Preservação Memória Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SILVA, Vanessa Gonçalves da Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA |
topic_facet |
Educação patrimonial Preservação Memória Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
description |
O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando a partir do seu ensino, possibilidades de se repassar um estudo de maneira desvinculada aos moldes positivistas e eurocêntricos que assombram até hoje, o ensino patrimonial material local. A busca por um ensino de história material eficiente requer a associação e a utilização dos demais patrimônios culturais do nosso Estado, sendo eles, imateriais e naturais, visando alcançar um aprendizado multicultural, responsável pela construção da cultura do povo belenense. Garantindo ao professor de história o papel de destaque nesse processo de formação de identidade e cidadania, a partir da conscientização histórica e o entendimento que o tempo passado exerce em nosso dia-a-dia. |
author_additional |
MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de |
author_additionalStr |
MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Vanessa Gonçalves da |
title |
Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA |
title_short |
Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA |
title_full |
Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA |
title_fullStr |
Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA |
title_full_unstemmed |
Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA |
title_sort |
educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de belém-pa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933 |
_version_ |
1787155409467867136 |
score |
11.687526 |