Artigo

Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA

O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Vanessa Gonçalves da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4933
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-49332023-01-14T03:05:43Z Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA SILVA, Vanessa Gonçalves da MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de http://lattes.cnpq.br/4202561791565993 https://orcid.org/0000-0002-1481-9274 Educação patrimonial Preservação Memória Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando a partir do seu ensino, possibilidades de se repassar um estudo de maneira desvinculada aos moldes positivistas e eurocêntricos que assombram até hoje, o ensino patrimonial material local. A busca por um ensino de história material eficiente requer a associação e a utilização dos demais patrimônios culturais do nosso Estado, sendo eles, imateriais e naturais, visando alcançar um aprendizado multicultural, responsável pela construção da cultura do povo belenense. Garantindo ao professor de história o papel de destaque nesse processo de formação de identidade e cidadania, a partir da conscientização histórica e o entendimento que o tempo passado exerce em nosso dia-a-dia. 2023-01-12T23:56:23Z 2023-01-12T23:56:23Z 2022-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Vanessa Gonçalves da. Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA. Orientadora: Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação patrimonial
Preservação
Memória
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
spellingShingle Educação patrimonial
Preservação
Memória
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SILVA, Vanessa Gonçalves da
Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA
topic_facet Educação patrimonial
Preservação
Memória
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
description O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando a partir do seu ensino, possibilidades de se repassar um estudo de maneira desvinculada aos moldes positivistas e eurocêntricos que assombram até hoje, o ensino patrimonial material local. A busca por um ensino de história material eficiente requer a associação e a utilização dos demais patrimônios culturais do nosso Estado, sendo eles, imateriais e naturais, visando alcançar um aprendizado multicultural, responsável pela construção da cultura do povo belenense. Garantindo ao professor de história o papel de destaque nesse processo de formação de identidade e cidadania, a partir da conscientização histórica e o entendimento que o tempo passado exerce em nosso dia-a-dia.
author_additional MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de
author_additionalStr MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de
format Artigo
author SILVA, Vanessa Gonçalves da
title Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA
title_short Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA
title_full Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA
title_fullStr Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA
title_full_unstemmed Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA
title_sort educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de belém-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4933
_version_ 1787155409467867136
score 11.687526