Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Análise da relação entre coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças

Há um crescente número de estudos indicando que adequados níveis de coordenação motora, além de serem essenciais ao desenvolvimento infantil em geral, estão relacionados especificamente com o desempenho cognitivo. Entretanto, até o momento, poucos estudos têm feito relação entre essas variáveis no e...

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Autor principal: CIOFFI, Mônica Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/501
Resumo:
Há um crescente número de estudos indicando que adequados níveis de coordenação motora, além de serem essenciais ao desenvolvimento infantil em geral, estão relacionados especificamente com o desempenho cognitivo. Entretanto, até o momento, poucos estudos têm feito relação entre essas variáveis no estado do Pará e na região Amazônica. Neste contexto, compreender as relações entre estas variáveis poderá fornecer informações úteis para implementação de programas de intervenção. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre os níveis de coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças. A amostra foi composta por 104 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos. Os níveis de coordenação e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se o teste Körperkoordination Test für Kinder(KTK)e as avaliações semestrais respectivamente. Para análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram fracas correlações entre saltos laterais e a nota de Língua Portuguesa (rho = 0,39) e Matemática (rho = 0,29)no sexo masculino. Com isso, concluiu-se de modo geral que não há correlação significativa entre coordenação motora e desempenho acadêmico em alunos de ambos os sexos na amostra estudada.