Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança

This research aims to carry out an analysis of the educational-artistic-formative processes for inclusive education from the autobiographical reports of an artist-teacher-researcher with hearing impairment under formation in the Faculty of Dance. It aims to bring the point of view from the experienc...

ver descrição completa

Autor principal: TEIXEIRA, Ana Clara Lira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5233
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5233
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52332023-03-13T19:39:27Z Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança TEIXEIRA, Ana Clara Lira KREJCOVÁ, Lane Viana http://lattes.cnpq.br/2604693973864638 Educação Inclusiva Formação do Professor Deficiência auditiva Autobiografia Análise Inclusive Education Teacher Training Hearing deficiency Autobiography Analysis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This research aims to carry out an analysis of the educational-artistic-formative processes for inclusive education from the autobiographical reports of an artist-teacher-researcher with hearing impairment under formation in the Faculty of Dance. It aims to bring the point of view from the experiences of a student with hearing impairment and her journey through the formal education processes and those of inclusion with especial attention to the role of the teacher in the educational institution, which are often not prepared to deal with students with deficiency. We consider in this work that the formation of a teacher is continuous, especially when it comes to the knowledge of the student’s deficiences, and that the formation processes are dependent on the knowledge of the reality from those who experience it. Thus, from my point of view, I intend to present the issue of hearing impairment and the process of inclusion of the deaf person in the formal education context from the perspective of a student-artist-teacher-in-training with hearing impairment. I defend the idea that a whole study of how to deal and create methodological strategies to work with people with disabilities is mandatory in the process of formation of teachers, which includes the knowledge about the routine of their students with deficiency outside the classroom and the school. Esta pesquisa tem como o objetivo de realizar uma análise dos processos educacionais-artístico-formativos para a educação inclusiva a partir dos relatos autobiográficos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva em Licenciatura em Dança. Objetiva trazer um olhar, a partir dos relatos de experiência de uma aluna com deficiência auditiva, sobre a realidade da formação educacional, dos processos de inclusão e do papel do professor na instituição de ensino, que muitas vezes não estão preparados para lidar com alunos com deficiência. Consideramos neste trabalho que a formação de um professor é contínua, principalmente quando se trata do conhecimento da deficiência de seu aluno, e que os processos de formação perpassam pelo conhecimento da realidade a partir daqueles que a vivenciam. Assim, pretendo aqui colocar, a partir do meu ponto de vista, a questão da deficiência auditiva e o processo de inclusão da pessoa surda no contexto educacional pela perspectiva de uma aluna-artista-professora em formação com deficiência auditiva. Vejo como necessário na formação de professores todo um estudo de como lidar e criar estratégias metodológicas para trabalhar com pessoas com deficiências, e conhecer a rotina do seu aluno a partir de fora da sala de aula e da escola. 2023-02-08T15:29:37Z 2023-02-08T15:29:37Z 2022-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TEIXEIRA, Ana Clara Lira. Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança. Orientadora: Lane Viana Krejcová. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5233. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5233 Acesso Aberto via e-mail
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação Inclusiva
Formação do Professor
Deficiência auditiva
Autobiografia
Análise
Inclusive Education
Teacher Training
Hearing deficiency
Autobiography
Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Educação Inclusiva
Formação do Professor
Deficiência auditiva
Autobiografia
Análise
Inclusive Education
Teacher Training
Hearing deficiency
Autobiography
Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
TEIXEIRA, Ana Clara Lira
Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
topic_facet Educação Inclusiva
Formação do Professor
Deficiência auditiva
Autobiografia
Análise
Inclusive Education
Teacher Training
Hearing deficiency
Autobiography
Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This research aims to carry out an analysis of the educational-artistic-formative processes for inclusive education from the autobiographical reports of an artist-teacher-researcher with hearing impairment under formation in the Faculty of Dance. It aims to bring the point of view from the experiences of a student with hearing impairment and her journey through the formal education processes and those of inclusion with especial attention to the role of the teacher in the educational institution, which are often not prepared to deal with students with deficiency. We consider in this work that the formation of a teacher is continuous, especially when it comes to the knowledge of the student’s deficiences, and that the formation processes are dependent on the knowledge of the reality from those who experience it. Thus, from my point of view, I intend to present the issue of hearing impairment and the process of inclusion of the deaf person in the formal education context from the perspective of a student-artist-teacher-in-training with hearing impairment. I defend the idea that a whole study of how to deal and create methodological strategies to work with people with disabilities is mandatory in the process of formation of teachers, which includes the knowledge about the routine of their students with deficiency outside the classroom and the school.
author_additional KREJCOVÁ, Lane Viana
author_additionalStr KREJCOVÁ, Lane Viana
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TEIXEIRA, Ana Clara Lira
title Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
title_short Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
title_full Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
title_fullStr Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
title_full_unstemmed Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
title_sort dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5233
_version_ 1787155432731574272
score 11.753735