Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica

Scientific dissemination is currently standing out in the virtual environment, because due to the covid-19 pandemic, which killed about 14.9 million people, by the year 2020. And with the mass media, they mobilized to help in social isolation, causing the dissemination of scientific news through the...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Reinaldo de Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5277
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5277
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52772023-02-28T03:06:28Z Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica PEREIRA, Reinaldo de Lima PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera http://lattes.cnpq.br/5642784995274060 Covid-19 Divulgação científica Materiais audiovisuais Netnográfia Redes sociais Covide-19 Scientific dissemination Audiovisual materials Netnographics Social networks CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Scientific dissemination is currently standing out in the virtual environment, because due to the covid-19 pandemic, which killed about 14.9 million people, by the year 2020. And with the mass media, they mobilized to help in social isolation, causing the dissemination of scientific news through the internet quickly. Consequently, the teaching-learning process needed to adapt to remote teaching with the use of technologies available and accessible to students. In view of this, there was also a need to create virtual platforms on the pages of the Physics Laboratories of the Abaetetuba Campus, and on social networks such as Facebook and Instagram, in order to promote scientific dissemination. Initially, making the community aware of health care and passing on true information from reliable sources. Managing to cover approximately almost 30 thousand people. And with the creation of the LFCA pages, quality audiovisual materials made available on social networks began to be observed, it became necessary to devise strategies to engage the public closer to scientific culture. In this sense, in this work, materials were created for scientific dissemination, providing greater engagement and reaching an ever-increasing audience. The analysis of the reach of the pages created outside through netnographic studies, which made it possible to improve projects and dissemination strategies. Thus, it is possible to conclude that existing technologies, such as social networks, can be tools that contribute to decisionmaking, scientific dissemination and still allow the inclusion of all, thus becoming a great instrument for teaching and learning in the areas of science. A divulgação científica, vem se destacando atualmente no meio virtual, pois devido a pandemia do covid-19, que vitimou cerca de 14,9 milhões de pessoas, até o ano de 2020. E com os meios de comunicação em massa se mobilizaram para ajudar no isolamento social, provocando a disseminação de notícias científicas por meio da internet rapidamente. Conseguintemente o processo de ensino-aprendizado precisou se adaptaram ao ensino remoto com o uso de tecnologias disponíveis e acessíveis para os alunos. Diante disso, houve também a necessidade de criar plataformas virtuais nas páginas dos Laboratórios de Física do Campus de Abaetetuba, e em redes sociais como Facebook e Instagram, visando promover a difusão científica. Inicialmente, conscientizando a comunidade sobre os cuidados com a saúde e repassando informações verdadeiras com fontes confiáveis. Conseguindo abranger aproximadamente quase 30 mil pessoas. E com a criação das páginas do LFCA começaram a observa-se materiais audiovisuais de qualidade disponibilizados pelas redes sociais, tornou-se necessário elaborar estratégias para engajar o público para mais perto da cultura científica. Nesse sentido, no presente trabalho foram criados materiais para a divulgação científica, proporcionando um maior engajamento e atingindo um público cada vez maior. A análise do alcance das páginas criadas fora através de estudos netnográficos o que possibilitou um melhoramento dos projetos e estratégias de divulgação. Assim, é possível concluir que as tecnologias existentes, como as redes sociais podem ser ferramentas que contribuem para a tomada de decisões, divulgação científica e ainda permitem a inclusão de todos, tornando-se assim um ótimo instrumento para o ensino e aprendizagem nas áreas de ciência. 2023-02-27T14:03:36Z 2023-02-27T14:03:36Z 2022-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Reinaldo de Lima. Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica. Orientador: Gabriel Adolfo Cabrera Pasca. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5277. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5277 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Covid-19
Divulgação científica
Materiais audiovisuais
Netnográfia
Redes sociais
Covide-19
Scientific dissemination
Audiovisual materials
Netnographics
Social networks
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Covid-19
Divulgação científica
Materiais audiovisuais
Netnográfia
Redes sociais
Covide-19
Scientific dissemination
Audiovisual materials
Netnographics
Social networks
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
PEREIRA, Reinaldo de Lima
Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
topic_facet Covid-19
Divulgação científica
Materiais audiovisuais
Netnográfia
Redes sociais
Covide-19
Scientific dissemination
Audiovisual materials
Netnographics
Social networks
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Scientific dissemination is currently standing out in the virtual environment, because due to the covid-19 pandemic, which killed about 14.9 million people, by the year 2020. And with the mass media, they mobilized to help in social isolation, causing the dissemination of scientific news through the internet quickly. Consequently, the teaching-learning process needed to adapt to remote teaching with the use of technologies available and accessible to students. In view of this, there was also a need to create virtual platforms on the pages of the Physics Laboratories of the Abaetetuba Campus, and on social networks such as Facebook and Instagram, in order to promote scientific dissemination. Initially, making the community aware of health care and passing on true information from reliable sources. Managing to cover approximately almost 30 thousand people. And with the creation of the LFCA pages, quality audiovisual materials made available on social networks began to be observed, it became necessary to devise strategies to engage the public closer to scientific culture. In this sense, in this work, materials were created for scientific dissemination, providing greater engagement and reaching an ever-increasing audience. The analysis of the reach of the pages created outside through netnographic studies, which made it possible to improve projects and dissemination strategies. Thus, it is possible to conclude that existing technologies, such as social networks, can be tools that contribute to decisionmaking, scientific dissemination and still allow the inclusion of all, thus becoming a great instrument for teaching and learning in the areas of science.
author_additional PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera
author_additionalStr PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PEREIRA, Reinaldo de Lima
title Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
title_short Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
title_full Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
title_fullStr Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
title_full_unstemmed Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
title_sort divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de física do campus de abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5277
_version_ 1787155436891275264
score 11.753735