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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Geração de modelo de regressão linear múltipla, a partir dos dados do software medina, para prever o afundamento de trilha de roda em função de parâmetros do tráfego, da base e do subleito
The design of flexible pavements is in the process of adaptation, the tendency is to gradually replace empirical methods with empirical-mechanistic methods, such as the MeDiNa method. However, the MeDiNa software requires complex tests for the complete characterization of the materials, which are...
Autor principal: | ALMEIDA, Danilo Ferreira de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52782023-03-01T03:06:31Z Geração de modelo de regressão linear múltipla, a partir dos dados do software medina, para prever o afundamento de trilha de roda em função de parâmetros do tráfego, da base e do subleito ALMEIDA, Danilo Ferreira de AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo http://lattes.cnpq.br/2898030959868513 Modelo de previsão Afundamento de trilha roda MeDiNa Dimensionamento de Pavimento Regressão Linear Prediction model Wheel track subsidence MeDiNa Pavement design Multiple linear regression CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL The design of flexible pavements is in the process of adaptation, the tendency is to gradually replace empirical methods with empirical-mechanistic methods, such as the MeDiNa method. However, the MeDiNa software requires complex tests for the complete characterization of the materials, which are not widely accessible, especially in the North region of Brazil. This induces the designer to search for correlations in the literature to obtain the MeDiNa input parameters, which adds uncertainties and produces errors in the dimensioning. Therefore, this work aims to generate a model for predicting Wheel Track Sink (ATR) as a function of traffic, base and subgrade parameters. For this purpose, four parameters of the base and subgrade were varied in five levels and the traffic in two levels, which resulted in 1250 simulation scenarios, which were introduced in MeDiNa for the calculation of ATR. With data from 1250 simulation scenarios, a multiple linear regression model was created to predict the results of ATR and these results were compared with those calculated by the MeDiNa software. The main results were: the ATR prediction model presented R² = 0.693, that is, approximately 70% of the results are explained by the model, a good result considering that only 5 variables were used to characterize the materials; The permanent deformation parameters Ψ4 and Ψ3 were the parameters that most modified, directly and inversely proportionally, respectively, the ATR results; The Poisson coefficient and the N number (traffic) were the parameters that least modified the ATR results. Finally, it is concluded that the objective was achieved and that the model is an important tool to assist the designer in making decisions about the design of floors using the MeDiNa software. O dimensionamento de pavimentos flexíveis encontra-se em processo de adaptação, a tendência é substituir gradualmente métodos empíricos por métodos empíricomecanísticos, como o método MeDiNa. No entanto, o software MeDiNa exige ensaios complexos para a completa caracterização dos materiais e que não são amplamente acessíveis, especialmente na região Norte do Brasil. Isto induz o projetista a buscar correlações na literatura para obter os parâmetros de entrada do MeDiNa, o que agrega incertezas e produz erros no dimensionamento. Por isso, este trabalho objetiva gerar um modelo de previsão do Afundamento de Trilha de Roda (ATR) em função de parâmetros do tráfego, da base e subleito. Para tanto, foram variados quatro parâmetros da base e subleito em cinco níveis e o tráfego em dois níveis o que resultou em 1250 cenários de simulação e introduzidos no MeDiNa para o cálculo de ATR. Com os dados dos 1250 cenários de simulação, criou-se um modelo de regressão linear múltipla para prever os resultados de ATR e comparou-se estes resultados com os calculados pelo software MeDiNa. Os principais resultados foram: o modelo de previsão do ATR apresentou R² = 0,693, isto é, aproximadamente 70% dos resultados são explicados pelo modelo, um bom resultado considerando que foram utilizadas apenas 5 variáveis para caracterizar os materiais; Os parâmetros de deformação permanente Ψ4 e Ψ3 foram os parâmetros que mais modificaram, de modo diretamente e inversamente proporcional, respectivamente, os resultados de ATR; O coeficiente de Poisson e o número N (tráfego) foram os parâmetros que menos modificaram os resultados de ATR. Por fim, conclui-se o objetivo foi alcançado e que o modelo é uma importante ferramenta para auxiliar o projetista na tomada de decisão acerca do dimensionamento de pavimentos com uso do software MeDiNa. 2023-02-27T14:22:51Z 2023-02-27T14:22:51Z 2022-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Danilo Ferreira de. Geração de modelo de regressão linear múltipla, a partir dos dados do software medina, para prever o afundamento de trilha de roda em função de parâmetros do tráfego, da base e do subleito. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Civil. Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5278. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5278 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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The design of flexible pavements is in the process of adaptation, the tendency is to
gradually replace empirical methods with empirical-mechanistic methods, such as the
MeDiNa method. However, the MeDiNa software requires complex tests for the
complete characterization of the materials, which are not widely accessible, especially
in the North region of Brazil. This induces the designer to search for correlations in the
literature to obtain the MeDiNa input parameters, which adds uncertainties and
produces errors in the dimensioning. Therefore, this work aims to generate a model for
predicting Wheel Track Sink (ATR) as a function of traffic, base and subgrade
parameters. For this purpose, four parameters of the base and subgrade were varied
in five levels and the traffic in two levels, which resulted in 1250 simulation scenarios,
which were introduced in MeDiNa for the calculation of ATR. With data from 1250
simulation scenarios, a multiple linear regression model was created to predict the
results of ATR and these results were compared with those calculated by the MeDiNa
software. The main results were: the ATR prediction model presented R² = 0.693, that
is, approximately 70% of the results are explained by the model, a good result
considering that only 5 variables were used to characterize the materials; The
permanent deformation parameters Ψ4 and Ψ3 were the parameters that most
modified, directly and inversely proportionally, respectively, the ATR results; The
Poisson coefficient and the N number (traffic) were the parameters that least modified
the ATR results. Finally, it is concluded that the objective was achieved and that the
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