Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental

This research aimed to show the importance of the applicability of affectivity in the pedagogical practices of literacy and literacy in the early years of elementary school. For this, a bibliographical research was carried out, where there was a survey of several works by important authors that d...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Carla Gabriela do Lago
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5391
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5391
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53912023-03-10T03:05:15Z A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental COSTA, Carla Gabriela do Lago GOMES, Geise do Socorro Lima http://lattes.cnpq.br/1752787535007263 Alfabetização Letramento Afetividade Literacy Affection Ensino fundamental Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This research aimed to show the importance of the applicability of affectivity in the pedagogical practices of literacy and literacy in the early years of elementary school. For this, a bibliographical research was carried out, where there was a survey of several works by important authors that deal with literacy and literacy and the relevance of affectivity for education and development, both cognitive and several other skills of children. Based on the analyses, we made some considerations regarding some existing issues and aspects regarding the teaching and learning of reading and writing and about the relationships of social interactions and affectivity in the development of children in Jean Piaget's conceptions, in which, from Based on the given considerations, we analyzed and correlated the value of social interactions and affectivity in teachers' practices for teaching children to read and write. Finally, we can consider that the process of literacy and literacy is quite complex, having several peculiarities to be considered in this process, thus, it is of great importance that teachers recognize and consider these various facets, in which affectivity will be paramount for the children's learning development. Esta pesquisa teve como propósito mostrar a importância da aplicabilidade da afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que tratam da alfabetização e letramento e da relevância da afetividade para a educação e desenvolvimento tanto cognitivo, como de diversas outras habilidades das crianças. A partir das análises, fizemos algumas considerações com relação à algumas problemáticas e aspectos existentes com relação ao ensino aprendizagem da leitura e escrita e sobre as relações das interações sociais e da afetividade no desenvolvimento das crianças nas concepções de Jean Piaget, na qual, a partir das dadas considerações, analisamos e correlacionamos sobre o valor das interações sociais e da afetividade nas práticas dos docentes para o ensino da leitura e escrita das crianças. Por fim, podemos considerar que o processo de alfabetização e letramento é bastante complexo, possuindo diversas peculiaridades a serem consideradas neste processo, assim, é de grande relevância que os professores reconheçam e considerem estas variadas facetas, na qual, a afetividade será primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. 2023-03-09T16:24:59Z 2023-03-09T16:24:59Z 2022-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Carla Gabriela do Lago. A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5391. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5391 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Letramento
Afetividade
Literacy
Affection
Ensino fundamental
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Afetividade
Literacy
Affection
Ensino fundamental
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
COSTA, Carla Gabriela do Lago
A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
topic_facet Alfabetização
Letramento
Afetividade
Literacy
Affection
Ensino fundamental
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This research aimed to show the importance of the applicability of affectivity in the pedagogical practices of literacy and literacy in the early years of elementary school. For this, a bibliographical research was carried out, where there was a survey of several works by important authors that deal with literacy and literacy and the relevance of affectivity for education and development, both cognitive and several other skills of children. Based on the analyses, we made some considerations regarding some existing issues and aspects regarding the teaching and learning of reading and writing and about the relationships of social interactions and affectivity in the development of children in Jean Piaget's conceptions, in which, from Based on the given considerations, we analyzed and correlated the value of social interactions and affectivity in teachers' practices for teaching children to read and write. Finally, we can consider that the process of literacy and literacy is quite complex, having several peculiarities to be considered in this process, thus, it is of great importance that teachers recognize and consider these various facets, in which affectivity will be paramount for the children's learning development.
author_additional GOMES, Geise do Socorro Lima
author_additionalStr GOMES, Geise do Socorro Lima
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Carla Gabriela do Lago
title A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
title_short A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
title_full A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
title_fullStr A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
title_full_unstemmed A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
title_sort afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5391
_version_ 1787155458821193728
score 11.753735