/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetiv...
Autor principal: | OLIVEIRA, Lindraci Pardim de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5458 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54582023-03-29T03:05:32Z Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA OLIVEIRA, Lindraci Pardim de PONTES, Dienne Marly de Souza Mémorias Práticas pedagógicas Aprendizagem e ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetivo especifico, refletir sobre a construção desses saberes docentes, bem somo se esses refletem a pratica de sala de aula. Acredito na relevância do tema para a comunidade em geral, haja vista que a pratica pedagógica adotada pelo educador, são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do educando. Desta forma, para contemplar a temática utilizarei o gênero acadêmico memorial, pois é gênero cientifico que permite e oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivencias passadas, possibilitando ao autor refletir sobre suas conquistas e traçar objetivos. Para fundamentar teoricamente este trabalho buscou-se em Tardif (2005) que fala sobre as influencias sociais e profissionais que somadas as teorias adquiridas no decorrer de sua formação, resultarão na prática que adotará em sala de aula. Em Freire (1986) que enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Esta dividido em cinco capítulos estruturados através da minha história de vida. Para finalizar estarei tecendo as considerações acerca dos resultados obtidos. 2023-03-28T15:37:39Z 2023-03-28T15:37:39Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Lindraci Pardim de. Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Mémorias Práticas pedagógicas Aprendizagem e ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Mémorias Práticas pedagógicas Aprendizagem e ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OLIVEIRA, Lindraci Pardim de Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA |
topic_facet |
Mémorias Práticas pedagógicas Aprendizagem e ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetivo especifico, refletir sobre a construção desses saberes docentes, bem somo se esses refletem a pratica de sala de aula. Acredito na relevância do tema para a comunidade em geral, haja vista que a pratica pedagógica adotada pelo educador, são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do educando. Desta forma, para contemplar a temática utilizarei o gênero acadêmico memorial, pois é gênero cientifico que permite e oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivencias passadas, possibilitando ao autor refletir sobre suas conquistas e traçar objetivos. Para fundamentar teoricamente este trabalho buscou-se em Tardif (2005) que fala sobre as influencias sociais e profissionais que somadas as teorias adquiridas no decorrer de sua formação, resultarão na prática que adotará em sala de aula. Em Freire (1986) que enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Esta dividido em cinco capítulos estruturados através da minha história de vida. Para finalizar estarei tecendo as considerações acerca dos resultados obtidos. |
author_additional |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
author_additionalStr |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
OLIVEIRA, Lindraci Pardim de |
title |
Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA |
title_short |
Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA |
title_full |
Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA |
title_fullStr |
Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA |
title_full_unstemmed |
Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA |
title_sort |
da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de anapu/pa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458 |
_version_ |
1787155483732213760 |
score |
11.755432 |