Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA

A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetiv...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Lindraci Pardim de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5458
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54582023-03-29T03:05:32Z Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA OLIVEIRA, Lindraci Pardim de PONTES, Dienne Marly de Souza Mémorias Práticas pedagógicas Aprendizagem e ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetivo especifico, refletir sobre a construção desses saberes docentes, bem somo se esses refletem a pratica de sala de aula. Acredito na relevância do tema para a comunidade em geral, haja vista que a pratica pedagógica adotada pelo educador, são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do educando. Desta forma, para contemplar a temática utilizarei o gênero acadêmico memorial, pois é gênero cientifico que permite e oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivencias passadas, possibilitando ao autor refletir sobre suas conquistas e traçar objetivos. Para fundamentar teoricamente este trabalho buscou-se em Tardif (2005) que fala sobre as influencias sociais e profissionais que somadas as teorias adquiridas no decorrer de sua formação, resultarão na prática que adotará em sala de aula. Em Freire (1986) que enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Esta dividido em cinco capítulos estruturados através da minha história de vida. Para finalizar estarei tecendo as considerações acerca dos resultados obtidos. 2023-03-28T15:37:39Z 2023-03-28T15:37:39Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Lindraci Pardim de. Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Mémorias
Práticas pedagógicas
Aprendizagem e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Mémorias
Práticas pedagógicas
Aprendizagem e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Lindraci Pardim de
Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
topic_facet Mémorias
Práticas pedagógicas
Aprendizagem e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetivo especifico, refletir sobre a construção desses saberes docentes, bem somo se esses refletem a pratica de sala de aula. Acredito na relevância do tema para a comunidade em geral, haja vista que a pratica pedagógica adotada pelo educador, são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do educando. Desta forma, para contemplar a temática utilizarei o gênero acadêmico memorial, pois é gênero cientifico que permite e oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivencias passadas, possibilitando ao autor refletir sobre suas conquistas e traçar objetivos. Para fundamentar teoricamente este trabalho buscou-se em Tardif (2005) que fala sobre as influencias sociais e profissionais que somadas as teorias adquiridas no decorrer de sua formação, resultarão na prática que adotará em sala de aula. Em Freire (1986) que enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Esta dividido em cinco capítulos estruturados através da minha história de vida. Para finalizar estarei tecendo as considerações acerca dos resultados obtidos.
author_additional PONTES, Dienne Marly de Souza
author_additionalStr PONTES, Dienne Marly de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Lindraci Pardim de
title Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
title_short Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
title_full Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
title_fullStr Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
title_full_unstemmed Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
title_sort da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de anapu/pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5458
_version_ 1787155483732213760
score 11.755432