Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá

Este memorial acadêmico de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal do Pará/ PARFOR, abordara o tema: a importância da alfabetização dentro de uma perspectiva estimuladora e motivadora, que possibilite ao aluno o contato com os diversos gêneros textuais, permitindo a ele fazer uso socia...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5467
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5467
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54672023-03-31T03:05:17Z De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e PONTES, Dienne Marly de Souza Alfabetização Memórias e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este memorial acadêmico de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal do Pará/ PARFOR, abordara o tema: a importância da alfabetização dentro de uma perspectiva estimuladora e motivadora, que possibilite ao aluno o contato com os diversos gêneros textuais, permitindo a ele fazer uso social da leitura e da escrita. Para isso, estarei relatando fatos da minha infância e todas as dificuldades que enfrentei ainda bem pequena, para frequentar e me manter na escola em que fui alfabetizada através da memorização das famílias silábicas, com a utilização das antigas Cartilhas do A B C. Para desenvolver este trabalho utilizei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica, com abordagem qualitativa. Para referendar teoricamente este trabalho, utilizou-se as abordagens de Freire (1996), que faz importantes reflexões sobre valorizar o conhecimento prévio do aluno. Ferreiro (1996), quando nos fala sobre as questões relacionadas as práticas utilizadas para alfabetizar. Soares (2003), que nos mostra a importância de alfabetizar letrando. Este trabalho está dividido em três capítulos, em que o primeiro estará trazendo os acontecimentos sobre minha história como estudante. No segundo relatarei os desafios do Ensino Médio. Já o terceiro mostrará minha vida profissional e o meu primeiro passo como docente. No terceiro capitulo relatarei minha entrada para o Ensino Superior através da seleção pelo PARFOR, (Plano Nacional de Formação de Professores). Por fim estarei tecendo considerações sobre os resultados obtidos com a elaboração e conclusão deste trabalho. 2023-03-30T16:09:51Z 2023-03-30T16:09:51Z 2023-01-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e. De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5467. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5467 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Memórias e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Alfabetização
Memórias e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e
De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá
topic_facet Alfabetização
Memórias e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este memorial acadêmico de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal do Pará/ PARFOR, abordara o tema: a importância da alfabetização dentro de uma perspectiva estimuladora e motivadora, que possibilite ao aluno o contato com os diversos gêneros textuais, permitindo a ele fazer uso social da leitura e da escrita. Para isso, estarei relatando fatos da minha infância e todas as dificuldades que enfrentei ainda bem pequena, para frequentar e me manter na escola em que fui alfabetizada através da memorização das famílias silábicas, com a utilização das antigas Cartilhas do A B C. Para desenvolver este trabalho utilizei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica, com abordagem qualitativa. Para referendar teoricamente este trabalho, utilizou-se as abordagens de Freire (1996), que faz importantes reflexões sobre valorizar o conhecimento prévio do aluno. Ferreiro (1996), quando nos fala sobre as questões relacionadas as práticas utilizadas para alfabetizar. Soares (2003), que nos mostra a importância de alfabetizar letrando. Este trabalho está dividido em três capítulos, em que o primeiro estará trazendo os acontecimentos sobre minha história como estudante. No segundo relatarei os desafios do Ensino Médio. Já o terceiro mostrará minha vida profissional e o meu primeiro passo como docente. No terceiro capitulo relatarei minha entrada para o Ensino Superior através da seleção pelo PARFOR, (Plano Nacional de Formação de Professores). Por fim estarei tecendo considerações sobre os resultados obtidos com a elaboração e conclusão deste trabalho.
author_additional PONTES, Dienne Marly de Souza
author_additionalStr PONTES, Dienne Marly de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e
title De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá
title_short De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá
title_full De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá
title_fullStr De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá
title_full_unstemmed De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá
title_sort de alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de pacajá
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5467
_version_ 1787155485092216832
score 11.755432