Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Interação entre texto e imagem por meio do livro físico

It aims to present aspects related to the picture book. It presents the types of relationships between the text (written language) and image (visual language); firstly among itself and after inside the scope of the book. The result is the existence of proper nomenclatures for this hybrid media: illu...

ver descrição completa

Autor principal: PANTOJA, Monique Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/550
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-550
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5502019-06-25T16:56:57Z Interação entre texto e imagem por meio do livro físico PANTOJA, Monique Costa ARAÚJO, Oderle Milhomem http://lattes.cnpq.br/2557106360875115 Livro ilustrado Texto-imagem Editoração Projeto gráfico História em quadrinhos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA It aims to present aspects related to the picture book. It presents the types of relationships between the text (written language) and image (visual language); firstly among itself and after inside the scope of the book. The result is the existence of proper nomenclatures for this hybrid media: illustrated book, book with illustrations and comics. It was observed the existence of a remarkable public as diverse as well on these types of media. There are, however, preference to and for children's audience. It reaffirms that the book, as a product, is designed according to the target audience and due to its multiplicity, is required special attention during its building. It is concluded that the illustrated book which holds three pillars: text, image, and repository posses a huge range of possibilities about its functions and relationships; consequently, it is a complex object of study, however, is often treated as simplistic and inferior literature. Apresenta características concernentes ao livro ilustrado. Apresenta a relação entre o texto (linguagem escrita) e a imagem (linguagem visual) num primeiro momento entre si e, posteriormente no âmbito do livro culminado na existência de nomenclaturas próprias para esta mídia híbrida a saber: livro ilustrado, livro com ilustrações e histórias em quadrinhos. Nota-se a existência de um público diferenciado assim como mais diverso para estes tipos de mídia. No entanto há a preferência pelo e para o público infantil. Reafirma que o produto livro é pensado de acordo com o público-alvo e, devido à multiplicidade do mesmo, faz-se necessário um cuidado maior durante sua construção. Aborda os cuidados a se ter na construção de um livro: o tratamento do texto, realizado no início, e da imagem, realizado no final. Conclui-se que o livro ilustrado onde seus três pilares: o texto, a imagem e o suporte, possuem uma enorme gama de possibilidades de funções e relacionamentos é um objeto de estudo complexo, no entanto, é com frequência tratado com uma literatura simplista e inferior. 2018-06-28T17:18:52Z 2018-06-28T17:18:52Z 2018-01-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PANTOJA, Monique Costa. Interação entre texto e imagem por meio do livro físico. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/550>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/550 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Livro ilustrado
Texto-imagem
Editoração
Projeto gráfico
História em quadrinhos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Livro ilustrado
Texto-imagem
Editoração
Projeto gráfico
História em quadrinhos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
PANTOJA, Monique Costa
Interação entre texto e imagem por meio do livro físico
topic_facet Livro ilustrado
Texto-imagem
Editoração
Projeto gráfico
História em quadrinhos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description It aims to present aspects related to the picture book. It presents the types of relationships between the text (written language) and image (visual language); firstly among itself and after inside the scope of the book. The result is the existence of proper nomenclatures for this hybrid media: illustrated book, book with illustrations and comics. It was observed the existence of a remarkable public as diverse as well on these types of media. There are, however, preference to and for children's audience. It reaffirms that the book, as a product, is designed according to the target audience and due to its multiplicity, is required special attention during its building. It is concluded that the illustrated book which holds three pillars: text, image, and repository posses a huge range of possibilities about its functions and relationships; consequently, it is a complex object of study, however, is often treated as simplistic and inferior literature.
author_additional ARAÚJO, Oderle Milhomem
author_additionalStr ARAÚJO, Oderle Milhomem
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PANTOJA, Monique Costa
title Interação entre texto e imagem por meio do livro físico
title_short Interação entre texto e imagem por meio do livro físico
title_full Interação entre texto e imagem por meio do livro físico
title_fullStr Interação entre texto e imagem por meio do livro físico
title_full_unstemmed Interação entre texto e imagem por meio do livro físico
title_sort interação entre texto e imagem por meio do livro físico
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/550
_version_ 1787154536075362304
score 11.753735