Artigo

Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução

The Supervised Internship in Elementary Education is a mandatory component within the degree in Pedagogy. Offered in the 7th semester of the course. It allows the student to experience theorized moments in the classroom in a practical way, while building new skills and competences, confirming their...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5561
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5561
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55612023-04-21T03:05:29Z Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento SOUSA, Gamaliel Tarsos de Estágio Supervisionado Etapas do Estágio Ensino Fundamental Supervised Internship Stage Stages Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The Supervised Internship in Elementary Education is a mandatory component within the degree in Pedagogy. Offered in the 7th semester of the course. It allows the student to experience theorized moments in the classroom in a practical way, while building new skills and competences, confirming their vocation for teaching. In this way, this research work theoretically seeks to describe, from concrete experiences, how the Supervised Internship is developed in a practical way. It analyzes the various elements necessary for its conduction in the field of application, highlighting each of these steps. The work is an action-research, with a qualitative-quantitative approach, anchored in bibliographic research, participant observation, photographs, questionnaires and the development of pedagogical activities. The research was developed in a school in the city of Bragança/PA, it involved students and a teacher of the 5th year of elementary school. The results show the importance of systematic organization and pedagogical involvement between intern, teacher and students as essential for the success of the work and as a tool for emancipating the future educator. O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental é um componente obrigatório dentro do curso de licenciatura em Pedagogia. Sendo ofertado no 7º semestre do curso. Possibilita ao educando experimentar de forma prática momentos teorizados em sala de aula, ao tempo que constrói novas habilidades e competências, ratificando sua vocação para o magistério. Dessa maneira, esse trabalho de pesquisa busca de forma teórica descrever a partir de experiências concretas, como o Estágio Supervisionado se desenvolve de forma prática. Analisa os diversos elementos necessários para sua condução no campo de aplicação, evidenciando cada uma dessas etapas. O trabalho é uma pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas, observação participante, fotografias, questionários e desenvolvimento de atividades pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola no município de Bragança/PA, envolveu alunos e uma professora do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importância da organização sistemática e do envolvimento pedagógico entre estagiário, professara e alunos como essencial para o êxito do trabalho e como ferramenta de encaminhamento emancipatório do futuro educador. 2023-04-20T22:01:37Z 2023-04-20T22:01:37Z 2022-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento. Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução. Orientador: Gamaliel Tarsos de Sousa. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5561. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5561 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Etapas do Estágio
Ensino Fundamental
Supervised Internship
Stage Stages
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Etapas do Estágio
Ensino Fundamental
Supervised Internship
Stage Stages
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento
Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
topic_facet Estágio Supervisionado
Etapas do Estágio
Ensino Fundamental
Supervised Internship
Stage Stages
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The Supervised Internship in Elementary Education is a mandatory component within the degree in Pedagogy. Offered in the 7th semester of the course. It allows the student to experience theorized moments in the classroom in a practical way, while building new skills and competences, confirming their vocation for teaching. In this way, this research work theoretically seeks to describe, from concrete experiences, how the Supervised Internship is developed in a practical way. It analyzes the various elements necessary for its conduction in the field of application, highlighting each of these steps. The work is an action-research, with a qualitative-quantitative approach, anchored in bibliographic research, participant observation, photographs, questionnaires and the development of pedagogical activities. The research was developed in a school in the city of Bragança/PA, it involved students and a teacher of the 5th year of elementary school. The results show the importance of systematic organization and pedagogical involvement between intern, teacher and students as essential for the success of the work and as a tool for emancipating the future educator.
author_additional SOUSA, Gamaliel Tarsos de
author_additionalStr SOUSA, Gamaliel Tarsos de
format Artigo
author OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento
title Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
title_short Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
title_full Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
title_fullStr Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
title_full_unstemmed Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
title_sort da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5561
_version_ 1787155503288156160
score 11.753896