/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas.
A consolidação do processo de inclusão de pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado pensando nisso o presente estudo vem evidenciar estratégias de instrução com o objetivo de analisar os seus benefícios dentro do processo de ensino-apr...
Autor principal: | LIMA, Izabely Peixoto de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5624 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5624 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56242023-05-06T03:06:19Z Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. LIMA, Izabely Peixoto de ROZAL, Edilene Farias Estratégias de ensino TEA Transtorno do Espectro Autista Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A consolidação do processo de inclusão de pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado pensando nisso o presente estudo vem evidenciar estratégias de instrução com o objetivo de analisar os seus benefícios dentro do processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da matemática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento dela se deu através de aplicações e observações de atividades, começando pela aula administrada, confecções de jogos didáticos, aplicação dos mesmos e atividade avaliativa. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Capanema-PA, com uma turma específica do 5º ano do ensino fundamental, nessa classe está matriculado um aluno com TEA, ele será o foco da pesquisa, para mantê-lo em anonimato o chamaremos de Mateus. No primeiro momento foi ministrada uma aula, para explorar o assunto temático e abordar alguns pontos sobre a disciplina e conhecer um pouco o perfil da classe, com duração de aproximadamente 30 minutos, após esta fase iniciou-se a confecção dos jogos, material esse que será primordial para a avaliação do desempenho de cada aluno, em seguida da fabricação, ocorreu a aplicação dos jogos produzidos pelos próprios alunos, neste momento a turma foi organizada e dívida entre grupos, para que pudesse observar o comportamento e desenvolvimento de cada, com foco em particular ao aluno com espectro, nesse momento foi possível perceber que o Mateus demostrou bom foco, e conseguiu prestar atenção na aula e nos comandos que estavam sendo repassados, mostrando assim como e primordial que haja estratégias de ensinos que possam desenvolver o interesse do aluno com TEA através de imagens, figuras, jogos, entre outros elementos que possam atrair e despertar a curiosidade da criança, onde sabemos que pessoas com tal transtorno possuem dificuldades de interação e atenção a diversos tipos de assuntos, no entanto e importante salientar que a formação e qualificação dos professores são papel importante para que ocorra o desenvolvimento de tais estratégias que serão capazes de proporcionar o desenvolvimento dos alunos em regra geral, mas principalmente aqueles que possuem TEA. 2023-05-05T22:04:56Z 2023-05-05T22:04:56Z 2022-11-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Izabely Peixoto de. Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5624. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5624 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estratégias de ensino TEA Transtorno do Espectro Autista Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estratégias de ensino TEA Transtorno do Espectro Autista Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LIMA, Izabely Peixoto de Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. |
topic_facet |
Estratégias de ensino TEA Transtorno do Espectro Autista Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A consolidação do processo de inclusão de pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado pensando nisso o presente estudo vem evidenciar estratégias de instrução com o objetivo de analisar os seus benefícios dentro do processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da matemática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento dela se deu através de aplicações e observações de atividades, começando pela aula administrada, confecções de jogos didáticos, aplicação dos mesmos e atividade avaliativa. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Capanema-PA, com uma turma específica do 5º ano do ensino fundamental, nessa classe está matriculado um aluno com TEA, ele será o foco da pesquisa, para mantê-lo em anonimato o chamaremos de Mateus. No primeiro momento foi ministrada uma aula, para explorar o assunto temático e abordar alguns pontos sobre a disciplina e conhecer um pouco o perfil da classe, com duração de aproximadamente 30 minutos, após esta fase iniciou-se a confecção dos jogos, material esse que será primordial para a avaliação do desempenho de cada aluno, em seguida da fabricação, ocorreu a aplicação dos jogos produzidos pelos próprios alunos, neste momento a turma foi organizada e dívida entre grupos, para que pudesse observar o comportamento e desenvolvimento de cada, com foco em particular ao aluno com espectro, nesse momento foi possível perceber que o Mateus demostrou bom foco, e conseguiu prestar atenção na aula e nos comandos que estavam sendo repassados, mostrando assim como e primordial que haja estratégias de ensinos que possam desenvolver o interesse do aluno com TEA através de imagens, figuras, jogos, entre outros elementos que possam atrair e despertar a curiosidade da criança, onde sabemos que pessoas com tal transtorno possuem dificuldades de interação e atenção a diversos tipos de assuntos, no entanto e importante salientar que a formação e qualificação dos professores são papel importante para que ocorra o desenvolvimento de tais estratégias que serão capazes de proporcionar o desenvolvimento dos alunos em regra geral, mas principalmente aqueles que possuem TEA. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LIMA, Izabely Peixoto de |
title |
Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. |
title_short |
Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. |
title_full |
Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. |
title_fullStr |
Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. |
title_sort |
estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas. |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5624 |
_version_ |
1787155508991361024 |
score |
11.753896 |