Artigo

Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra

Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFP...

ver descrição completa

Autor principal: QUADROS, Jacó de Brito
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5627
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56272023-05-09T03:05:22Z Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra QUADROS, Jacó de Brito ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Álgebra Polinômios Monômios Recurso Didático Jogo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus Bragança, e que vem unir o lúdico com o ensino de conteúdos da unidade temática Álgebra, baseados em Brasil (2018), com o intuito de melhorias no processo de ensino e aprendizagem Matemática, além da construção de habilidades que possibilitem desenvolver a linguagem algébrica, estabelecer generalizações e a resolução de problemas por meio de equações. O jogo de tabuleiro segue o modelo de perguntas e respostas, onde as cartas envolvem conceitos abordados pela Álgebra, permitindo aos alunos procurar superar o nível de abstração presente neste eixo temático, desenvolvendo uma maior capacidade de aprendizagem e raciocínio lógico. Este material foi desenvolvido e testado pelos participantes do projeto, porém, ainda não foi aplicado em sala de aula. Nosso propósito é ter a oportunidade de colocar em prática o jogo em algum evento. Dessa forma, apresentamos este recurso lúdico, que pode contribuir com o aluno, evidênciando conceitos novos e os vistos anteriormente, colocando-os em prática, facilitando o alcance de novas habilidades sociais e a capacidade de interpretação e resolução de situações problemas com maior facilidade, fazendo assim com que o aluno passe a ter um novo olhar em relação a área da Matemática, diferentemente da idéia tradicionalista de que a Matemática é algo difícil e abstrato demais para entender. Além de estar contribuindo também com o professor, onde o mesmo pode está aplicando uma metodologia diferênciada através de um recurso com o qual seus alunos tem familiaridade e prática, tornando a transmissão e a recepção do conhecimento mais prazeroso, significativo e dinâmico. 2023-05-08T19:53:52Z 2023-05-08T19:53:52Z 2022-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo QUADROS, Jacó de Brito. Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Álgebra
Polinômios
Monômios
Recurso Didático
Jogo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Álgebra
Polinômios
Monômios
Recurso Didático
Jogo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
QUADROS, Jacó de Brito
Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
topic_facet Álgebra
Polinômios
Monômios
Recurso Didático
Jogo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus Bragança, e que vem unir o lúdico com o ensino de conteúdos da unidade temática Álgebra, baseados em Brasil (2018), com o intuito de melhorias no processo de ensino e aprendizagem Matemática, além da construção de habilidades que possibilitem desenvolver a linguagem algébrica, estabelecer generalizações e a resolução de problemas por meio de equações. O jogo de tabuleiro segue o modelo de perguntas e respostas, onde as cartas envolvem conceitos abordados pela Álgebra, permitindo aos alunos procurar superar o nível de abstração presente neste eixo temático, desenvolvendo uma maior capacidade de aprendizagem e raciocínio lógico. Este material foi desenvolvido e testado pelos participantes do projeto, porém, ainda não foi aplicado em sala de aula. Nosso propósito é ter a oportunidade de colocar em prática o jogo em algum evento. Dessa forma, apresentamos este recurso lúdico, que pode contribuir com o aluno, evidênciando conceitos novos e os vistos anteriormente, colocando-os em prática, facilitando o alcance de novas habilidades sociais e a capacidade de interpretação e resolução de situações problemas com maior facilidade, fazendo assim com que o aluno passe a ter um novo olhar em relação a área da Matemática, diferentemente da idéia tradicionalista de que a Matemática é algo difícil e abstrato demais para entender. Além de estar contribuindo também com o professor, onde o mesmo pode está aplicando uma metodologia diferênciada através de um recurso com o qual seus alunos tem familiaridade e prática, tornando a transmissão e a recepção do conhecimento mais prazeroso, significativo e dinâmico.
author_additional ROZAL, Edilene Farias
author_additionalStr ROZAL, Edilene Farias
format Artigo
author QUADROS, Jacó de Brito
title Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
title_short Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
title_full Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
title_fullStr Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
title_full_unstemmed Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
title_sort explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627
_version_ 1787155509471608832
score 11.753735