/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFP...
Autor principal: | QUADROS, Jacó de Brito |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5627 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56272023-05-09T03:05:22Z Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra QUADROS, Jacó de Brito ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Álgebra Polinômios Monômios Recurso Didático Jogo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus Bragança, e que vem unir o lúdico com o ensino de conteúdos da unidade temática Álgebra, baseados em Brasil (2018), com o intuito de melhorias no processo de ensino e aprendizagem Matemática, além da construção de habilidades que possibilitem desenvolver a linguagem algébrica, estabelecer generalizações e a resolução de problemas por meio de equações. O jogo de tabuleiro segue o modelo de perguntas e respostas, onde as cartas envolvem conceitos abordados pela Álgebra, permitindo aos alunos procurar superar o nível de abstração presente neste eixo temático, desenvolvendo uma maior capacidade de aprendizagem e raciocínio lógico. Este material foi desenvolvido e testado pelos participantes do projeto, porém, ainda não foi aplicado em sala de aula. Nosso propósito é ter a oportunidade de colocar em prática o jogo em algum evento. Dessa forma, apresentamos este recurso lúdico, que pode contribuir com o aluno, evidênciando conceitos novos e os vistos anteriormente, colocando-os em prática, facilitando o alcance de novas habilidades sociais e a capacidade de interpretação e resolução de situações problemas com maior facilidade, fazendo assim com que o aluno passe a ter um novo olhar em relação a área da Matemática, diferentemente da idéia tradicionalista de que a Matemática é algo difícil e abstrato demais para entender. Além de estar contribuindo também com o professor, onde o mesmo pode está aplicando uma metodologia diferênciada através de um recurso com o qual seus alunos tem familiaridade e prática, tornando a transmissão e a recepção do conhecimento mais prazeroso, significativo e dinâmico. 2023-05-08T19:53:52Z 2023-05-08T19:53:52Z 2022-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo QUADROS, Jacó de Brito. Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Álgebra Polinômios Monômios Recurso Didático Jogo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Álgebra Polinômios Monômios Recurso Didático Jogo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA QUADROS, Jacó de Brito Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra |
topic_facet |
Álgebra Polinômios Monômios Recurso Didático Jogo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus Bragança, e que vem unir o lúdico com o ensino de conteúdos da unidade temática Álgebra, baseados em Brasil (2018), com o intuito de melhorias no processo de ensino e aprendizagem Matemática, além da construção de habilidades que possibilitem desenvolver a linguagem algébrica, estabelecer generalizações e a resolução de problemas por meio de equações. O jogo de tabuleiro segue o modelo de perguntas e respostas, onde as cartas envolvem conceitos abordados pela Álgebra, permitindo aos alunos procurar superar o nível de abstração presente neste eixo temático, desenvolvendo uma maior capacidade de aprendizagem e raciocínio lógico. Este material foi desenvolvido e testado pelos participantes do projeto, porém, ainda não foi aplicado em sala de aula. Nosso propósito é ter a oportunidade de colocar em prática o jogo em algum evento. Dessa forma, apresentamos este recurso lúdico, que pode contribuir com o aluno, evidênciando conceitos novos e os vistos anteriormente, colocando-os em prática, facilitando o alcance de novas habilidades sociais e a capacidade de interpretação e resolução de situações problemas com maior facilidade, fazendo assim com que o aluno passe a ter um novo olhar em relação a área da Matemática, diferentemente da idéia tradicionalista de que a Matemática é algo difícil e abstrato demais para entender. Além de estar contribuindo também com o professor, onde o mesmo pode está aplicando uma metodologia diferênciada através de um recurso com o qual seus alunos tem familiaridade e prática, tornando a transmissão e a recepção do conhecimento mais prazeroso, significativo e dinâmico. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Artigo |
author |
QUADROS, Jacó de Brito |
title |
Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra |
title_short |
Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra |
title_full |
Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra |
title_fullStr |
Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra |
title_full_unstemmed |
Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra |
title_sort |
explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5627 |
_version_ |
1787155509471608832 |
score |
11.753735 |