/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.
A escola enquanto espaço de construção de valores sociais e compartilhamento de conhecimentos, carrega em sua totalidade aspectos relevante para sua funcionalidade, a ela são atribuídos diversos fatores pessoais, culturais político, econômicos e sociais que permeiam não só em seu interior, mas també...
Autor principal: | SILVA, Maísa Eveline Duarte da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5664 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56642023-05-11T03:06:54Z O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. SILVA, Maísa Eveline Duarte da SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Currículo Educação Escolar Quilombola Classes Multisseriadas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A escola enquanto espaço de construção de valores sociais e compartilhamento de conhecimentos, carrega em sua totalidade aspectos relevante para sua funcionalidade, a ela são atribuídos diversos fatores pessoais, culturais político, econômicos e sociais que permeiam não só em seu interior, mas também seus arredores, já que a mesma advém de um sistema considerável e amplo. Nesse sentido, este trabalho visa compreender o currículo escolar de uma escola multisseriada na Comunidade Quilombola Bela Aurora-Pa. Os aportes conceituais apresentam o Currículo Quilombola seus aportes legais e políticos, além de versar sobre Currículo e as Classes Multisseriadas nas Escolas de Campo. O estudo se caracteriza dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa elencando o percurso metodológico, lócus e participantes que contribuíram para a aquisição dos objetivos almejados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a falta de comprometimento e necessidade de construir políticas curriculares em conformidade com as demandas escolares de escolas em que prevalece a Educação Escolar Quilombola, atentando para a construção e valorização de uma educação mantenedora dos saberes culturalmente construídos e legitimados. 2023-05-10T22:01:40Z 2023-05-10T22:01:40Z 2022-12-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Maísa Eveline Duarte da. O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Currículo Educação Escolar Quilombola Classes Multisseriadas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Currículo Educação Escolar Quilombola Classes Multisseriadas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Maísa Eveline Duarte da O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. |
topic_facet |
Currículo Educação Escolar Quilombola Classes Multisseriadas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A escola enquanto espaço de construção de valores sociais e compartilhamento de conhecimentos, carrega em sua totalidade aspectos relevante para sua funcionalidade, a ela são atribuídos diversos fatores pessoais, culturais político, econômicos e sociais que permeiam não só em seu interior, mas também seus arredores, já que a mesma advém de um sistema considerável e amplo. Nesse sentido, este trabalho visa compreender o currículo escolar de uma escola multisseriada na Comunidade Quilombola Bela Aurora-Pa. Os aportes conceituais apresentam o Currículo Quilombola seus aportes legais e políticos, além de versar sobre Currículo e as Classes Multisseriadas nas Escolas de Campo. O estudo se caracteriza dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa elencando o percurso metodológico, lócus e participantes que contribuíram para a aquisição dos objetivos almejados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a falta de comprometimento e necessidade de construir políticas curriculares em conformidade com as demandas escolares de escolas em que prevalece a Educação Escolar Quilombola, atentando para a construção e valorização de uma educação mantenedora dos saberes culturalmente construídos e legitimados. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Maísa Eveline Duarte da |
title |
O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. |
title_short |
O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. |
title_full |
O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. |
title_fullStr |
O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. |
title_full_unstemmed |
O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. |
title_sort |
o currículo escolar e o sistema multisseriado na comunidade quilombola bela aurora-pa. |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664 |
_version_ |
1787155515647721472 |
score |
11.753896 |