Artigo

O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.

A escola enquanto espaço de construção de valores sociais e compartilhamento de conhecimentos, carrega em sua totalidade aspectos relevante para sua funcionalidade, a ela são atribuídos diversos fatores pessoais, culturais político, econômicos e sociais que permeiam não só em seu interior, mas també...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Maísa Eveline Duarte da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5664
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56642023-05-11T03:06:54Z O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. SILVA, Maísa Eveline Duarte da SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Currículo Educação Escolar Quilombola Classes Multisseriadas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A escola enquanto espaço de construção de valores sociais e compartilhamento de conhecimentos, carrega em sua totalidade aspectos relevante para sua funcionalidade, a ela são atribuídos diversos fatores pessoais, culturais político, econômicos e sociais que permeiam não só em seu interior, mas também seus arredores, já que a mesma advém de um sistema considerável e amplo. Nesse sentido, este trabalho visa compreender o currículo escolar de uma escola multisseriada na Comunidade Quilombola Bela Aurora-Pa. Os aportes conceituais apresentam o Currículo Quilombola seus aportes legais e políticos, além de versar sobre Currículo e as Classes Multisseriadas nas Escolas de Campo. O estudo se caracteriza dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa elencando o percurso metodológico, lócus e participantes que contribuíram para a aquisição dos objetivos almejados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a falta de comprometimento e necessidade de construir políticas curriculares em conformidade com as demandas escolares de escolas em que prevalece a Educação Escolar Quilombola, atentando para a construção e valorização de uma educação mantenedora dos saberes culturalmente construídos e legitimados. 2023-05-10T22:01:40Z 2023-05-10T22:01:40Z 2022-12-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Maísa Eveline Duarte da. O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Currículo
Educação Escolar Quilombola
Classes Multisseriadas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Currículo
Educação Escolar Quilombola
Classes Multisseriadas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Maísa Eveline Duarte da
O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.
topic_facet Currículo
Educação Escolar Quilombola
Classes Multisseriadas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A escola enquanto espaço de construção de valores sociais e compartilhamento de conhecimentos, carrega em sua totalidade aspectos relevante para sua funcionalidade, a ela são atribuídos diversos fatores pessoais, culturais político, econômicos e sociais que permeiam não só em seu interior, mas também seus arredores, já que a mesma advém de um sistema considerável e amplo. Nesse sentido, este trabalho visa compreender o currículo escolar de uma escola multisseriada na Comunidade Quilombola Bela Aurora-Pa. Os aportes conceituais apresentam o Currículo Quilombola seus aportes legais e políticos, além de versar sobre Currículo e as Classes Multisseriadas nas Escolas de Campo. O estudo se caracteriza dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa elencando o percurso metodológico, lócus e participantes que contribuíram para a aquisição dos objetivos almejados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a falta de comprometimento e necessidade de construir políticas curriculares em conformidade com as demandas escolares de escolas em que prevalece a Educação Escolar Quilombola, atentando para a construção e valorização de uma educação mantenedora dos saberes culturalmente construídos e legitimados.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Artigo
author SILVA, Maísa Eveline Duarte da
title O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.
title_short O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.
title_full O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.
title_fullStr O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.
title_full_unstemmed O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.
title_sort o currículo escolar e o sistema multisseriado na comunidade quilombola bela aurora-pa.
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5664
_version_ 1787155515647721472
score 11.753896