Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática

Este trabalho tem como objetivo coletar informações na literatura a respeito da discalculia do desenvolvimento a fim de tornar professores, alunos e pais sabedores da existência e da necessidade de amparar pessoas que apresentam esse transtorno. Através de uma pesquisa bibliográfica, conforme Vergar...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Nathane Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5711
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5711
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57112023-05-18T03:07:40Z Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática LIMA, Nathane Silva ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Educação Despreparo Educação Matemática Transtornos de Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo coletar informações na literatura a respeito da discalculia do desenvolvimento a fim de tornar professores, alunos e pais sabedores da existência e da necessidade de amparar pessoas que apresentam esse transtorno. Através de uma pesquisa bibliográfica, conforme Vergara (1998, p. 46), fomos em busca de autores que comentem sobre o conceito e características da discalculia, além de outras informações também relevantes na construção de conhecimento sobre o tema, como dados estatísticos que evidenciam a relevância de conhecer a DD (Discalculia do Desenvolvimento) e dos prejuízos que a desinformação pode trazer para a comunidade. No decorrer do trabalho, ainda apresentamos diferentes métodos para diagnosticar pessoas discalcúlicas, como agir diante do diagnóstico e quais as alterações cerebrais presentes em uma pessoa diagnosticada com o transtorno. A atuação adequada e empenho de educadores diante desse cenário também é colocada como algo imprescindível no presente trabalho para que o processo inclusivo seja bem-sucedido. Como resultados desta pesquisa, constatamos a necessidade de uma preparação no meio docente e a desinformação latente na sociedade que perdura há anos. E ainda os impactos negativos que a pandemia causou nesses indivíduos de diferentes maneiras influenciando no processo de aprendizagem. Além disso, constatamos a carência de pesquisas brasileiras voltadas para a Discalculia diante da atenção que este tema recebe de outros países, o que intensifica a desinformação latente, unido ao desinteresse também presente por parte dos educadores. Consideramos ainda a relevância de adicionar disciplinas na grade curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática e da formação continuada, dada a exiguidade de informações fornecidas para futuros professores que estão em formação e os benefícios que esta mediação trará para o desempenho dos professores ao longo de sua carreira diante das diferentes necessidades reveladas pelos alunos em sala de aula. 2023-05-16T17:20:00Z 2023-05-16T17:20:00Z 2022-11-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Nathane Silva. Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5711. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5711 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação
Despreparo
Educação Matemática
Transtornos de Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Educação
Despreparo
Educação Matemática
Transtornos de Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
LIMA, Nathane Silva
Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
topic_facet Educação
Despreparo
Educação Matemática
Transtornos de Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho tem como objetivo coletar informações na literatura a respeito da discalculia do desenvolvimento a fim de tornar professores, alunos e pais sabedores da existência e da necessidade de amparar pessoas que apresentam esse transtorno. Através de uma pesquisa bibliográfica, conforme Vergara (1998, p. 46), fomos em busca de autores que comentem sobre o conceito e características da discalculia, além de outras informações também relevantes na construção de conhecimento sobre o tema, como dados estatísticos que evidenciam a relevância de conhecer a DD (Discalculia do Desenvolvimento) e dos prejuízos que a desinformação pode trazer para a comunidade. No decorrer do trabalho, ainda apresentamos diferentes métodos para diagnosticar pessoas discalcúlicas, como agir diante do diagnóstico e quais as alterações cerebrais presentes em uma pessoa diagnosticada com o transtorno. A atuação adequada e empenho de educadores diante desse cenário também é colocada como algo imprescindível no presente trabalho para que o processo inclusivo seja bem-sucedido. Como resultados desta pesquisa, constatamos a necessidade de uma preparação no meio docente e a desinformação latente na sociedade que perdura há anos. E ainda os impactos negativos que a pandemia causou nesses indivíduos de diferentes maneiras influenciando no processo de aprendizagem. Além disso, constatamos a carência de pesquisas brasileiras voltadas para a Discalculia diante da atenção que este tema recebe de outros países, o que intensifica a desinformação latente, unido ao desinteresse também presente por parte dos educadores. Consideramos ainda a relevância de adicionar disciplinas na grade curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática e da formação continuada, dada a exiguidade de informações fornecidas para futuros professores que estão em formação e os benefícios que esta mediação trará para o desempenho dos professores ao longo de sua carreira diante das diferentes necessidades reveladas pelos alunos em sala de aula.
author_additional ROZAL, Edilene Farias
author_additionalStr ROZAL, Edilene Farias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Nathane Silva
title Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
title_short Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
title_full Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
title_fullStr Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
title_full_unstemmed Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
title_sort discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5711
_version_ 1787155525553618944
score 11.755432