Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática

Este trabalho se propôs a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na formação do Licenciado em Matemática. nesse sentido, objetivamos compreender as contribuições do ensino de LIBRAS na formação inicial do professor de Matemática no Campus de Bragança Universidade Federal do...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Lídia Cristina Moraes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5712
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5712
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57122023-05-18T03:07:39Z Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática ALVES, Lídia Cristina Moraes BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros http://lattes.cnpq.br/2901548863922915 Matemática LIBRAS Docência Formação Superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho se propôs a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na formação do Licenciado em Matemática. nesse sentido, objetivamos compreender as contribuições do ensino de LIBRAS na formação inicial do professor de Matemática no Campus de Bragança Universidade Federal do Pará-UFPA/Bragança. Tendo como objetivos específicos aplicar o questionário para os Licenciados em Matemática no Campus de Bragança/PA e ressaltar a importância da disciplina de LIBRAS no curso de Formação Docente. Esse problema nos remeteu às seguintes questões problematizadoras: como se organiza a disciplina de LIBRAS no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Bragança/PA para promover a formação docente? E o que pensam os Licenciandos de Matemática do Campus de Bragança/PA sobre a importância da disciplina de LIBRAS na construção de sua Formação Docente? Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio de um questionário utilizando como técnica de coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Como resultado, destacamos a urgente ampliação da carga horária de 60 para 90 horas da disciplina de LIBRAS, como também o Laboratório de Práticas de LIBRAS, fazendo com que o aluno tenha esse contato com a disciplina de Libras durante os semestres de forma gradual. 2023-05-16T17:28:17Z 2023-05-16T17:28:17Z 2022-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Lídia Cristina Moraes. Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática. Orientadora: Maria Augusta Raposo de Barros Brito. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5712. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5712 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática
LIBRAS
Docência
Formação Superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
LIBRAS
Docência
Formação Superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ALVES, Lídia Cristina Moraes
Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
topic_facet Matemática
LIBRAS
Docência
Formação Superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho se propôs a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na formação do Licenciado em Matemática. nesse sentido, objetivamos compreender as contribuições do ensino de LIBRAS na formação inicial do professor de Matemática no Campus de Bragança Universidade Federal do Pará-UFPA/Bragança. Tendo como objetivos específicos aplicar o questionário para os Licenciados em Matemática no Campus de Bragança/PA e ressaltar a importância da disciplina de LIBRAS no curso de Formação Docente. Esse problema nos remeteu às seguintes questões problematizadoras: como se organiza a disciplina de LIBRAS no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Bragança/PA para promover a formação docente? E o que pensam os Licenciandos de Matemática do Campus de Bragança/PA sobre a importância da disciplina de LIBRAS na construção de sua Formação Docente? Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio de um questionário utilizando como técnica de coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Como resultado, destacamos a urgente ampliação da carga horária de 60 para 90 horas da disciplina de LIBRAS, como também o Laboratório de Práticas de LIBRAS, fazendo com que o aluno tenha esse contato com a disciplina de Libras durante os semestres de forma gradual.
author_additional BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros
author_additionalStr BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALVES, Lídia Cristina Moraes
title Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
title_short Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
title_full Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
title_fullStr Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
title_full_unstemmed Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
title_sort língua brasileira de sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5712
_version_ 1787155525700419584
score 11.753735