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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Os desafios do ensino de matemática para surdos: uma revisão bibliográfica
O objetivo deste trabalho é compreender os desafios da Educação Especial e Inclusiva para surdos, no ensino de Matemática. Os objetivos específicos almejam apresentar os conceitos de educação especial, inclusiva e seu intercâmbio com o ensino de Matemática; como também externalizar os desafios do en...
Autor principal: | MOURA, Aymê Clara Carvalho |
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Outros Autores: | SILVA, Antônia Eliane Gonçalves da |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5714 |
Resumo: |
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O objetivo deste trabalho é compreender os desafios da Educação Especial e Inclusiva para surdos, no ensino de Matemática. Os objetivos específicos almejam apresentar os conceitos de educação especial, inclusiva e seu intercâmbio com o ensino de Matemática; como também externalizar os desafios do ensino de matemática para surdos através de uma revisão bibliográfica. Que consiste na pesquisa e seleção de referenciais teóricos que discutem e problematizam o tema proposto. Essa pesquisa e seleção de dados foi consultada em artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. A partir da análise de dados, consideramos que a educação especial é uma forma adaptada de ensino que, ao ser desenvolvida no ensino regular, promove a inclusão educacional de alunos com deficiência. No ensino da matemática, esse processo de adaptação exige conhecimento e capacitação de docentes para escolherem metodologias e ferramentas de ensino adequadas as individualidades especiais dos estudantes. Diante da análise de dados, destacamos que o docente de matemática pouco se capacita no processo de formação inicial, o que contribui para os desafios da inclusão escolar, além de haver sensos comuns e preconceitos. Há a existência de um ineficiente acompanhamento de interpretes de língua de sinais – TILS nas escolas, contribuindo para uma ineficiente inclusão no ensino de matemática. A LIBRAS é o principal elemento de comunicação para o ensino de surdos, promove a tradução de conteúdos matemáticos e facilita a aprendizagem. Os poucos recursos humanos de TILS, soma-se também aos problemas de infraestrutura das escolas. |