/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricul...
Autor principal: | SARAIVA, Marcus Vinicius Costa |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Julianderson Brito da |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5725 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57252023-05-18T03:06:58Z Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral SARAIVA, Marcus Vinicius Costa SILVA, Julianderson Brito da LACERDA, Nelson Ned Nascimento http://lattes.cnpq.br/1902393822396052 Educação Financeira Novo Ensino Médio Disciplinas Eletivas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre o Novo Ensino Médio. Além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de aplicação de questionário voltado para os professores e alunos em duas escolas estaduais do ensino médio nos municípios de Belém e Bragança, no estado do Pará, onde visa analisar o interesse dos professores e alunos quanto ao conhecimento e a necessidade do uso da Educação Financeira. Após a análise de dados, percebemos que 100% dos entrevistados têm interesse no tema, mas não há incentivo por parte da escola. Diante disso, foi elaborada uma proposta de disciplina eletiva, no qual visa atender as perspectivas do público-alvo. 2023-05-17T17:27:10Z 2023-05-17T17:27:10Z 2022-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SARAIVA, Marcus Vinicius Costa; SILVA, Julianderson Brito da. Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral. Orientador: Nelson Ned Nascimento Lacerda. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo(Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação Financeira Novo Ensino Médio Disciplinas Eletivas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Educação Financeira Novo Ensino Médio Disciplinas Eletivas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SARAIVA, Marcus Vinicius Costa Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral |
topic_facet |
Educação Financeira Novo Ensino Médio Disciplinas Eletivas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre o Novo Ensino Médio. Além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de aplicação de questionário voltado para os professores e alunos em duas escolas estaduais do ensino médio nos municípios de Belém e Bragança, no estado do Pará, onde visa analisar o interesse dos professores e alunos quanto ao conhecimento e a necessidade do uso da Educação Financeira. Após a análise de dados, percebemos que 100% dos entrevistados têm interesse no tema, mas não há incentivo por parte da escola. Diante disso, foi elaborada uma proposta de disciplina eletiva, no qual visa atender as perspectivas do público-alvo. |
author_additional |
LACERDA, Nelson Ned Nascimento |
author_additionalStr |
LACERDA, Nelson Ned Nascimento |
format |
Artigo |
author |
SARAIVA, Marcus Vinicius Costa |
author2 |
SILVA, Julianderson Brito da |
author2Str |
SILVA, Julianderson Brito da |
title |
Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral |
title_short |
Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral |
title_full |
Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral |
title_fullStr |
Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral |
title_full_unstemmed |
Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral |
title_sort |
educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725 |
_version_ |
1787155527628750848 |
score |
11.753735 |