Artigo

Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricul...

ver descrição completa

Autor principal: SARAIVA, Marcus Vinicius Costa
Outros Autores: SILVA, Julianderson Brito da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5725
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57252023-05-18T03:06:58Z Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral SARAIVA, Marcus Vinicius Costa SILVA, Julianderson Brito da LACERDA, Nelson Ned Nascimento http://lattes.cnpq.br/1902393822396052 Educação Financeira Novo Ensino Médio Disciplinas Eletivas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre o Novo Ensino Médio. Além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de aplicação de questionário voltado para os professores e alunos em duas escolas estaduais do ensino médio nos municípios de Belém e Bragança, no estado do Pará, onde visa analisar o interesse dos professores e alunos quanto ao conhecimento e a necessidade do uso da Educação Financeira. Após a análise de dados, percebemos que 100% dos entrevistados têm interesse no tema, mas não há incentivo por parte da escola. Diante disso, foi elaborada uma proposta de disciplina eletiva, no qual visa atender as perspectivas do público-alvo. 2023-05-17T17:27:10Z 2023-05-17T17:27:10Z 2022-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SARAIVA, Marcus Vinicius Costa; SILVA, Julianderson Brito da. Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral. Orientador: Nelson Ned Nascimento Lacerda. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo(Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação Financeira
Novo Ensino Médio
Disciplinas Eletivas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Educação Financeira
Novo Ensino Médio
Disciplinas Eletivas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SARAIVA, Marcus Vinicius Costa
Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
topic_facet Educação Financeira
Novo Ensino Médio
Disciplinas Eletivas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre o Novo Ensino Médio. Além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de aplicação de questionário voltado para os professores e alunos em duas escolas estaduais do ensino médio nos municípios de Belém e Bragança, no estado do Pará, onde visa analisar o interesse dos professores e alunos quanto ao conhecimento e a necessidade do uso da Educação Financeira. Após a análise de dados, percebemos que 100% dos entrevistados têm interesse no tema, mas não há incentivo por parte da escola. Diante disso, foi elaborada uma proposta de disciplina eletiva, no qual visa atender as perspectivas do público-alvo.
author_additional LACERDA, Nelson Ned Nascimento
author_additionalStr LACERDA, Nelson Ned Nascimento
format Artigo
author SARAIVA, Marcus Vinicius Costa
author2 SILVA, Julianderson Brito da
author2Str SILVA, Julianderson Brito da
title Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
title_short Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
title_full Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
title_fullStr Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
title_full_unstemmed Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
title_sort educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5725
_version_ 1787155527628750848
score 11.753735