/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Ini...
Autor principal: | LIMA, Alessandra Cristina da Silva |
---|---|
Outros Autores: | CARMO, Maria da Conceição Ferreira do, SOUZA, Maria Vitória Pimentel, SOUZA, Sônia Helena da Silva |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5754 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57542023-06-03T03:05:32Z Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista LIMA, Alessandra Cristina da Silva CARMO, Maria da Conceição Ferreira do SOUZA, Maria Vitória Pimentel SOUZA, Sônia Helena da Silva SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Letramento Construção de leitura e escrita Ações e recursos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha. 2023-06-02T19:46:53Z 2023-06-02T19:46:53Z 2022-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Alessandra Cristina da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; SOUZA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de. Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista. In: ENCONTRO NORTE NORDESTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 16., 2019, Salvaterra, PA. Anais [...]. Salvaterra, PA: ENNoEPe/UEPA, 2019. 12 f. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Letramento Construção de leitura e escrita Ações e recursos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Letramento Construção de leitura e escrita Ações e recursos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LIMA, Alessandra Cristina da Silva Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista |
topic_facet |
Letramento Construção de leitura e escrita Ações e recursos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LIMA, Alessandra Cristina da Silva |
author2 |
CARMO, Maria da Conceição Ferreira do SOUZA, Maria Vitória Pimentel SOUZA, Sônia Helena da Silva |
author2Str |
CARMO, Maria da Conceição Ferreira do SOUZA, Maria Vitória Pimentel SOUZA, Sônia Helena da Silva |
title |
Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista |
title_short |
Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista |
title_full |
Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista |
title_sort |
alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754 |
_version_ |
1787155534228488192 |
score |
11.753735 |