Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista

O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Ini...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Alessandra Cristina da Silva
Outros Autores: CARMO, Maria da Conceição Ferreira do, SOUZA, Maria Vitória Pimentel, SOUZA, Sônia Helena da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5754
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57542023-06-03T03:05:32Z Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista LIMA, Alessandra Cristina da Silva CARMO, Maria da Conceição Ferreira do SOUZA, Maria Vitória Pimentel SOUZA, Sônia Helena da Silva SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Letramento Construção de leitura e escrita Ações e recursos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha. 2023-06-02T19:46:53Z 2023-06-02T19:46:53Z 2022-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Alessandra Cristina da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; SOUZA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de. Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista. In: ENCONTRO NORTE NORDESTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 16., 2019, Salvaterra, PA. Anais [...]. Salvaterra, PA: ENNoEPe/UEPA, 2019. 12 f. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Letramento
Construção de leitura e escrita
Ações e recursos pedagógicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Letramento
Construção de leitura e escrita
Ações e recursos pedagógicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LIMA, Alessandra Cristina da Silva
Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
topic_facet Letramento
Construção de leitura e escrita
Ações e recursos pedagógicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Alessandra Cristina da Silva
author2 CARMO, Maria da Conceição Ferreira do
SOUZA, Maria Vitória Pimentel
SOUZA, Sônia Helena da Silva
author2Str CARMO, Maria da Conceição Ferreira do
SOUZA, Maria Vitória Pimentel
SOUZA, Sônia Helena da Silva
title Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
title_short Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
title_full Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
title_fullStr Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
title_sort alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5754
_version_ 1787155534228488192
score 11.753735