Artigo

Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA

Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores que dificultam o acesso e permanência dos estudantes do curso de graduação do centro universitário Sérgio Maneschy- Mocajuba/Pa. Fez-se uso do método materialismo histórico dialético, embasada na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, sendo...

ver descrição completa

Autor principal: GAIA, Cheliane Estumano
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5766
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5766
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57662023-06-08T03:06:10Z Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA GAIA, Cheliane Estumano SILVA, João Batista do Carmo http://lattes.cnpq.br/5437954641195296 https://orcid.org/0000-0002-3170-4735 Ensino Superior Universidade Pública Acesso e permanência Interiorização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores que dificultam o acesso e permanência dos estudantes do curso de graduação do centro universitário Sérgio Maneschy- Mocajuba/Pa. Fez-se uso do método materialismo histórico dialético, embasada na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, sendo dividida em três fases que englobam pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e a análise e sistematização dos dados. Com isso se baseou em autores como CUNHA (1989), CHAUÍ (2001), SILVA (2020), COELHO (2008), FILHO (2006) dentre outros. Portanto, a partir das análises realizadas, verificou-se que o processo de interiorização no Baixo Tocantins tem sido de extrema importância para expansão do ensino superior e consequentemente o ingresso dos alunos aos cursos de graduação, principalmente daqueles de camadas populares que por muito tempo ficaram à margem desse ensino. Os desafios encontrados que se caracterizam como indicadores para essa especificidade dialogam com os dados apresentados anteriormente, onde para ingressarem nessas instituições o papel das políticas de acesso se torna fundamental e inerente às possibilidades de ampliar o ingresso de cada vez mais alunos oriundos de classes populares nesse meio. No entanto, não basta somente propiciar o acesso é preciso criar condições para que esses alunos permaneçam e concluam os cursos, com isso foram encontrados indicadores que dificultam esses elementos, tais como o deslocamento dos alunos para o município a fim de estudarem, além da renda mensal desses alunos ser um indicador que contribuem para essas demandas se tornarem mais desafiadoras. 2023-06-07T12:51:21Z 2023-06-07T12:51:21Z 2021-04-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo GAIA, Cheliane Estumano. Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA. Orientador: João Batista do Carmo Silva. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5766. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5766 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino Superior
Universidade Pública
Acesso e permanência
Interiorização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
spellingShingle Ensino Superior
Universidade Pública
Acesso e permanência
Interiorização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
GAIA, Cheliane Estumano
Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA
topic_facet Ensino Superior
Universidade Pública
Acesso e permanência
Interiorização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
description Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores que dificultam o acesso e permanência dos estudantes do curso de graduação do centro universitário Sérgio Maneschy- Mocajuba/Pa. Fez-se uso do método materialismo histórico dialético, embasada na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, sendo dividida em três fases que englobam pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e a análise e sistematização dos dados. Com isso se baseou em autores como CUNHA (1989), CHAUÍ (2001), SILVA (2020), COELHO (2008), FILHO (2006) dentre outros. Portanto, a partir das análises realizadas, verificou-se que o processo de interiorização no Baixo Tocantins tem sido de extrema importância para expansão do ensino superior e consequentemente o ingresso dos alunos aos cursos de graduação, principalmente daqueles de camadas populares que por muito tempo ficaram à margem desse ensino. Os desafios encontrados que se caracterizam como indicadores para essa especificidade dialogam com os dados apresentados anteriormente, onde para ingressarem nessas instituições o papel das políticas de acesso se torna fundamental e inerente às possibilidades de ampliar o ingresso de cada vez mais alunos oriundos de classes populares nesse meio. No entanto, não basta somente propiciar o acesso é preciso criar condições para que esses alunos permaneçam e concluam os cursos, com isso foram encontrados indicadores que dificultam esses elementos, tais como o deslocamento dos alunos para o município a fim de estudarem, além da renda mensal desses alunos ser um indicador que contribuem para essas demandas se tornarem mais desafiadoras.
author_additional SILVA, João Batista do Carmo
author_additionalStr SILVA, João Batista do Carmo
format Artigo
author GAIA, Cheliane Estumano
title Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA
title_short Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA
title_full Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA
title_fullStr Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA
title_full_unstemmed Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA
title_sort desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no polo universitário sérgio maneschy - mocajuba/pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5766
_version_ 1787155535264481280
score 11.753981