/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas
O presente artigo tem como objetivo mostrar estudos de metodologias de ensino de Frações usando a Música, apesar de muitas vezes serem tratadas como campos de saber completamente distintos, a Música tem em sua base a Matemática. As metodologias de ensino como a utilização do monocórdio; uso da escal...
Autor principal: | LIMA, Lucas Silva de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5783 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5783 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57832023-06-24T03:05:12Z A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas LIMA, Lucas Silva de ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Matemática Ensino e Aprendizagem Música Fração CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente artigo tem como objetivo mostrar estudos de metodologias de ensino de Frações usando a Música, apesar de muitas vezes serem tratadas como campos de saber completamente distintos, a Música tem em sua base a Matemática. As metodologias de ensino como a utilização do monocórdio; uso da escala pitagórica; materiais pedagógicos como: dominó musical, bingo musical e materiais para ligar, relacionada a turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Usando estudos de autores como Campos (2009), Miritz (2015), Tressino e Malaquias (2016), Almeida (2018) e Silva (2019), o estudo consiste no levantamento de literatura acerca da relação entre matemática e a música, em seguida as análises dos resultados obtidos por estes autores em seus experimentos. Tendo em vista melhorar o processo de ensino e aprendizagem de frações e discorrer sobre contribuições para o ensino por meio de métodos que possibilitem o desenvolvimento deste processo de forma prática e lúdica, como a atividade usando o monocórdio que leva o aluno à medir a corda ver a relação das duas áreas, e atividades como bingo musical e dominó fracionário que leva o discente a efetuar operações matemáticas e relacionar as figuras musicais, numa perspectiva de proporcionar algo significativo e motivador aos alunos, usando a teoria matemática com prática musical. 2023-06-23T17:39:16Z 2023-06-23T17:39:16Z 2023-05-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LIMA, Lucas Silva de. A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5783. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5783 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática Ensino e Aprendizagem Música Fração CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Matemática Ensino e Aprendizagem Música Fração CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA LIMA, Lucas Silva de A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas |
topic_facet |
Matemática Ensino e Aprendizagem Música Fração CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O presente artigo tem como objetivo mostrar estudos de metodologias de ensino de Frações usando a Música, apesar de muitas vezes serem tratadas como campos de saber completamente distintos, a Música tem em sua base a Matemática. As metodologias de ensino como a utilização do monocórdio; uso da escala pitagórica; materiais pedagógicos como: dominó musical, bingo musical e materiais para ligar, relacionada a turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Usando estudos de autores como Campos (2009), Miritz (2015), Tressino e Malaquias (2016), Almeida (2018) e Silva (2019), o estudo consiste no levantamento de literatura acerca da relação entre matemática e a música, em seguida as análises dos resultados obtidos por estes autores em seus experimentos. Tendo em vista melhorar o processo de ensino e aprendizagem de frações e discorrer sobre contribuições para o ensino por meio de métodos que possibilitem o desenvolvimento deste processo de forma prática e lúdica, como a atividade usando o monocórdio que leva o aluno à medir a corda ver a relação das duas áreas, e atividades como bingo musical e dominó fracionário que leva o discente a efetuar operações matemáticas e relacionar as figuras musicais, numa perspectiva de proporcionar algo significativo e motivador aos alunos, usando a teoria matemática com prática musical. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Artigo |
author |
LIMA, Lucas Silva de |
title |
A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas |
title_short |
A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas |
title_full |
A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas |
title_fullStr |
A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas |
title_full_unstemmed |
A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas |
title_sort |
música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5783 |
_version_ |
1787155537210638336 |
score |
11.753735 |