/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres
O presente trabalho compreende-se na temática da Educação do Campo, a qual sua delimitação se deu no espaço do Assentamento João Batista II, localizado no município de Castanhal-Pa, onde se investigou sobre os protagonismos das mulheres nas conquistas educacionais do referido local, tendo em vista s...
Autor principal: | PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/588 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-588 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5882020-09-06T12:30:17Z Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Educação do campo Educação rural Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra Mulheres na educação MST Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho compreende-se na temática da Educação do Campo, a qual sua delimitação se deu no espaço do Assentamento João Batista II, localizado no município de Castanhal-Pa, onde se investigou sobre os protagonismos das mulheres nas conquistas educacionais do referido local, tendo em vista ser indispensável pesquisar sobre a realidade de mulheres que foram historicamente invisibilizadas, ressaltando suas vivências e conquistas tendo como finalidade obter novas aprendizagens. No estudo primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo esta a base teórica do estudo, onde auxiliou no decorrer da análise dos dados, estes que foram coletados através da observação e entrevista com as mulheres lideranças do assentamento. Os resultados apontam para o significativo papel desempenhado pela militância das mulheres na organização e concretização da escola Roberto Remigi, pois as mesmas participaram de forma efetiva nesta conquista. Cabe ressaltar a educação como um importante meio para o processo de emancipação dos sujeitos, visto que no decorrer da consolidação da educação no interior do assentamento, é necessário, destacar que as mulheres revelam seu protagonismo em todas as lutas históricas do MST, sobretudo no que tange a educação. 2018-07-25T17:20:10Z 2018-07-25T17:20:10Z 2017-10-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da. Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/588. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/588 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação do campo Educação rural Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra Mulheres na educação MST Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação do campo Educação rural Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra Mulheres na educação MST Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres |
topic_facet |
Educação do campo Educação rural Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra Mulheres na educação MST Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho compreende-se na temática da Educação do Campo, a qual sua delimitação se deu no espaço do Assentamento João Batista II, localizado no município de Castanhal-Pa, onde se investigou sobre os protagonismos das mulheres nas conquistas educacionais do referido local, tendo em vista ser indispensável pesquisar sobre a realidade de mulheres que foram historicamente invisibilizadas, ressaltando suas vivências e conquistas tendo como finalidade obter novas aprendizagens. No estudo primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo esta a base teórica do estudo, onde auxiliou no decorrer da análise dos dados, estes que foram coletados através da observação e entrevista com as mulheres lideranças do assentamento. Os resultados apontam para o significativo papel desempenhado pela militância das mulheres na organização e concretização da escola Roberto Remigi, pois as mesmas participaram de forma efetiva nesta conquista. Cabe ressaltar a educação como um importante meio para o processo de emancipação dos sujeitos, visto que no decorrer da consolidação da educação no interior do assentamento, é necessário, destacar que as mulheres revelam seu protagonismo em todas as lutas históricas do MST, sobretudo no que tange a educação. |
author_additional |
CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
author_additionalStr |
CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da |
title |
Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres |
title_short |
Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres |
title_full |
Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres |
title_fullStr |
Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres |
title_full_unstemmed |
Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres |
title_sort |
campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento joão batista ii sob a ótica das mulheres |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/588 |
_version_ |
1787154540857917440 |
score |
11.753735 |