Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA

In March 2020, a state of public calamity was declared in Brazil due to the increase in Covid-19 infections. As a result, there was a need to limit the circulation and gathering of people. Amidst this restrictive change, school activities were directly affected. The aim of this thesis was to analyze...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA FILHO, Lélio Barbosa da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5881
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5881
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-58812023-07-21T03:05:43Z Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA SILVA FILHO, Lélio Barbosa da LOPES, Siméia de Nazaré http://lattes.cnpq.br/8791203591623509 https://orcid.org/0009-0005-4933-1251 Ensino remoto Experiência docente Tecnologias digitais Pandemia Estudos Amazônicos Remote teaching Teaching experience Digital technologies Pandemic Amazonian Studies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL In March 2020, a state of public calamity was declared in Brazil due to the increase in Covid-19 infections. As a result, there was a need to limit the circulation and gathering of people. Amidst this restrictive change, school activities were directly affected. The aim of this thesis was to analyze the performance of teachers in the discipline of Amazonian Studies in the face of the suspension of in-person teaching activities caused by the pandemic in the municipality of Marituba, PA. This reality demanded the search for new pedagogical practices, leading those involved to adapt to new teaching models that addressed the social and structural demands of individuals within the school community. For this study, we intend to understand the various issues that emerged for the teachers, discuss the incorporation of technological resources in the design and implementation of pedagogical proposals and educational actions, and explore approaches that encompass local content, aiming to value regional characteristics and foster the construction of socio-cultural identity. Em março de 2020, foi decretado no Brasil, estado de calamidade pública devido ao aumento da contaminação pela Covid-19. Com isso, houve a necessidade de limitar a circulação e aglomeração de pessoas. Em meio a essa mudança restritiva, as atividades escolares passaram a ser diretamente afetadas. O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar a atuação de docentes da disciplina de Estudos Amazônicos frente a suspensão das atividades letivas presenciais causadas pela pandemia no município de Marituba, PA, realidade essa que demandou a busca por novas práticas pedagógicas, levando os envolvidos a adequar-se a novos modelos de ensino que atendessem às demandas sociais e estruturais dos indivíduos pertencentes ao espaço escolar. Para este estudo, pretende-se compreender as diferentes problemáticas que se apresentaram aos docentes, discutir como se deu a incorporação de recursos tecnológicos na elaboração e execução de propostas pedagógicas e ações educativas, e como buscou-se abordagens que contemplam conteúdos no âmbito local, objetivando a valorização da regionalidade e construção da identidade sociocultural. 2023-07-20T16:17:18Z 2023-07-20T16:17:18Z 2023-07-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA FILHO, Lélio Barbosa da. Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5881. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5881 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino remoto
Experiência docente
Tecnologias digitais
Pandemia
Estudos Amazônicos
Remote teaching
Teaching experience
Digital technologies
Pandemic
Amazonian Studies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
spellingShingle Ensino remoto
Experiência docente
Tecnologias digitais
Pandemia
Estudos Amazônicos
Remote teaching
Teaching experience
Digital technologies
Pandemic
Amazonian Studies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SILVA FILHO, Lélio Barbosa da
Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA
topic_facet Ensino remoto
Experiência docente
Tecnologias digitais
Pandemia
Estudos Amazônicos
Remote teaching
Teaching experience
Digital technologies
Pandemic
Amazonian Studies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
description In March 2020, a state of public calamity was declared in Brazil due to the increase in Covid-19 infections. As a result, there was a need to limit the circulation and gathering of people. Amidst this restrictive change, school activities were directly affected. The aim of this thesis was to analyze the performance of teachers in the discipline of Amazonian Studies in the face of the suspension of in-person teaching activities caused by the pandemic in the municipality of Marituba, PA. This reality demanded the search for new pedagogical practices, leading those involved to adapt to new teaching models that addressed the social and structural demands of individuals within the school community. For this study, we intend to understand the various issues that emerged for the teachers, discuss the incorporation of technological resources in the design and implementation of pedagogical proposals and educational actions, and explore approaches that encompass local content, aiming to value regional characteristics and foster the construction of socio-cultural identity.
author_additional LOPES, Siméia de Nazaré
author_additionalStr LOPES, Siméia de Nazaré
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA FILHO, Lélio Barbosa da
title Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA
title_short Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA
title_full Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA
title_fullStr Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA
title_full_unstemmed Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA
title_sort experiências docentes em tempos de pandemia de covid-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de marituba-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5881
_version_ 1787155553449934848
score 11.675608